sábado, 10 de dezembro de 2011

Programa distribui bicicletas a população carente

         O objetivo é a doação de mil bicicletas em 24 meses. O valor da doação varia entre R$ 286 (uma bike) a R$ 22.880 (80 bikes).

Projeto Bicicleta AmigaO projeto Bicicleta Amiga tem como objetivo conseguir bicicletas que serão utilizadas por crianças e famílias da zona rural e que não têm acesso ao transporte.
O Bicicleta Amiga é uma iniciativa de empresários do setor ciclístico. No início, o programa pretende atender a região de São José dos Campos, no interior paulista.
O objetivo é a doação de mil bicicletas em 24 meses. O valor da doação varia entre R$ 286 (uma bike) a R$ 22.880 (80 bikes).
Saiba mais no site www.bicicletaamiga.com.br

Bulgarelli é o novo reforço do ciclismo de Pinda

O ciclista Otávio Didier Bulgarelli, 27 anos, é o novo reforço da equipe de Pindamonhangaba para a próxima temporada.

Foto de divulgação
Otávio Bulgarelli
          Após duas temporadas na Itália, o ciclista Otávio Bulgarelli está de volta ao Brasil. O mineiro que reside em Campinas desde a infância, assinou contrato com a equipe de Pindamonhangaba no dia 28 de novembro.
“Estou chegando para somar a equipe. Confio no trabalho do técnico Kid e espero contribuir para que Pindamonhangaba conquiste ainda mais resultados positivos em 2012”, disse o atleta de 27 anos.
A primeira competição oficial por Pindamonhangaba será a Copa América de Ciclismo, no primeiro domingo de janeiro de 2012.
Bulgarelli já representou o Brasil em diversas competições como nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de 2007 e no Mundial de ciclismo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

passeio  da Unimed Mossoró - RN


INFORMAÇÕES:



Passeio: VI Passeio Ciclístico da Unimed Mossoró - RN
Tema: A saúde é o nosso bem mais valioso e deve ser prioridade.
Local de Saída: Sede da Unimed Mossoró (Av, Rio Branco).
Quando: 10 de Dezembro (Sábado)
Hora de Saída: 15 horas e 30 minutos
Distância: 16km

Percurso: Segue pela av. Rio Branco, à direita na João Marcelino, a esquerda na Av. Antonio Vieira de Sá, segue pela Av. João da Escóssia, à direita na Rua Juvenal Lamartine e segue pela Av. Rio Branco. PARADA na praça dos Esportes. Segue na Av. Rio Branco, à esquerda na Av. Coelho Neto em seguida pela Rua Dona Mariinha Mendes, segue pela Rua Alfredo Ananias, à esquerda pela BR-110, à esquerda pela Av. Presidente Dutra, à direita pela Praça Getúlio Vargas, segue pela Rua Jerônimo Rosado, à esquerda pela Av. Dix-neuf Rosado à direita na Rua Marechal Deodoro, à esquerda pela Rua Delfim Moreira e à esquerda na Av. Rio Branco (Ferro de Engomar). Encerramento na Praça dos Esportes com alongamento, distribuição de água mineral para os participantes e o sorteio de uma BICICLETA IMPORTADA e outros Brindes.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

juremal

O destino da pedalada de hoje será para Juremal, .


Destino: _______Juremal.
Distancia: _____ 50 km.
Saída as: ______ 19:00Hs.
Nível: _________Iniciante/Intermediário.
Data: _________ 08/12/2011quinta-feira.
Concentração: _ Praça do Rotary.
Chegada as: ___ 22:00hs a 22:30Hs.

  Levar para esse passeio:

ü  Capacete. (Obrigatório).
ü  Luvas. (Essenciais).
ü  Óculos de Proteção. (Obrigatório)
ü  Tênis ou Sapatilhas. (Obrigatório).
ü  Manguitos e Pernitos (Opcionais).
ü  Blusa e Bermuda ou Calça Ciclista. (Essenciais).
ü  Farol Dianteiro e Luz Traseira. (Obrigatório).
ü  Pneus p/ Asfalto de Preferência Finos e Bem Calibrados, confira a no seu pneu a calibragem máxima de PSI, caso não saiba coloque no máximo 50 PSI. (Opcional).
ü  Kit p/ Remendo e Câmara de Ar Reserva. (Obrigatório)
ü  Fazer Alongamento. (Essencial).
ü  A Bike Bem Regulada. (Principal).
ü  Mochila de Hidratação ou Garrafa de Água.
ü  Alimentos como: Barras de Cereais e Frutas.

