sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

AMIGO SECRETO DOS CICLISTAS.

    Bom dia amigos Ciclistas nós do Blog Pedal Mossoró e Trilheiros Mossoró, estamos convidando você Ciclista para juntos fazermos nossa confraternização que será dia 27/12/2011 na barraca das frutas. Sairemos no horário de sempre as 19:00 ou 19:30hs da praça do Rotary, em nosso passeio da terça e iremos no Pedal até a barraca das frutas.
       
Como vai ser???
    Você comprará o presente de seu amigo secreto no valor de R$10 a R$20 reais unissex e entregará na Pedal Peças junto com seu nome para ser colocado na urna para o dia do sorteio. O sorteio será dia 27 na barraca das frutas onde todos ficaram sabemdo quem é o seu amigo secreto, uma boa dica é compra acessórios para bike, mais fiquem a vontade o mais importante é sua presença e o que o momento vai nos proporcionar.


Posso contar com você???

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sem Comentários.

Repouso X Rendimento

Preparador dá dicas para chegar bem no dia da prova importante
Publicado em 21 de dezembro de 2011 às 22:17
Por Emanuel Menezes.
Na semana das competições importantes é comum nos preocuparmos em diminuir a carga de treinamento para que o corpo chegue descansado e recuperado, ou seja, o tradicional “cheio de gás” no dia da prova.
Se você não faz isto, pode passar a fazer, pois é assim que deveria ser durante um período de uma a duas semanas antes das principais provas (provas-alvo), o que nós treinadores chamamos de semanas de polimento ou pré-competitivas.
Porém, além de cuidar do descanso do seu corpo do pescoço para baixo, por causa dos recentes estudos que procuram entender a relação entre a mente (cérebro) e o corpo, é melhor atentar-se também para o cuidado com o descanso mental.
Pesquisadores da Universidade de Bangor, no país de Gales, fizeram um estudo para ver o efeito da fadiga mental sobre o rendimento em exercício, onde os voluntários faziam o mesmo teste de ciclismo em duas condições, sendo uma com e outra sem fadiga mental.
Na condição de fadiga mental eles faziam 90 minutos de tarefas cognitivas que exigiam de sua atenção e inteligência, e depois destas tarefas, pedalavam a 80% da sua capacidade máxima até a exaustão. A diferença da condição sem fadiga mental foi que os voluntários assistiam um documentário neutro e que não causava fadiga mental.
Os voluntários tinham um tempo menor para atingir a exaustão, ou seja, conseguiam pedalar menos tempo do que quando pedalavam sem a fadiga mental e, além disto, sentiam que estavam se esforçando mais para fazer o mesmo exercício.
Em outro estudo desta universidade, com o auxílio de mais outras duas também localizadas no Reino Unido, os pesquisadores buscaram ver o efeito de uma noite sem dormir sobre a capacidade de exercício. Também encontraram que uma noite mal dormida diminuiu a capacidade de exercício, pois nesta condição os voluntários da pesquisa percorreram uma menor distância em 30 minutos de exercício do que quando tinham dormido normalmente, como por exemplo, em torno de oito horas por noite.
Outros estudos demonstram que para recuperar totalmente a noite de sono perdida são necessários em torno de dois dias de bom e longo repouso, mesmo que depois de uma noite bem dormida posterior a noite sem repouso, pareça que nós estejamos recuperados pela sensação de diminuição da sonolência.
Também é interessante apontar que em todas as pesquisas citadas acima não houve mudanças fisiológicas, ou seja, as fontes de energia, a hidratação e a função muscular eram as mesmas em todas as condições e não sofriam alteração na maneira de como se comportavam durante os testes em nenhuma condição. Isto é uma informação importante porque demonstra que a causa da queda de rendimento no exercício teve origem no sistema nervoso central, ou seja, de origem mental.
Frente a todas essas informações, o que na prática devemos levar em consideração é o seguinte:
1º) Nada de fazer aquela “baladinha” na noite de sexta se a competição vai ser no domingo, pois a noite de sábado para domingo não vai recuperar completamente as suas funções cognitivas e a capacidade de rendimento;
2º) Não fique estudando intensamente, como por exemplo, para o vestibular, ou faça trabalho que use sua inteligência, memória e atenção nos dias que precedem, e principalmente no dia anterior, à sua principal corrida no ano. Tente se programar para fazer isto antes, para ter os dias anteriores a prova para descansar. Traçar estratégias de corrida com seu técnico ou companheiros de equipe até tarde no dia anterior a competição também não é uma boa conduta;
3°) Se por acaso você esquecer estas dicas ou por qualquer outro motivo você cansar sua mente por tarefa cognitiva ou privação de sono, uma alternativa é tirar uma soneca de 30 minutos algumas horas antes da corrida, em um lugar tranquilo e confortável. Isto não vai trazer de volta a sua capacidade de rendimento, porém segundo alguns estudos, essa estratégia vai ajudar a melhorar sua capacidade mental e diminuir a sonolência, possibilitando que você fique mais atento na corrida e ao que acontece nela, o que é extremamente importante quando se está dentro de um pelotão ou em uma trilha mais agressiva.
Seguindo estas dicas, principalmente as duas primeiras, você tem grande probabilidade de conseguir um bom rendimento obtendo o melhor do que você conquistou com o seu treinamento físico.
Agradecimento ao professor Dr. Fábio Yuzo Nakamura, docente de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina pela elaboração conjunta da idéia e sugestões ao texto.
José Luiz Dantas
Mestrando em educação Física, Bacharel em Treinamento em Esportes e Preparador Físico de Ciclistas amadores e profissionais.

