quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SRAM prepara substituto do freio a disco Red 22 para maio

Marca quer superar o trauma do recall do equipamento

Fotos de divulgação
A SRAM prepara para o mês de maio o lançamento dos novos freios a disco que vão substituir o atual SRAM Red 22 que estão sendo recolhidos preventivamente em um recall anunciado no dia 13 de dezembro de 2013 (Veja Matéria).
Estima-se que existam no mercado 15 mil jogos de freios SRAM HydroR, sendo 5 mil com consumidores. Só nos Estados Unidos são cerca de 3.600 freios para serem recolhidos. A falha foi constatada após uma prova de ciclocross disputada nos Estados Unidos em um dia bastante frio.
O defeito foi percebido nas vedações do cilindro mestre, que deixavam vazar fluido quando exposto a baixas temperaturas. A notícia pegou muito mal às vésperas da abertura dos principais campeonatos de ciclocross da América do Norte.
A empresa reconheceu que o fato arranhou sua imagem e a colocou numa “situação ruim”, como declarou Stam Day a um site norte-americano.
Para não deixar os clientes na mão, a SRAM abriu os cofres e assumiu todos os custos de transporte e de mão-de-obra para substituição dos freios hidráulicos pelo modelo BB7 SL de acionamento mecânico.
Para tentar agilizar as substituições, a SRAM montou postos em várias corridas de ciclocross nos Estados Unidos para atender os ciclistas que confiaram no novo equipamento da marca. Muitos estão irritados e insatisfeitos, afinal, compraram freios hidráulicos que tiveram que ser substituídos por outros mecânicos e de performance inferior na véspera (ou no dia) da corrida.
Para a solução definitiva do problema, a SRAM corre contra o tempo e quer lançar no mercado um freio hidráulico totalmente novo até o mês de maio.

Conheça as bikes da equipe Tinkoff-Saxo para a temporada 2014

Equipe Tinkoff-Saxo mostra detalhes das bikes que vai usar na temporada

Equipe Tinkoff-Saxo na apresentação da temporada
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Depois da apresentação do elenco e dos uniformes, foi a vez da equipe Tinkoff-Saxo revelar os detalhes das bikes que Alberto Contador e equipe vão usar na temporada 2014. A apresentação foi nas Ilhas Canárias onde o time faz seus treinos de pré-temporada longe do rigor do inverno continental europeu.
Para as etapas de montanha, o time usa o modelo SL4, de baixo peso e rápida aceleração. Já o modelo Venge é perfeito para as longas etapas planas e para os sprints nas chegadas disputadas e velozes. Todas as bikes e equipamentos como capacete, óculos e sapatilhas passaram por longos testes no túnel de vento da Specialized, em Morgan Hill, na Califórnia.
Além da Venge e da SL4, a equipe também vai contar com o modelo Roubaix própria para as provas com piso irregular e paralelepípedos, como a Paris-Roubaix e as Clássicas de Primavera, realizadas no mês de março. Para as provas de contrarrelógio individual, a bike será o modelo Shiv.

SPECIALIZED TARMAC SL4

A bike do tcheco Roman Kreuziger para 2014: modelo ficou mais rígido a pedido dos atletas para enfrentar duras subidas
O headtube tem um desenho abaulado que cumpre dois propósitos: eliminar peso e aumentar a rigidez da frente principalmente nas curvas fechadas
Os stays traseiros são bem largos ao ponto de ficarem bem pertinhos dos pés quando se pedala. A ideia é tornar a bike mais estável
Tanto a SL4 quanto a Venge são montadas com grupo completo SRAM Red de 22 velocidades
A Zipp deve equipar todas as bikes com guidão, mesa e canote de selim
O selim Prologo Nago Evo CPC. “Confortável e com uma base firme para transferir toda a força do ciclista”
Os ciclistas da Tinkoff-Saxo têm toda a gama das rodas Zipp, do modelo 202 ao 808, dependendo da prova, do terreno e das condições climáticas
A equipe usa os medidores de potência da SRM, equipamento cada vez mais utilizado para coletar dados e ajudar na comparação de resultados obtidos durante treinamentos de estrada e no túnel de vento

SPECIALIZED VENGE

O modelo Venge foi concebido para andar bem em todas condições de terreno, mas sem perder de vista os benefício da aerodinâmica. A bike foi redesenhada para minimizar as torsões laterais. Os componentes são idênticos aos da Tarmac SL4
Os garfos são bem largos, assim como o headtube. A ideia é tornar a bike mais estável e rígida evitando assim as torsões que desperdiçam energia
A equipe utiliza pedais Look Keo Blade e também o modelo Blade Aero, que são leves, aerodinâmicos e oferecem uma boa base de apoio
Os tubos estão ligeiramente mais largos. A mudança trouxe mais firmeza e estabilidade para a bike. O formato dos tubos também mudou. Em vez do tradicional “forma de gota” que faz o ciclista sofrer em condições de vento cruzado, os tubos agora estão mais finos na frente e na parte de trás e mais largos no meio. Segundo a Specialized, a mudança faz o ciclista economizar até 20W a 40km/h
As bikes serão equipadas com pneus Specialized Turbo. A empresa investiu bastante no desenvolvimento de tecnologias para pneus. Eles ficaram mais largos e agora têm 24mm de largura, próprios para rodas Zipp com aros mais largos.