O tamanho correto do quadro

Bicicleta é igual sapato, tem que comprar o quadro com o número certo. Assim como é desaconselhável correr uma maratona com um tênis dois números menores ou maiores, da mesma forma o ciclista deve escolher o tamanho do quadro de sua bike com perfeição.
 
O perfeito ajuste do ciclista à bicicleta é fundamental para o bom desempenho do conjunto homem-bicicleta. Ambos devem estar perfeitamente adaptados para uma pedalada saudável e prazerosa. A principal medida a ser escolhida é a do tamanho do quadro.
Bicicleta é igual sapato, tem que comprar o quadro com o número certo. Assim como é desaconselhável correr uma maratona com um tênis dois números menores ou maiores, da mesma forma o ciclista deve escolher o tamanho do quadro de sua bike com perfeição.
A altura do cavalo é a distância das solas dos pés até a região que vai apoiada no selim
O que determina o tamanho do quadro ideal para um ciclista é a altura de seu cavalo (veja foto). A estatura de um ciclista não é o determinante na escolha do quadro, visto que o comprimento das pernas varia de um ciclista para outro.
E como sabemos o tamanho de um quadro? Alguns quadro trazem  seu tamanho marcado em um adesivo fixado no tubo vertical, mas caso não haja marcação, é fácil descobrir: nas speed basta medir com uma fita métrica o tamanho do tubo vertical desde o centro do eixo do movimento central até o centro da intersecção do tubo vertical com o horizontal. É o que se chama de medida C/C (centro ao centro).
Nas mountain bikes, o procedimento é o mesmo com a diferença que medimos desde o centro do eixo do movimento central até o topo externo do tubo horizontal.
BIKES DE ESTRADA
Existem várias fórmulas e métodos para se determinar o tamanho do quadro de uma bike de estrada. Entretanto, a mais aceita na atualidade é a fórmula desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que consiste no tamanho do cavalo x 0,65 cm.
Quando mede seu cavalo?
Para encontrar essa medida, fique descalço, com as pernas ligeiramente afastadas, e vista sua bermuda de ciclista. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo na parede e meça a altura com uma fita métrica.
O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o ciclista. Ex.: Um ciclista que tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 X 0,65 = ~54.
No Brasil é raro encontrar quadros com numeração ímpar e o jeito é adquirir um tamanho de quadro aproximado. Arredonde esse valor para menor para uma bike mais ágil e esperta, arredonde-o para maior e você terá uma bike mais confortável e estável, boa para os cicloturistas.
Tente primeiro um quadro menor, se após fixar a altura do selim, o canote ficar muito exposto, é melhor então adquirir o quadro imediatamente maior.
A ilustração acima é apenas um guia básico. O correto é fazer as medições e os cálculos descritos na matéria
DICAS
Se estiver em dúvida quanto ao tamanho, rode na bike de algum amigo que tenha o quadro do tamanho que você pretende adquirir. Quadros menores são mais ágeis e leves. Quadros maiores são mais estáveis e confortáveis em pavimentos imperfeitos.
Normalmente cita-se primeiro a medida do tubo vertical e depois a do tubo horizontal, exemplo, 54 x 55 cm. Quando vemos apenas uma medida descrita, entende-se como sendo os dois tubos do mesmo tamanho (nesse caso, chamado de quadro quadrado).
Para medir o tamanho de um quadro sloping – aqueles com o tubo horizontal inclinado para trás, como por exemplo nas Giant TCR – despreze a sua inclinação. Tire a medida com a fita métrica paralela ao chão.
A altura é o mais importante no quadro. O comprimento pode ser ajustado trocando-se a mesa. O mercado oferece opções de mesa que vão dos 7 aos 14 cm, com incrementos de 0,5 em 0,5 cm.
Atenção: alguns canotes de selim têm marcações que indicam o limite de regulagem. Não ultrapasse os limites! Se na sua bike esses limites ficarem expostos é sinal evidente que a bike está pequena para você.
MOUNTAIN BIKES
Nas mountain bikes, o tamanho do quadro é expresso geralmente em polegadas (já que a modalidade nasceu nos Estados Unidos) e além disso, os quadros de mountain bikes devem ser menores que os de speed para terem mais agilidade nas trilhas.
O que fazer então? Existe uma regrinha norte-americana que ensina o seguinte: Encontro a altura do seu cavalo, transforme em polegadas e então subtraia 14. Pronto! O resultado é o tamanho do quadro para mountain bike.
Exemplo: 83cm : 2,54 = 32,67 polegadas. Subtraindo 14 de 32,67 temos o valor 18,67 polegadas. O quadro a ser escolhido, seria então um de 18.5.
NOVA NUMERAÇÃO
Atualmente, muitas marcas utilizam a numeração S, M, L, XL (como em roupas) em vez da numeração em polegadas ou centímetros. A primeira speed a adotar este sistema foi a taiwanesa Giant, depois outras adotaram o método, entre elas as mountain bikes da Scott.
A tendência é que cada vez mais os quadros se tornem menores e o canote de selim e a mesa se torne mais comprida, diminuindo assim o tamanho do quadro e conseqüentemente o peso do conjunto.
No Brasil, a maioria das bicicletas são produzidas no tamanho intermediário (17 ou 18) para satisfazer à maioria da estatura de nossa população. Certifique-se do tamanho que você necessita para não comprar um quadro que não é adequado a você. Previna-se também contra maus vendedores que se preocupam em empurrar peças que ele tem em estoque. Pesquise em pelo menos três lugares diferentes antes de fechar negócio. Se em sua cidade você só tem uma loja de bicicletas, viaje para uma cidade pouco maior e continue a pesquisa.
Lembre-se: o quadro é o componente principal de uma bike e na maioria das vezes, o mais caro também. Escolha bem para não ter que trocar depois!
Última dica: Se você procura uma boa bicicleta, que se adapte bem ao seu corpo, evite comprá-la em supermercados. Bicicletas devem se adquiridas em lojas especializada, que tenham um pessoal treinado para atender bem e esclarecer as dúvidas dos clientes.
                             Feliz Natal, Cliente!

