sábado, 30 de novembro de 2019

VENDEDORES DE PRODUTOS PIRATAS DE BIKE TERÃO DE PAGAR MILHÕES À SPECIALIZED

Por Dan Roe, Bicycling US - Adaptado por Fernanda Rosa


Produtos piratas de bike podem ser encontrados em muitos sites, aqui e lá fora. E, mesmo lutando contra a pirataria, muitas marcas não conseguem acabar com as fraudes online.
Porém houve um avanço. Em junho deste ano, a norte-americana Specialized entrou com ação cível contra 43 vendedores anônimos de e-commerce que comercializavam produtos falsos com o logo da empresa. A maioria deles operava no AliExpress, gigante chinês do comércio eletrônico.
“Essas não são lojas de bicicletas ou negócios legítimos”, afirma Andrew Love, chefe do departamento de segurança e contra-pirataria da marca. “Tratam-se de falsificadores de comércio eletrônico, simples assim”, completou.
No mês passado, um tribunal do sul da Flórida expediu uma sentença em favor da Specialized. No documento, foi declarado que a empresa deve receber até US$ 1 milhão de cada vendedor por danos. De acordo com documentos judiciais obtidos pela Bicycling USA, a marca receberá no total algo em torno de US$ 43 milhões.
A decisão incluiu liminares que impedem os vendedores de continuar a comercializar mercadorias com o logo da Specialized, e ainda exige a transferência de nomes de domínio do vendedor para a fabricante de bikes. Além disso, obrigou processadores de pagamento e instituições financeiras como Paypal a passar os lucros dessas vendas para a Specialized.
Das 38 lojas do AliExpress e duas do Wish.com nomeadas no julgamento de outubro, 19 foram fechadas. Entretanto outras 19 permanecem abertas e operando normalmente.
Apesar da ordem de restrição temporária, os vendedores continuam a comercializar equipamentos falsos não autorizados da Specialized.
O mercado produtos piratas de bike prospera

Foto Divulgação

Você pode encontrar quase tudo em sites como o AliExpress (parte do grupo chinês de comércio eletrônico Alibaba Group), Wish.com e DHGate.
A maioria desses produtos não tem marca e possui um grau variável de semelhança com produtos fabricados por empresas legítimas de bicicletas.
Os vendedores envolvidos no processo da Specialized que ainda operam têm jerseys parecidas com modelos das marcas Santa Cruz, Liv e Mavic — só que vendidos por por apenas US$ 10. Também vendem componentes como capacetes e selins que se parecem com produtos Specialized, mas que não exibem o famoso logo “S.”
Por exemplo, este selim parece com o Romin Evo Comp Gel e carrega a marca Body Geometry da Specialized, um item de US$ 130. A imitação, por sua vez, custa apenas U$ 24 (foto).
Compare esta lanterna traseira de U$$ 9 com o modelo Flashback de US$ 20 da Specialized. Uma jersey Deceuninck Quick-Step original custa cerca de U$$ 130 lá fora, entretanto essa versão falsificada – que apresenta os principais logotipos do patrocinador, mas omite notavelmente o “S” Specialized – sai por apenas US$ 10 (foto).

