Durante seus 806 km, Tour do Rio passará por cinco cidades e proporcionará diferentes – porém sempre belos – cenários aos competidores
A terceira edição do Tour do Rio vai percorrer 806 quilômetros e terá chegadas em cinco cidades. A largada será às 10h15 do dia 29 de agosto na Praça do Ó, na Barra da Tijuca. A chegada final será no dia 2 de setembro na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
A competição, que ganhou o status de mais importante prova de ciclismo por etapas realizada no Brasil, terá dez equipes brasileiras e nove estrangeiras. O percurso, bem variado, vai passar em diversas regiões do Estado, com trechos que margeiam praias, cruzam montanhas como o famoso Pico Dedo de Deus, além dos belos cenários do Parque Nacional da Tijuca.
PROGRAMAÇÃO
29/08 – Barra da Tijuca – Praia do Anil, Angra dos Reis – 145,8km
30/08 – Volta Redonda – Três Rios – 165.7km
31/08 – Três Rios – Teresópolis – 120km
01/09 – Tesópolis – Rio das Ostras – 193km
02/09 – Rio das Ostras – Quinta da Boa Vista – 184km
29/08 – Barra da Tijuca – Praia do Anil, Angra dos Reis – 145,8km
30/08 – Volta Redonda – Três Rios – 165.7km
31/08 – Três Rios – Teresópolis – 120km
01/09 – Tesópolis – Rio das Ostras – 193km
02/09 – Rio das Ostras – Quinta da Boa Vista – 184km
TODO TERRENO
A primeira etapa será praticamente toda à beira-mar e o pelotão vai passar por Itaguaí e Mangaratiba até chegar ao destino final em Angra dos Reis. Após um deslocamento neutro, os ciclistas irão para Volta Redonda, de onde partem, no dia 30 de agosto, para o início da segunda etapa. Esta perna do Tour percorrerá, além da “Cidade do Aço”, Valença, Levy Gasparian e Três Rios, num trajeto de belas montanhas e muita história pela presença daquele que já foi chamado Vale do Café.
Na terceira etapa, no dia 31 de agosto, será a vez dos escaladores mostrarem sua força. O roteiro Três Rios-Itaipava-Petrópolis-Teresópolis será o mais íngreme de toda a competição, com destaque para uma escalada de 1.500 metros, em Itaipava.
Na etapa seguinte, a prova passará por Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Casemiro de Abreu e Rio das Ostras e contará com subidas e descidas com uma variação de altitude de mais de 6 mil metros entre subidas e descidas.
Na quinta e última etapa, no dia 2 de setembro, o sobe-e-desce dá lugar a um terreno plano que favorece os sprintistas. A largada será em Rio das Ostras, passa por São Pedro da Aldeia, Rio Bonito e cruza a ponte Rio-Niterói para terminar na Quinta da Boa Vista, ponto final dos 806 quilômetros da competição.
DESTAQUES
Em 2011, os colombianos da equipe EPM-Une mostraram o seu favoritismo e não deram chance para os adversários e conquistaram os títulos de equipe e geral, com Juan Suarez. A equipe ainda emplacou quatro entre os seis melhores da geral.
A edição de 2012 promete ser histórica: além das duas equipes já citadas, estarão presentes também os norte-americanos da equipe Type One, composta por atletas portadores de diabetes, e Jamis Sutter Home Pro Cylcing; a alemã Bike Aid; o time africano Ruanda Cycling Team; a equatoriana Ecuador Cycling Team; a italiana Petroli Firenze, a chilena USM- Skechers e a espanhola KTM-Murcia.
As equipes que irão representar o Brasil serão: FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike – RJ, Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba – SP, Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos – SP, São Lucas Saude/Giant/Ciclo Ravena/Americana – SP, GRCE Memorial/Prefeitura de Santos – SP, Velo/Seme Rio Claro – SP, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto – SP, São Caetano do Sul/Vzan/DKS Bike/Maxxis/Ca – SP, Sportix/Assis/Amea, e Clube DataRo de Ciclismo/Foz do Iguaçu – PR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário