sábado, 4 de junho de 2011

Sete dicas bem simples para tornar a pedalada mais leve e confortável

Muita gente tem se animado a usar a bicicleta como meio de transporte regularmente. Entretanto, uma das maiores vantagens da bicicleta – a simplicidade – acaba gerando alguns obstáculos que podem desestimular os iniciantes.
Para andar de bicicleta é só subir em cima de uma e sair pedalando, certo? Certo ! Mas alguns pequenos detalhes podem reduzir seu esforço pela metade ou menos. Só para ilustrar o que estou tentando dizer, conheci pessoas que não conheciam esses detalhes e queixavam-se de pedaladas curtas de aproximadamente 5km. Algumas tinham dores nas costas, dores nos pulsos, ficavam cansadas, sem fôlego ou até mesmo com as coxas “queimando”. Bastava corrigir um desses problemas e lá saíam elas para um passeio de 40km sem reclamar de nada. Mágica? Nada disso! Dicas simples para um meio de transporte simples.
Calibrando os pneus
Mantenha seus pneus cheios. Você pode até procurar uma tabela para saber a pressão ideal mas isso não é essencial. Basta encher até sentir que ele não vai deformar com você andando. A diferença é muito grande, com os pneus murchos a superfície de contato com o solo aumenta e deixa a bicicleta bem mais pesada.
Se você pedala diariamente vai precisar regular menos, mas fique sempre atento. De preferência tenha uma bomba própria, não vai levar nem dois minutos para encher os pneus e você não vai precisar ficar procurando um posto.
Altura do selim
Já falamos sobre isso em outros artigos mas não custa nada reforçar. Se na parte mais alta da pedalada seu joelho fica mais alto que  sua coxa então o selim está baixo demais. Se você precisa esticar totalmente sua perna na parte mais baixa da pedalada o selim está alto demais.
Para encontrar a altura adequada, sente-se no selim e apoie o calcanhar no pedal na posição mais baixa. A sua perna deverá estar quase 100% estendida. Esse procedimento não leva nem um minuto.
Manutenção da corrente
Esse é um dos itens que podem dar um pouquinho mais de trabalho, mas é extremamente importante se você encara muitas chuvas ou ruas não asfaltadas.
Você pode usar uma escova de dentes usada para tirar o excesso de sujeira da corrente e depois passar um paninho para uma limpeza um pouco mais rigorosa. Mas o ideal mesmo é retirar a corrente e lavá-la com querosene. Se você roda bastante (400km/mês ou mais) considere revisões pelo menos a cada seis meses.
Campainha
Pode parece algo insignificante mas no ambiente urbano você compartilha o trânsito com uma infinidade de pessoas, veículos, animais e sabe lá o que mais. Um “trim-trim” ao alcance do dedo pode ser de grande ajuda.
Bagageiro
Carregar mochila nas costas e bolsas no ombro ou no guidão é extremamente desconfortável. Mesmo no inverno você tem boa chance de ficar suado. Sem contar o peso extra nas costas e a possibilidade de atrapalhar o equilíbrio.
Para quem não quer ir com a tradicional cestinha dá para pesquisar alguns modelos de bagageiros, suportes ou alforges.
Marcha/Câmbio
Pode parecer preciosismo mas depois de alguns meses usando a bicicleta regularmente você vai agradecer se estiver usando um bom grupo de marchas. O desgaste é muito menor deixando o movimento mais suave e reduzindo as chances de cair a corrente.
Quadro
Essa dica é importante principalmente para quem é muito alto ou muito baixo. No mercado, os modelos são quase todos voltados para alturas medianas.
Poucos centímetros podem significar dores fortes no pescoço e costas e insegurança durante as pedaladas.

Se você usa ou está pensando em usar a bicicleta como meio de transporte e ainda não tem muita prática, tenha essas dicas em mente e você vai ver que pedalar é ainda mais simples e fácil do que você achava.
VOLTA DO ASSU (DOMINGO 05/06/11)  
Trecho: Mossoró/assu/Carnaubais/P. do Mangue/Entroncamento/Praia do Rosado/P. do Mel/Casqueira/Mossoró.
Distância: 235 km 
Nível: Alto.
Saída: Posto Imperial (Br Mania).
Hora: 03:30h (Manhã)
Data: 05/062011.

Confirmados para esse passeio:
Turma do Alto, Ecossistema, Pedal Mossoró, Trilha Rural e Speed, sinta-se convidado.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

          BOM DIA AMIGOS DO PEDAL, NOSSO PASSEIO DE ONTEM TEVE NÚMERO RECORDE DE PARTICIPANTES NO TOTAL DE 47 CICLISTAS, PARABÉNS A TODOS PELA ASSIDUIDADE NOS PASSEIOS E AOS INICIANTES QUE TEM CRESCIDO O NÚMERO, CONTAMOS SEMPRE COM A PRESENÇA DE VOCÊS, SÓ ASSIM NOSSOS PASSEIOS FICAM CADA VEZ MAIS SEGURO, MAIS ANIMADO E ATRATIVO.... VALEU GALERA.

A PEDAL PEÇAS VEM COM MUITAS NOVIDADES NOS PRXÍMOS PASSEIOS.

APOIO: PEDAL PEÇAS

terça-feira, 31 de maio de 2011

PEDALAR MELHOR.

