Frio, faltar ao treino, preguiça, consumo de alimentos gordurosos e alguns quilinhos a mais. Não são poucas as pessoas que já vivenciaram esta situação e para amenizar os danos recorrem a velha “lei da compensação” se exercitando mais, mais, mais e mais, mesmo sem estarem preparados para tal sobrecarga. Não existe mágica e o nosso organismo não trabalha como uma simples balança, ou seja, para compensar o aumento das calorias ingeridas e a redução da atividade física basta se exercitar até que o gasto calórico seja maior e o atleta volte a perder o excesso de peso. Infelizmente não é tão simples assim. Aliás, não é o correto, e para que este procedimento se torne efetivo deve ter um bom acompanhamento nutricional e na prescrição dos exercícios.
Um estudo realizado na Universidade Laval, em Quebec, por Tremblay e colaboradores em 1994 mostrou que a atividade física contínua e de baixa intensidade pode ser mais efetiva para o aumento do gasto calórico quando comparado aos exercícios de maior intensidade (15-90 segundos 60-70% da potencia máxima). No entanto, os participantes do estudo que se exercitaram com maior intensidade tiveram maior redução das medidas de dobras cutâneas em relação ao gasto calórico. Este é um exemplo de que nem sempre a estratégia da balança, da compensação e de somente aumentar o gasto calórico é a mais adequada. Por isso a primeira pergunta é: qual é o objetivo e quais são as metas? Segundo: Qual é o ponto de partida?
Tudo isso sem fazer referencia ao desempenho físico, pois se somarmos a questão da evolução no treinamento, com certeza, o atleta não poderá apenas contar calorias e estar atento à redução de medidas. Complexo? Sim!
Enfim, deixe de acreditar apenas nos milagres da vida moderna e no marketing desenfreado da indústria de produtos e serviços. É obvio que buscamos maior efetividade em nossas ações, porém cada vez mais deixamos de exercitar a nossa paciência e passamos a acreditar que tudo pode ser compensado e realizado a qualquer momento. As coisas tem tempo para acontecer e o maior respeito ao seu organismo é obedecer este conceito. Engordou? Esta com alguns quilinhos extras? Paciência, esqueça a lei da compensação, atitude, busque auxílio e respeite as fases, pois desta forma você conseguirá êxito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário