quinta-feira, 15 de setembro de 2011

VAMOS VOTAR.

ENTRE NO SITE: http://www.curtaumabike.com.br/ E VOTE NO VIDEO O POETA E A BICICLETA, VAMOS AJUDAR ESSE POETA MOSSOROENSE.

Pedal de Quinta - Juremal.

  Brevemente:
  • Trilha do Melão .
  • Canoa Quebrada.
  • Serra de Martins.
  • Trilha em Pau dos Ferros.

Destino: _______Juremal.
Distancia: _____  50km.
Saída as: ______ 19:30Hs.
Nível: _________Iniciante/Intermediário.
Data: _________ 15/09/2011Quinta-feira.
Concentração: __ Praça do Rotary.
Chegada as: ___ 22:00hs a 22:30Hs.

Atenção ao uso dos equipamentos de segurança de uso obrigatório.

-----PEDAL NOTURNO-----


Andar de bike a noite tem se tornado cada vez mais comuns em nossas cidades, se este e o seu caso, então leia com muita atenção as informações a seguir.

A IMPORTÂNCIA DE SER VISTO DURANTE UMA PEDALADA NOTURNA.
Andar de bike a noite trás alguns riscos que o ciclista precisa aprender a amenizar, alguns fatores são muito importantes quando falamos em segurança, mas com certeza, o mais importante, é se fazer visto, principalmente pelos motoristas. Muitos acidentes acontecem porque o motorista alega não ter visto o ciclista.
A preocupação é antiga e até o Código de Trânsito Brasileiro - CTB (que em 2008 completa dez anos), cita os equipamentos de sinalização noturna obrigatórios às bicicletas, que nada mais são, que retrorrefletores instalados da seguinte forma:
  • na dianteira, nas cores branca ou amarela (ambar);
  • na traseira na cor vermelha;
  • nas laterais e nos pedais de qualquer cor.
Pelo código, estes equipamentos devem ser notados a no mínimo trinta (30) metros, porém, os maiores interessados em ser visto no trânsito, somos nós CICLISTAS, e sabemos que trinta metros, em uma emergência, é muito pouco espaço para uma reação por parte dos motoristas.
Até aqui falamos da bicicleta, mas é o ciclista?, será que só a bike tendo alguns refletivos já é o sufuciente para sermos vistos no trânsito?
Em 2006 a CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), realizou estudos para apontar as condições em que pedestres, motos e carros são mais bem visualizados à noite, mesmo que o estudo não tenha sido feito com bicicletas, podemos nos equiparar a situação dos pedestres.

Veja como foram realizados os teste:
Os testes foram realizados em uma pista sem iluminação artificial e foram seguidos vários critérios. O veículo a 50 km/h, conduzido por 6 pessoas diferentes, que realizaram exames de vista, com farol na luz baixa, foi submetido a várias simulações onde pedestres cruzavam a via com quatro tipo de vestimenta: Totalmente preta, com colete refletivo não normalizado (faixas refletoras usadas normalmente pelos motoboys), roupa branca e colete refletivo normalizado.
No teste foram medidas duas distâncias: a que o motorista detectava algo a sua frente e outra que o motorista reconhecia o que estava a sua frente. Os resultados foram obtidos com as médias apresentadas pelos condutores. Segundo pesquisas realizadas em outros países, as medidas visualizadas variam de acordo com a idade e as condições de saúde e visão do condutor.
As médias obtidas pelos estudos do Cesvi foram: O pedestre com a veste preta foi detectado pelo motorista a 22 metros e reconhecido a apenas 7 metros. Com o colete não normalizado o pedestre foi detectado a 45 metros e reconhecido a 27 metros. Quando o pedestre usou apenas roupa branca ele foi detectado a 65 metros e reconhecido a 49 metros, já com o colete refletivo o motorista detectou o pedestre a 333 metros e o reconheceu a 107 metros.
Como podemos ver a solução mais viável e mais segura para nós ciclistas, em saídas noturna, é usarmos roupas claras e colete refletivo (ou retrorrefletivo NBR 15292 de alta vissibilidade), para ajudar ainda mais, também podemos utilizar tornozeleiras de material retrorrefletivo, que com o movimento das pernas (sobe e desce) ajudará o motorista a nos identificar mais rápido.
Outro equipamento que podemos e devemos utilizar, são lanternas fixadas ao quadro da bike, tipo Cateye (www.cateye.com) ou similar, com luzes internitentes para locais de muito trânsito ou constantes para lugares mais calmos, estas lanternas são fabricadas nas cores vermelha (traseira), amarela (ambar) e brancas (dianteria).
Outra medida de segurança é o uso de fitas refletivas no capacete, que são muito úteis em caso de queda seguida de desmaio, os refletores tornam o ciclista mais visível no chão.
Portanto, se for sair a noite não se esqueça:
  • Roupas claras;
  • Colete retrorrefletivo;
  • Tornozeleiras retrorrefletivas;
  • Lanternas (vermelha para traseira, branca para dianteira).
Além é claro do bom e velho capacete, as luvas e os óculos com lentes amarelas, que ajudam na visão noturna diminuindo o ofuscamento, ou os de lentes brancas.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

        Quem tiver fotos da pedalada Mossoró à Fortaleza, deixem na Pedal Peças para que eu possa posta-las no blog ou envie para o meu e-mail emanuelmenezes10@hotmail.com
8878-7117 Emanuel.