Lanterna Original
Lanterna Fake
Jersey Original
Jersey Fake


Financeiramente, as vendas de produtos piratas prejudicam a Specialized e o restante da indústria de bicicletas, mas Andrew também observa o grave problema de segurança na compra de capacetes e bikes pirateadas.
Enquanto uma jersey falsa não consegue dissipar muito bem o suor, um capacete pirata pode não salvar uma vida. “Não podemos ser responsabilizados por falhas de capacetes e quadros de fibra de carbono que não produzimos”, disse um porta-voz da Specialized.
Em seu site a Specialized comparou um capacete original S-Works Evade com uma imitação. O produto pirata, que não possui uma estrutura interna para reforçar a espuma EPS, é esmagado com facilidade (foto).
O que pode ser feito sobre os produtos piratas de bike?
O julgamento de outubro não é o primeiro processo contra produtos pirata que a Specialized move. A empresa, que tem reputação de defender sua marca com unhas e dentes, processou 69 vendedores anônimos em 2018, acusando-os de falsificação e concorrência desleal.
Muitas vezes, os próprios vendedores são identificados apenas como contas Paypal ou números de loja AliExpress. Este último, por sua vez, tem cooperado com Specialized e com as autoridades norte-americanas no fechamento de perfis criminosos, diz Andrew.
Mas a maioria abre outra loja assim que tem uma fechada. Além disso, os vendedores podem usar redes sociais como o Facebook para promover suas vendas, e apenas concluem as transações no AliExpress ou DHGate. Dessa forma não precisam anunciar produtos falsificados.
Andrew diz que a Specialized trabalhou com a polícia chinesa para identificar um vendedor de quadros de fibra de carbono com a logo da marca. O suspeito estava administrando uma loja direta ao consumidor, uma abordagem mais arriscada, porém que gera margens maiores de lucro. E foi nessa falha que o pegaram.
Em seu estoque as autoridades descobriram lotes inteiros de quadros empilhados aguardando envio aos compradores. O responsável foi preso.
Cuidado com os compradores
A Specialized mantém uma página na web dedicada a ajudar os consumidores a identificar falsificações. A empresa orienta que você examine os produtos em busca de etiquetas mal impressas, materiais de aparência barata e preços bons demais para ser verdade, entre outras coisas.
Além disso, como regra geral, considere o local onde a empresa comercializa seus produtos. A maioria das marcas de ciclismo não é direta ao consumidor e não opera em mercados como o AliExpress.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Lançamento Trek 2020

 Trek Farley 5 - 2020 - Tamanho 17,5

A Farley 5 é a nossa bicicleta de melhor valor e a porta perfeita para a liberdade em todas as estações. Ela rola sobre a neve, areia, raízes e pedras com a estabilidade e tração de um monster truck em pneus largos de 27,5x4,5 pol. A transmissão Shimano 1x, o levíssimo quadro de alumínio e o garfo de carbono fazem dela uma ótima opção para quem quer pedalar uma mountain bike o ano todo, sem ligar para o clima.


Será a certa para você se...

É provável que você pedale o ano todo, mesmo quando está nevando, e queira uma bicicleta com pneus superdimensionados de fat bike que ofereçam uma extraordinária capacidade e tração por um grande valor.

A tecnologia que você obtém

Um levíssimo quadro de Alumínio Alpha Platinum com gancheiras Stranglehold, um garfo de carbono Bontrager Haru, uma transmissão Shimano Deore 1x10 de ampla faixa e rodas prontas para pneus sem câmara SUNringlé Mulefüt acopladas a pneus TLR extra-aderentes de 27,5x4,5 pol. Bontrager Gnarwhal.

A palavra final

As fat-bikes são ridiculamente divertidas. Elas são resistentes e estáveis, mas o melhor é que elas te levam para fora de casa por mais temporadas. Se está buscando uma alternativa divertida para pedalar pelas estradas ou treinar durante o inverno, você não vai encontrar uma bike melhor do que a Farley 5.

Por que você amará

  1. 1 - A Farley 5 é a bike perfeita para invadir a cena dos esportes de inverno sem estourar o orçamento
  2. 2 - É um modelo introdutório, mas totalmente capaz de enfrentar pedaladas diárias durante o inverno, corridas de fat bikes e até mesmo as trilhas de verão
  3. 3 - É uma máquina de liberdade para as quatro estações que permite que você pedale ao ar livre o ano todo
  4.  4 - Os pneus de 27,5x4,5 pol oferecem maior velocidade e tração do que suas concorrentes de 26 pol.