     Pelo muito que você tem representado para nós, queremos dedicar a você os melhores votos de um Natal cheio de paz, que nós possamos continuar na emoção de levar emoção, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você.                                                           
      Desejamos que neste Natal, a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos, feliz Natal, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger, amparar nessa longa caminhada da vida, para que o caminho seja repleto de flores e frutos.                                                                                    
     Estamos felizes com o nosso trabalho, pois a cada dia fazemos novos amigos; a cada dia aparecem mais pessoas encantadoras como você.                                                                          
       Feliz Natal é o que nós da empresa, desejamos a você!

                                                             

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Rally Cerapió comemora 25 anos com lançamento do evento em Portugal

O Rally Cerapió 2012 vai completar o seu Jubileu de Prata ultrapassando fronteiras e a primeira delas será buscar atingir os competidores portugueses, realizando o lançamento do evento em Lisboa.
 
Pela primeira vez na história do off-road brasileiro uma competição off-road será apresentada para as feras do enduro e rally europeu. O Rally Cerapió 2012 vai completar o seu Jubileu de Prata ultrapassando fronteiras e a primeira delas será buscar atingir os competidores portugueses, realizando o lançamento do evento em Lisboa. Nesta terça-feira (16), em reunião ocorrida na Embratur, em Brasília, o presidente do órgão, Flávio Dino, viu a apresentação do projeto idealizado pelo diretor geral e idealizador do Cerapió, Ehrlich Cordão, e afirmou que o órgão apoia a iniciativa. O lançamento está marcado para o dia 26 de outubro.
Para Flávio Dino, essa é mais uma ação que divulgará o Brasil aos portugueses. Ele afirmou que o Brasil tem uma boa conectividade aérea com Portugal. Só em Fortaleza, por exemplo, são sete frequências de voos diretos para Lisboa e 1.610 assentos por semana, com apenas seis horas de viagem. “Temos que aproveitar essas facilidades e mostrar cada vez mais o Brasil para Europa”. Em 2010, o país recebeu 189.065 portugueses. Dino já confirmou, inclusive, que estará presente na largada promocional do rally, em Fortaleza, no mês de janeiro.
Cordão enfatizou que o Cerapió sempre teve a participação, embora discreta, de competidores de outros países, entre eles dos Estados Unidos, Japão, Suíça, Portugal, mas a partir do evento de lançamento da prova em Lisboa a proposta é atingir cada vez mais a presença de estrangeiros, uma vez que é o maior rally de regularidade da América Latina. “A Embratur e o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Turismo, alem do Governo do Ceará e o Sebrae irão nos ajudar na concretização do lançamento do Rally Cerapió em Portugal, como uma investida inovadora, na qual não apenas queremos atrair a participação dos competidores de lá, bem como objetivamos divulgar as potencialidades turísticas do Nordeste, onde nosso evento acontece, como, por exemplo, a Rota das Emoções. Então, estamos muito felizes, pois isso é resultado de um trabalho ardoroso para engrandecimento de um sonho que se tornou real e grandioso, que é o Cerapió/Piocerá”, destacou.
O percurso do Cerapio 2012
O convite para a realização do evento em Portugal partiu do presidente da federação de motociclismo daquele país, Jorge Viegas, uma vez que na Europa os competidores não praticam provas de regularidade, apenas de velocidade cronometradas. Cordão adiantou que irá trazer dois veículos especializados de comunicação portugueses para a cobertura do evento e uma estrela do motociclismo e automobilismo de Portugal para disputarem o Cerapió.
Competidores de várias partes do país já estão garantindo vaga na prova, que acontecerá de 22 a 28 de janeiro de 2012, largando de Fortaleza, no Ceará, e finalizando em Teresina, capital do Piauí. As inscrições estão abertas para carros 4×4, quadriciclos, motos e bikes (MTB). O site do evento está no ar pelo endereço http://www.cerapio.com.br/