DICA DA PEDAL PEÇAS 3321-2652.



Andar de bicicleta faz bem à saúde, preserva o meio ambiente, emagrece, melhora o condicionamento físico, traz alegrias e alívia o stress. Mas para pedalar com segurança é importante conhecer algumas dicas:

CAPACETE, ÓCULOS e LUVAS, são equipamentos de segurança indispensáveis para a segurança do Ciclista;
NUNCA PEDALE NA CONTRA-MÃO;

Antes de sair para pedalar verifique se sua bicicleta está em ordem (calibragem dos pneus, freios, câmbios, corrente lubrificada, etc.)

Procure usar roupas de cores claras e chamativas, a idéia é ficar bem visível no trânsito;
À noite use lanterna com pisca-pisca, farol com luz internitente e refletivos;

Experimente usar espelho retrovisor e campainha;

Leve sempre: câmara de ar reserva, bomba de encher pneus, kit remendo e chaves compatíveis com sua bicicleta;
Lembre-se: Você faz parte do trânsito, tendo direitos e deveres, procure conhecê-los;

Seja educado e gentil no trânsito;

Escolha ciclo-rotas por ruas seguras, evite as grandes avenidas;
Pedale sempre pelo lado direito das vias, mas não muito próximo do meio fio;

Muita atenção com manobras bruscas para o lado esquerdo, os motoristas não esperam este movimento;

Ande em linha reta. Não faça zigue-zague e fique muito atento ao que acontece a sua frente, pedale na defensiva;
Para atravessar uma rua com segurança, desça da bicicleta e a empurre do seu lado, observe as regras para pedrestres;

Sinalize, com gestos firmes, para os motoristas sobre suas intensões de manobras e depois agradeça;

Pedale sempre defensivamente, observe os motoristas, muita atenção a veículos que podem surgir de repente ou entrar cortando a sua frente;
Não pedale próximo demais ao veículo a sua frente, fique sempre pronto para freiar;

Atenção às faixas e tampas de ferro na via, são muito lisas;

Muita atenção a hidratação, a alimentação e a proteção contra os raios solares;
Atenção ao passar por carros estacionados: a porta pode se abrir de repente e causar acidente;

Ao pedalar não use fones de ouvido e nem fale ao celular, eles podem desviar sua atenção;

Pedale tranquilo, transmitindo segurança aos demais usuários da via, não desenvolva muita velocidade nas descidas e fique atento as mudanças de piso, principalmente em dias de chuva. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Passeio da terça - Juremal.

         Brevemente voltaremos a fazer trilhas.
Destino: _______Juremal.
Distancia: _____  50km.
Saída as: ______ 19:30Hs.
Nível: _________Iniciante/Intermediário.
Data: _________ 13/09/2011Terça-feira.
Concentração: __ Praça do Rotary.
Chegada as: ___ 22:00hs a 22:30Hs.

Relato e Fotos da 10ª Pedalada Mossoró à Fortaleza.

      
          126 esse foi o número exato de Ciclista que fizeram parte da 10ª Pedalada Mossoró á Fortaleza, saímos do teatro Dix Sept Rosado as 20:30Hs, fizemos duas paradas a primeira em 90Km Aracati-Ce as 11:20Hs onde os Ciclista de lá já estavam a nossa espera para dar início a Pedalada, a segunda parada foi em 170Km Beberibe-Ce por volta de 2:30Hs da manhã, parada essa para se alimentar, hidratar e relaxar um pouco os músculos, daqui pra frente faltaria somente 60Km até nosso destino, onde exige dos Ciclista mais esforço físico é onde as dores insistem em não querer parar, é onde exige muita concentração dos Ciclista a manter em mente o foco, a meta dessa Pedalada , é o trecho onde poucos desistem e muitos se superam, após a superação o fim, chegada no café do sertão, exatamente 220Km entre 5:00Hs e 6:30Hs todos já haviam chegado, só uns 10 não conseguiram chegar pedalando, mais pedalaram o máximo que conseguiram, Parabéns à eles pelo esforço e a Ela Patricia  que chegou até Cascavel Pedalando.
          Para os que chegaram ao destino foi muita satisfação de ter completado todo o trecho, incluindo um Ciclista com muita força de vontade que foi e chegou em uma monark sem marchas, esse cara é um verdadeiro campeão.
    
Agradecimentos:
     Aos Ciclistas de Pau dos Ferros-Rn, Aracati-Ce obrigado a todos por se fazerem presentes, foi um grande prazer te-los ao nosso lado.
     A Galera do Macarrão, Trilhas Rural, Turma do Alto, Turma da Sol Natal, Ciclista do Ceara Peças e Pedal Mossoró.

Concentração no Teatro Dix Sept Rosado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parada obrigatória em Aracati-Ce
Quem tem força de vontade o equipamento é o de menos.
Beberibe-Ce.
Chegada Café do Sertão.
Reboque sedido pela PEDAL PEÇAS.