Nova bicicleta com motor escondido levanta questão do doping mecânico


A Specialized, empresa focada em ciclismo, lançou a Turbo Creo SL, sua linha de bicicletas de estrada com motor embutido. A novidade traz à tona a discussão do doping mecânico, que consiste no uso de motores escondidos em bikes para competições profissionais e que são detectáveis apenas com equipamentos de raio X.
O lançamento promete um produto leve, potente e com grande alcance. Entre os 4 modelos oferecidos, o mais barato custa R$ 69 mil, mas nenhum deles poderá ser usado em concursos.
É possível monitorar o nível de funcionamento do motor a partir de um aplicativo. Dessa forma, o ciclista pode controlar pelo celular a quantidade de energia utilizada e fazer ajustes no próprio veículo.

O motor conta com 128 km de autonomia e 64 km de extensor. (Fonte: Specialized/Divulgação)Apesar das especulações, o produto parece ser focado em lazer. De qualquer forma, a União Ciclística Internacional (UCI) continuará realizando fiscalizações em competições por todo o mundo.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Ciclista que desistiu de viagem de 25 mil km após esposa ameaçar divórcio chega em São Carlos

José Mário Rodrigues tinha objetivo de pedalar por 9 países da América Latina, mas desistiu no final de outubro ao saber que relação estava em risco. Ele decidiu vender a bicicleta.


 José Mário Rodrigues de Almeida e a esposa antes de sair de casa em São Carlos para viajar pela América do Sul — Foto: Arquivo pessoalJosé Mário Rodrigues de Almeida e a esposa antes de sair de casa em São Carlos para viajar pela América do Sul — Foto: Arquivo pessoal
O ciclista que saiu de São Carlos (SP) em setembro com a meta de pedalar 25 mil km durante um ano pela América Latina chegou em casa na última quinta-feira (14). José Mário Rodrigues de Almeida desistiu da meta no final de outubro para salvar o casamento, já que a esposa disse que pediria o divórcio: 'faço tudo por ela'. Ele disse ao G1 que vai vender a bicicleta.
De acordo com Almeida, a viagem de ida e volta totalizou 2,7 mil km durante mais de 60 dias. Ele conseguiu carona com um caminhoneiro até Corumbá (MS) e de lá contou com amigos que emprestaram dinheiro para que ele fosse de ônibus até São Paulo e, assim, retornou para São Carlos.

Casamento em risco

José Mário Rodrigues de Almeida saiu de bicicleta de São Carlos — Foto: Arquivo pessoalJosé Mário Rodrigues de Almeida saiu de bicicleta de São Carlos — Foto: Arquivo pessoal
O ciclista contou ao G1 que a mulher não apoiava a viagem, mas que respeitava a decisão, porém durante o trajeto ela disse que iria se separar caso ele continuasse a viagem.
Almeida estava na Bolívia quando usou o Facebook para anunciar que, após pedalar 2,4 mil km, iria desistir do objetivo de concluir o Desafio América do Sul.
"Acha que eu ia continuar? Jamais! Amo minha esposa, faço tudo por ela. Depois dos meus filhos , ela é a coisa mais importante que eu tenho", disse o ciclista.
O casal, que está junto há um ano e oito meses, está se acertando. "Tenho certeza que valeu a pena ter voltado para salvar meu casamento."
Almeida contou que se sentiu fracassado por desistir da meta, mas que, ao mesmo tempo, considera a decisão sábia. "Eu entendo ela, sei que o que estou passando serviu de exemplo para dar valor para minha esposa, meu país."
G1 não conseguiu contato com a esposa de Almeida.

'Experiência amarga'

Ciclista de São Carlos desistiu de viagem pela América do Sul para salvar casamento  — Foto: Arquivo PessoalCiclista de São Carlos desistiu de viagem pela América do Sul para salvar casamento — Foto: Arquivo Pessoal
O ciclista contou que saiu de São Carlos com R$ 700 e considerou a experiência 'horrível', pois em alguns países não havia água para tomar banho. Ele também relatou a situação de pobreza em alguns lugares na Argentina.
"Seis dias sem tomar banho por não ter água, coisa triste, [experiência] muito amarga. Alimentação também, às vezes tinha dinheiro, mas não tinha coisa para comprar na Argentina e quando tinha era comida sem nutrientes ou muito cara. Um ovo custava o equivalente a R$ 7."
Mesmo com a dificuldade para se alimentar e as temperaturas altas, o ciclista pedalava em média 100 km por dia. "Não vou pedalar mais assim, vou continuar pedalando, mas voltar no mesmo dia."
"Se eu ficasse do lado da minha mulher seria mais vantajoso do que ter feito isso, a lição ficou para nunca mais tentar tapar um problema arranjando outro. A lição é dar valor enquanto a gente tem."

Bicicleta à venda

O ciclista disse que a repercussão do caso foi boa e serviu de exemplo para outras pessoas entenderem que não é fácil sair do país.
Como está desempregado há seis meses, Almeida decidiu vender a bicicleta por R$ 1,3 mil. "Estou vendendo justamente pela repercussão, pois alguém pode ter interesse. Vou vender para ter algum retorno enquanto procuro um emprego."
Ciclista de São Carlos que desistiu de viagem pela América do Sul coloca bicicleta a venda — Foto: Arquivo PessoalCiclista de São Carlos que desistiu de viagem pela América do Sul coloca bicicleta a venda — Foto: Arquivo Pessoal
Por Brenda Bento*, G1 São Carlos e Araraquara
*Sob supervisão de Fernando Bertolini, do G1 São Carlos e Araraquara.

sábado, 5 de outubro de 2019

BRASIL PODERÁ SEDIAR ETAPAS DA COPA DO MUNDO DE MTB A PARTIR DE 2021

O Mountain Bike brasileiro poderá dar mais um passo importante no cenário internacional a partir de 2021 com a realização de grandes eventos do calendário internacional.
Na última semana, durante o congresso anual da UCI, realizado em Yorkshire, na Inglaterra, o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, Jose Luiz Vasconcellos, se reuniu com o presidente da União Ciclística Internacional (UCI), David Lappartient, para tratar de diversos assuntos, entre eles a apresentação oficial da candidatura do Brasil como sede de etapas da Copa do Mundo de MTB em 2021 e 2022.
“A reunião serviu para discutirmos a importância de aproveitar o bom momento que atravessa o MTB brasileiro com a realização de um evento dessa magnitude. A solicitação foi vista com bons olhos pela UCI, agora é aguardar os próximos passos”, destacou Vasconcellos.

NUTRIÇÃO – A IMPORTÂNCIA DA PROTEÍNA NO CICLISMO

As proteínas sempre estiveram em evidencia nas salas de musculação, mas além da sua participação no processo de hipertrofia, enxergamos no ciclismo a sua importância no fornecimento de energia, produção hormonal e enzimática, fortalecimento do sistema imunológico, formação de estruturas do corpo (músculos, órgãos, ossos, ligamentos, tendões e pele), equilíbrio ácido-basico e função transportadora.
Esse nutriente está em constante reciclagem e as mudanças que ocorrem na massa muscular, vão refletir na porcentagem de síntese e degradação proteica. Se a ingestão de aminoácidos livres estiver adequada, a síntese é ativada. No entanto, a medida que essa disponibilidade cai, o catabolismo (quebra) muscular acontece. Isso justifica o porquê distribuir proteínas com qualidade ao longo do dia. Essas proteínas devem oferecer aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina, valina, histidina, fenilalanina, metionina, treonina e triptofano) e os condicionalmente essenciais (glutamina, arginina, prolina, glicina, tirosina e cisteína). Alguns alimentos como aves, carne bovina magra, peixe e ovos, atendem todas as nossas necessidades quando o assunto é qualidade proteica.
A dificuldade em atingir as necessidades proteicas, pode vir pelo hábito que a maior parte da população tem, em não incluir proteínas em lanches intermediários ou pela falta de tempo para preparar essa fonte. Nesse caso, shakes proteicos (albumina, caseína e whey protein) ou barras de proteína, podem ajudar a distribuir melhor esse nutriente.
Há alguns anos, a proteína em esportes de resistência não era muito valorizada. Era destacada a importância do consumo de carboidratos e atuação da proteína associada a um carboidrato no momento do pós-treino.
Como acabamos de ver, o cuidado deve existir em todas as refeições, pois uma refeição pode não compensar o déficit desse nutriente.
Existe muita discussão sobre como encontrar a quantidade correta para ingestão de proteínas. No ciclismo por exemplo, podemos ver que alguns autores destacam 1,7 a 2g/kg de peso.
Resumindo, deve-se considerar intensidade, variação de estímulos, recuperação do treinamento e necessidade calórica para encontrar a quantidade de ingestão perfeita.
 
 
Colaborador : Vitor Nunes (Nutricionista Esportivo – CRN:32693)
Pós graduado em: Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva – UNICAMP

SHIMANO FEST 2019 – CALOI APRESENTA NOVIDADES EM SUA LINHA DE BICICLETAS


Caloi Aspen Way 1
A Caloi Aspen Way é uma bicicleta de alta performance que chegou para reviver o modelo Aspen lançado em 1989. O grafismo com cor neon remete ao passado, mas as semelhanças param por aí. Com quadro de carbono, a Aspen Way 1 tem suspensão frontal Fox Factory de 100mm e Grupo Sram XX1 Eagle AXS com transmissão eletrônica wireless, diferenciais que proporcionam ao ciclista um pedalar mais seguro e leve para encarar todos os tipos de trilhas. Além disso, o modelo é equipado ainda com Pneus Maxxis Ikon 29×2.2, freios Sram Level Ultimate e Cassete Sram 12v, componentes que a tornam uma verdadeira máquina. Não poderia faltar o selim Fabric Scoop Flat com trilhos  de carbono. O preço sugerido é R$ 29.999,00.

ALGUMAS “FRESCURAS” DOS CICLISTAS


Este texto é direcionado às ciclistas que estão em fase de transição, saindo do ciclismo recreativo e entrando no ciclismo de performance. As dúvidas são muitas. A ciclista que está na transição não entende a razão de muitas das “frescuras” das ciclistas de performance, e estas, por sua vez, percebem de longe se a ciclista é iniciante ou não.
Nas aulas da LuluFive orientamos muito às ciclistas em relação à vestimenta, capacete, bicicleta, entre outros temas que geram muitas dúvidas entre elas. Partindo daí,escrevi este texto com informações e dicas sobre como se iniciar no ciclismo de performance e facilitar a sua adaptação.

DEPILAR OU NÃO DEPILAR?

Esse assunto é muito polêmico, especialmente para os homens. Muitos não entendem a razão e acham que depilar é coisa de “metrossexual”. Uma das razões da depilação é facilitar a limpeza dos ralados caso haja uma queda. Outro motivo é ajudar na hora de fazer massagem. Pernas com muitos pelos não espalham bem o óleo ou creme de massagem, e isso dificulta a vida do fisioterapeuta ou massagista. Com relação à performance, não existe nenhum tipo de comprovação de que depilar as pernas ajuda no desempenho.

ROUPAS ÍNTIMAS X BRETELLE OU BERMUDA DE CICLISMO

Meninas… NÃO use roupa íntima por baixo do bretelle ou bermuda de ciclismo. Primeiro porque esteticamente não é bonito porque a roupa íntima marca o bretelle. Mas o principal motivo é o conforto. Não dá para pedalar horas e horas com o elástico de uma roupa íntima em atrito direto com a pele. Vai machucar!

