Gabriel Vargas/Especial para o Bikemagazine
Fotos de divulgação
Com cinco anos no mercado de sistemas para e-bikes, a Shimano deu um novo passo na evolução de seus produtos com o lançamento do novo Steps EP8. A novidade é formada por hardware e software, ou seja, novo motor, novos componentes, novo software e atualizações nos aplicativos de configuração e interação com o usuário.
O EP8 é voltado para ampla gama de aplicações, desde o uso urbano e treking até trilhas pesadas no mountain bike extremo, e torna-se a opção topo de linha da Shimano.
Em relação ao motor anterior, Steps E7000, o novo EP8 é mais potente, com torque de 85 Nm (contra 70 do E7000) e também é 300 gramas mais leve, com 2,6 kg. O menor peso foi alcançado graças à nova carcaça de magnésio, que também ajuda a dissipar melhor o calor e permite melhor manutenção da potência em subidas longas.
O novo motor também tem design mais integrado e limpo, com 10% menos volume em seu corpo e com maior vão livre em relação ao solo, se comparado ao anterior E7000. Também é um pouco mais silencioso (2 decibéis, segundo a Shimano) e o sistema pode ser ligado mesmo com a bike já em movimento – antes era necessário parar a bike caso o sistema estivesse desativado.
Um avanço significativo divulgado pela Shimano é a capacidade de entregar mais potência com a mesma autonomia. O arrastado do sistema desligado foi reduzido em 36%, alcançado por meio de um melhor revestimento da superfície das engrenagens e da vedação. Isso, além de tornar a pedalada mais leve e natural mesmo com o motor inativo, também contribui significativamente para a autonomia.
Há também mudanças nos cabos de conexões, no algoritmo de funcionamento do sistema e nos aplicativos E-tube Project e E-tube Ride, utilizados para configurar todas as opções e acertos do funcionamento do motor, que pode ser amplamente personalizado. Os novos apps estarão disponíveis a partir de 1 de setembro.
Assim, a Shimano volta a estar alinhada com alguns de seus principais concorrentes no segmento de sistemas de alto nível para e-bikes, como Fazua, Bosch e Specialized, que já possuem motores mais compactos, leves e de funcionamento mais refinado.
O novo EP8 utiliza o mesmo padrão de furação dos motores anteriores e, segundo informações, em breve veremos alguns dos principais fabricantes nacionais mostrando novas bikes já equipadas com o sistema.
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