Está
cada vez mais perto da 26ª edição do maior rally de regularidade da
América Latina, o Piocerá 2013, e mais uma modalidade já está com seu
percurso levantado e tinindo para deixar qualquer atleta, literalmente,
sem fôlego. Trata-se da prova de bike, que este ano será o que podemos
chamar de Mountain Bike, pois a prova será quase toda em cimas das
montanhas, mas com a diferença de que se trata de uma rally. A equipe
chefiada pelo diretor de prova Zenardo Maia auxiliado pelos comissários
Marcio Braz e Alberto Luiz e apoio técnico de João C.S Maia a equipe
partiu em busca das trilhas radicais do rali.
A
primeira etapa acontecerá entre Teresina/PI e Campo Maior/PI, serão 110
km no total e uma especial (trecho cronometrado) de 98km. A etapa
começa com um trecho de médias altas entre Teresina e Altos/PI, a trilha
tem um tipo de solo firme e sem trechos de areia. No segundo trecho
da prova, entre Altos e Campo Maior, a trilha fica mais técnica exigindo
do atleta mais atenção na navegação e habilidade em trilhas mais
acidentadas, o grande momento do dia será, sem dúvida, a passagem pelo
“Vale dos Dinossauros”, região próxima de Campo Maior que vai exigir
mais dos atletas por ser uma região inóspita e de muita navegação. A
distância da etapa aliada ao sol forte faz desse dia uma etapa dura,
sendo a mais quente de todas. “Como se diz por aqui, “a primeira etapa
separa os homens dos meninos” daí para frente é dosar o pedal”, brinca
Zenardo. Ao terminar a etapa os atletas e suas equipes seguem em
deslocamento por 230km até a cidade de pernoite em Ubajara/CE. Na mesma
noite em Ubajara acontecerá o briefing para a 2ª etapa.
A
segunda etapa, em Ubajara/CE será a mais veloz de todas, o terreno
firme e sem trechos de areia, nem trechos acidentados e clima mais ameno
vai dar a chance dos atletas “socar a bota”, como se diz na gíria
popular. A região de Ubajara está localizada na Serra da Ibiapaba a uma
altitude media de 850m. Um circuito de 80 km com largada e chegada no
mesmo local foi preparada pela equipe. “Cruzaremos inúmeras propriedades
rurais todas elas muito produtivas, a região é um celeiro de frutas,
legumes e cereais”, conta o diretor de prova. A serra da Ibiapaba é a
maior APA (Área de Proteção Ambiental) do Nordeste brasileiro e abriga o
Parque Nacional de Ubajara, uma visita imperdível. Ao finalizar a 2ª
etapa os atletas e suas equipes seguem em deslocamento por 350 km até a
cidade de pernoite, Guaramiranga/CE.
A
terceira etapa deve ser a que exigirá mais técnica dos
atletas. Encravada no meio do Maciço do Baturité, uma cadeia de
montanhas que abriga várias cidades próximas uma das outras, a cidade de
Guaramiranga é um encanto, cidade de clima ameno cercada de muito verde
e um povo muito hospitaleiro. “A etapa se dará em forma de circuito
assim como em Ubajara, mas com uma grande diferença, em Guaramiranga
será uma escalada após a outra, ou seja, a mais difícil e mais técnica
de todas as etapas, os desníveis são grandes e as subidas muito
íngremes”, afirma Zenardo Maia. A região é repleta de serras e um visual
que impressiona. O circuito em Guaramiranga terá 55 km, passando por
muitas fazendas e pequenos povoados, entre elas a Fazenda São Luis, que
possui um cassarão em sua sede de 216 anos. Ao finalizar a 3ª etapa os
atletas e suas equipes pernoitam mais uma vez na cidade. A largada para
4ª etapa acontece a 7 km de Guaramiranga na cidade de Pacotí/CE.
Na
última etapa os bikers não terão refresco, pois esta será a mais longa
de todas, com 115 km até a chegada em Fortaleza. Os primeiros 30 km
serão descendendo a Serra do Baturité. Nesse trecho, Zenardo pede
atenção, pois a velocidade na decida pode ultrapassar os 80 km por hora,
considerando que os atletas estarão em cima de uma bike, essa
velocidade pode ser perigosa. Ao fim da decida começa o trecho de
sertão, mais uma vez as temperaturas se tornam altas exigindo do atleta
uma boa hidratação. Uma boa dose de estratégia vai ajudar os atletas a
chegarem em Fortaleza. “A competição desse ano está mais completa, pois
mostra diferentes tipos de regiões, clima e terrenos bem variados. Só
lembrando o Piocerá é um Rally de Bike com regras próprias para a
modalidade. É também o único Rally Off-Road do mundo a permitir o uso de
bicicletas como veículos de competição. Uma coisa é certa, uma pessoa
que pedala quase 400 km enfrentando sol, chuva, ventos, subidas,
descidas, serras , riachos, calçamento, asfalto e muita trilha, uma
pessoa assim eu só tenho um nome para dar: campeão”, completa Zenardo
Maia.
As
inscrições para todas as modalidades estão abertas no
site: www.cerapio.com.br/piocera2013. Patrocínio: Ipiranga e Governo do
Ceará; Co-patrocínio: TAC Motors e Governo do Piauí; Apoio: Houston
Bike; Parceria especial: TV Clube, emissora afiliada a Rede Globo,
Revista da Moto, Revista Speedway; Supervisão: Federações de
Motociclismo do Piauí e Ceará- FMP/FCA e Confederação Brasileira de
Motociclismo – CBM, Federação Cearense de Automobilismo – FCA,
Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA e Federações de Ciclismo
do Piauí e Ceará- FCiclopi e FCC, filiadas a Confederação Brasileira de
Ciclismo- CBC; Realização - Radical Produções; Agencia de turismo:
Lystur; Colaboração: PagContas.
Resumo
1ª Etapa: A etapa mais quente de todas. 110 km
2ª etapa: A etapa mais veloz de todas. 80 km
3ª Etapa: A etapa mais técnica de todas. 55 km
4ª Etapa: A etapa mais longa de todas. 115 km
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