Uso Correto Do Capacete

O capacete foi criado para proteger toda a cabeça, inclusive a testa. Não esqueça que a testa faz parte da cabeça. Portanto, ajuste o capacete de modo que ele fique reto na cabeça! Nem acima da testa, nem muito para baixo. Além disso, é legal experimentar o capacete antes de comprar, para saber se ele está do tamanho correto da sua cabeça. E muito importante: não apertem demasiadamente o ajuste atrás do capacete, pois enquanto se pedala é natural sua cabeça dar uma inchada e, se estiver muito apertado, vai marcar a sua testa e dificultar a circulação de sangue no local.
Uso de mochilas, “camelback”, pochetes e similares
Gente… Estamos falando de ciclismo de performance, certo? Isso quer dizer que você vai pedalar por três, quatro horas, numa velocidade moderada. Para isso servem as camisas de ciclismo com bolsos. Para você colocar câmaras, alimentos, documentos, suplementos, sem carregar peso demasiado nas costas e sobrecarregar sua coluna. Quanto mais livre e leve você estiver, melhor será seu desempenho, e sua cervical agradece. Se for caso, use aquelas bolsinhas pequenas que podem ser presas no canote da bicicleta para colocar ferramentas, câmaras, entre outros itens básicos.
Tamanho da camisa de ciclismo
A camisa de ciclismo deve ficar justa ao corpo, por duas razões principais. A primeira é diminuir o atrito do vento. Uma camisa muito larga forma uma espécie de “paraquedas” que acaba prejudicando a performance em alta velocidade. Outra razão é que, quando você encher os bolsos com alimentos, documentos etc., a camisa larga irá pesar a ponto de parar no meio dos glúteos. Além de ser estaticamente feio, vai te atrapalhar na hora de pegar qualquer coisa do bolso — sem contar que você pode perder muitas coisas no caminho.
Existe um glamour no ciclismo de performance, sim, mas também, algumas “frescuras” tem uma explicação.
Texto: Gisele Gasparotto

quarta-feira, 22 de março de 2017

Como aumentar o fôlego no pedal


Quando se fala em desempenho no ciclismo, logo se pensa em aperfeiçoar a técnica de pedalada, melhorar a resistência na subida, treinar a cadência, entre outros fatores que influenciam diretamente a performance. Mas poucos ciclistas se preocupam com um detalhe que pode fazer uma grande diferença: a respiração! Aumentar o fôlego no pedal é fundamental.
Respirar de forma inadequada faz com que o aporte de oxigênio seja insuficiente para o bom funcionamento do organismo durante o esforço no pedal. Quando isso ocorre, há prejuízo do desempenho, visto que as células utilizam o oxigênio para produzir energia e realizar a contração muscular.
Não há uma técnica propriamente dita sobre como respirar corretamente, mas existem dicas que podem ajudar a melhorar o aproveitamento do oxigênio e ganhar fôlego no pedal, conforme explica Ricardo Hirsch, treinador e diretor técnico da Personal Life Assessoria Esportiva.

Ritmo e volume
O ciclo da respiração começa ao inspirarmos oxigênio e termina ao exalarmos gás carbônico. Quando ele não é completo, o gás carbônico fica retido e se torna prejudicial ao metabolismo. Por isso, a respiração deve ser ritmada e não acelerar demais a ponto de ficar ofegante e não conseguir esvaziar os pulmões como deveria. Se ficar ofegante, controle a respiração e ajuste a cadência de pedaladas. Isso ajudará a manter os batimentos cardíacos mais estáveis e encontrar o volume
de ar ideal para o seu ritmo.
Respirar pela boca ou pelo nariz?
A respiração pelo nariz é a mais recomendada, pois ele funciona como filtro de impurezas, além de aquecer e umidificar o ar que entra no organismo. A quantidade de oxigênio aspirada pelo nariz, no entanto, pode não ser suficiente dependendo da intensidade do pedal, o que torna necessária a respiração pela boca. Assim, essa decisão se torna muito particular, de acordo com a forma mais confortável para cada um. A única recomendação é expirar mais ar do que foi inspirado, pois o acúmulo no pulmão pode causar desconforto. Tente cadenciar a respiração, inspirando uma vez e expirando duas.
Postura na bike
Ao pedalar sentado na bike, quanto mais à frente estiver o tronco, menor será a amplitude de movimento dos músculos envolvidos na respiração (abdominais, diafragma e intercostais). Em alguns casos, a projeção excessiva à frente pode inclusive comprimir as vias aéreas, dificultando o fluxo de ar. Outro fator que também pode comprometer a respiração é utilizar um guidão muito pequeno, cuja largura seja inferior à distância entre os ombros, o que causa a compressão da caixa torácica. Para sanar esses problemas, somente um bom bike fit.
Escrita por Daniel Balsa