A bicicleta, exatamente como a conhecemos hoje, existe a mais de um século. Desde sempre houve competições. Nelas foi desenvolvida uma técnica refinada de pedalar que basicamente é formada por: encontrar a bicicleta ideal para cada ciclista; tirar o melhor proveito do corpo; e pensar o pedalar de maneira correta.
Pedalar é simples e qualquer um consegue, mas quem aprende e respeita a "cultura da bicicleta" descobre que pedalar bem é uma arte. É mais que um simples equilibrar-se enquanto gira os pedais. São inúmeras técnicas refinadas, a maioria fácil de aprender, outras nem tanto. Fazem uma grande diferença nos diversos usos da bicicleta, seja meio de locomoção, lazer ou esporte.
Pedalar melhor é ir mais rápido, com menos esforço, quase zerando a possibilidade de sofrer um acidente. É entender a bicicleta, a rua, a cidade, o meio ambiente, a si mesmo, o desenvolvimento, enfim a vida de maneira diferente, mais equilibrada, mais sadia, mais fácil.
Refinamento sempre nos mostra melhores caminhos e com o pedalar melhor não é diferente.
Encontrar a bicicleta ideal para o ciclista normalmente é complicado. Há muitas opções. A vantagem de quem está começando é que as exigências do novato são menores, menos detalhadas. Mas nem por isto precisam ser erradas ou impróprias. Com um pouco de informação e paciência é possível comprar a primeira bicicleta sem cometer grandes erros. Veja nosso capítulo "que bicicleta comprar" e muitas dúvidas serão respondidas.
O ideal é que bicicleta e ciclista se transformem num conjunto uniforme e harmônico. Para isto deve-se levar em consideração o tipo físico e perfil psicológico do ciclista, e o uso que será dado à bicicleta.
Infelizmente no Brasil a maioria das bicicletas é fabricada em tamanho único; normalmente o 19', mais apropriado para homens que tem estatura em torno de 1,75m. Se você for muito mais alto, baixo ou for do sexo feminino, terá problemas para encontrar um quadro apropriado. Portanto, para começar bem, talvez seja necessário gastar um pouco mais do que imagina, mas não se arrependerá.
Tirar o melhor proveito do corpo ao pedalar está relacionado à postura do ciclista na bicicleta, a técnica de condução e a correção de pequenos vícios.
É um processo de auto-conhecimento e auto-respeito.
Pensar o pedalar de maneira correta é tudo para o ciclista, não importa se ele esteja passeando num parque com a família ou competindo. Quanto mais corretamente o ciclista estiver pensando o pedalar, menor será o esforço.
Sem uma bicicleta apropriada para o tipo físico do ciclista é impossível pedalar de maneira correta. Esta questão é absolutamente básica e essencial para o bem-estar e segurança de quem pedala.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PASSEIO DE HOJE.

O destino do passeio de dessa terça sera até Juremal, sendo até Riacho Grande para os iniciantes.

Destino: _______Juremal.
Distancia: _____ 25km Iniciante / 50km Intermédiario/Alto.
Saída as: ______ 19:30Hs.
Nível: _________Iniciante/Intermediário.
Data: _________ 31/05/2011Terça-feira.
Concentração: __ Praça do Rotary.
Chegada as: ___ 22:00hs a 22:30Hs.

  Levar para esse passeio:
ü  Capacete. (Obrigatório).
ü  Luvas. (obrigatorio).
ü  Óculos de Proteção. (Obrigatório)
ü  Tênis ou Sapatilhas. (Obrigatório).
ü  Manguitos e Pernitos (Opcionais).
ü  Blusa e Bermuda ou Calça Ciclista. (obrigatorio).
ü  Farol Dianteiro e Luz Traseira. (Obrigatório).
ü  Pneus p/ Asfalto de Preferência Finos e Bem Calibrados, confira a no seu pneu a calibragem máxima de PSI, caso não saiba coloque no máximo 50 PSI. (Opcional).
ü  Kit p/ Remendo e Câmara de Ar Reserva. (Obrigatório)
ü  Fazer Alongamento. (Essencial).
ü  A Bike Bem Regulada. (Principal).
ü  Mochila de Hidratação ou Garrafa de Água.
ü  Alimentos como: Barras de Cereais e Frutas.

3° PROVA DE CICLISMO - FRANCISCO DE FREITAS NOGUEIRA.

ESSA PROVA TEVE COMO ORGANIZADOR : EDINARDO.

1° CATEGORIA - MASTER - ATLETAS DE 35 ANOS ACIMA.
 ALICE  ATLETA DA CATEGORIA FEMININA, COMO ERA A ÚNICA QUE COMPARECEU A PROVA, LARGOU NA CATEGORIA MASTER.
 VENCEDORES NA CATEGORIA MASTER: 1° LUGAR JOSE WILSON (NENEM. 2° REGINALDO VITORINO (PADRE). 3° RGINALDO (BOM JESUS).


 2° CATEGORIA MOUNTAIN BIKE.

 VENCEDORES DA CATEGORIA MTB: 1° CAIO ALEJANDRO. 2° REINALDO. 3° ALISSON.

 VENCEDORES DA ELITE: 1° LAECIO NUNES. 2° KLENILSON GUEDES. 3° JOÃO PAULO.