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Regulagem da folga dos cubos das rodas

Saiba como manter os cubos em dia e sem folgas

as folgas aparecem devido ao desgaste natural de alguns componentes depois de algum tempo de uso. Os componentes que apresentam maior desgaste são nas partes que giram (os rolamentos) como nos cubos de roda, na caixa de direção, nos pedais e no movimento central. O ciclista deve estar atento, examinando e retirando estas folgas para evitar que estes componentes se danifiquem ainda mais. O procedimento de aperto é simples e vale a pena investir e adquirir as chaves necessárias para eliminar estas folgas.
Cubo das rodas
Para checar a folga do cubo, segure a bicicleta com uma das mãos, enquanto que com a outra você balança a roda, bem devagar, à procura de algum “jogo”, alguma folga.
Gire a roda de 60º em 60º, procurando por folgas. A roda deve rodar justa e sem folgas no cubo. A presença, ainda que mínima, de alguma folga é sinal que o cubo necessita de ajuste.
Atenção: Se o cubo apresenta folga em apenas um ponto de verificação, é sinal de problemas e deve ser levado a uma oficina especializada para inspeção. Uma folga uniforme é um bom sinal e para ajustar você precisa de: chave para cubos de 13, 15 e 17 mm.
  • Retire a roda da bike, em seguida retire a blocagem (apenas solte a porca e puxe fora o quick-release);
  • Coloque a roda em uma mesa ou bancada. Nas mountain bike existe uma proteção de borracha, retire-a com as mãos;
  • Com a chave 15 segure o cone e com a 17 segure a contraporca. Gire no sentido anti-horário a chave 17 e solte a contraporca;
  • Em seguida aperte levemente o cone com a chave 15 para eliminar a folga;
  • Aperte a contraporca com a chave 17, enquanto segura o cone com a chave 15.
Atenção: Excesso de aperto pode danificar todo o conjunto do cubo. O aperto deve ser o suficiente para eliminar a folga. Após o aperto verifique se o cubo roda livremente, se ficou muito apertado, repita toda a operação e solte um pouco o cone.
Obs.: O mesmo procedimento se aplica para a roda dianteira, com a diferença que a medida da chave usada no cone é 13mm.
Dica:
  • Gire lentamente o eixo e sinta se há alguma rugosidade ou imperfeição. Se houver, é sinal que pode haver sujeira dentro dos cubos, os cones podem estar danificados;
  • A cada 6 meses os cubos devem ser abertos para uma revisão e troca de graxa. No caso das mountain bikes que sempre andam em trilhas esse período deve ser de 3-4 meses. Leve sua bike a uma oficina especializada para a execução do serviço. Após uma longa pedalada sob chuva forte ou submersão dos cubos durante travessias de rios, é importante levar a bike para uma revisão onde será trocada a graxa dos cubos, pois a água repele a graxa e neutraliza as suas propriedades de lubrificante;
  • A graxa da marca Finish Line é muito boa, mas mesmo assim, também deve ser trocada após contato prolongado com a água;
  • Para tirar folga de rodas com rolamento (por exemplo a Cross Max e a Cosmic), é necessário uma chave especial fornecida pelo fabricante das rodas. O processo de ajuste é mais fácil e não precisa tirar a roda da bike. Simplesmente aperte com a chave no sentido horári

fotos do passeio santa luzia