Dicas para começar a competir

Dicas para quem pretende iniciar no mundo das competições
Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 22:11
Por Emanuel Menezes.
        A cada dia aumenta o número de entusiastas por bicicletas que se interessam em participar de alguma competição. Seja no mountain bike, no ciclismo, triathlon, bicicross ou outra modalidade, as provas são sempre uma boa chance de ver a quantas anda o nosso condicionamento.
Para que competir? Participar de provas é importante para mantermos a motivação de praticarmos o nosso esporte, compararmos nossa performance com outros e também é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas diferentes.
“O ser humano é competitivo desde a era primitiva. Chegamos aqui pela competição”, garante Ricardo Alves, ex-treinador e psicólogo da equipe Petrobras-Paulínia de BMX.
 
O INÍCIO
Se você quer competir é sinal que já tem algum preparo físico e já possui o mais importante: a bike. Para participar de alguma prova você terá que possuir o equipamento mínimo de proteção: capacete, luvas e óculos.
EQUIPAMENTO
Se o dinheiro anda curto o negócio é gastar o mínimo possível. Vale mais um competidor preparado que muitos reais gastos com a bike. Marcio Ravelli, atleta olímpico e dez vezes campeão brasileiro de mountain bike, pilotava uma bike feita por ele mesmo com restos de sucata quando conquistou seu primeiro título de Campeão Brasileiro em 1991. Equipamento bom é importante, mas não é fundamental.
DEDICAÇÃO
Isso sim é importante. Quem deseja competir deve dedicar algumas horas por semana aos treinamentos. Passar por uma clínica de avaliação (veja matéria) antes e seguir a orientação de profissionais é uma boa pedida. Levantar bem cedo, inclusive aos domingos, para ir a provas é também uma exigência ao aspirante a competidor.
PROVAS
Participar de uma prova é bem menos complicado do que parece. Em muitas provas você deve apenas se inscrever no prazo, pagar a taxa de inscrição e comparecer no local e hora marcados. Simples! Algumas provas exigem que o atleta seja federado, neste caso faça contato com a federação de seu Estado.
No site www.cbc.esp.br você tem a lista com o endereço de todas as federações de ciclismo e bike do Brasil. Triathlon e BMX têm federações próprias.
GASTOS
Este é o aspecto mais cruel da história toda. O triathlon é uma modalidade em que as provas têm um custo de inscrição elevado em relação ao demais esportes praticados com bicicleta como o mountain bike, ciclismo e BMX. Algumas provas de ciclismo são totalmente gratuitas, mas são cada vez mais raras. Provas de mountain bike têm a taxa de inscrição a partir de R$ a 30-40, mas que podem ultrapassar os R$ 200, como nos eventos “Iron Biker” e “MTB 12 Horas”.
Não podemos esquecer os gastos de alimentação, hospedagem e deslocamento até o local da prova. Uma boa saída é conseguir um grupo de amigos “ponta-firme” e com eles dividir as despesas. Para provas com inscrições de preço salgado, a dica é poupar dinheiro mês a mês para chegar na época da prova com recursos suficientes para a inscrição e demais gastos.
QUAL PROVA?
Comece pelas provas mais simples e com menos participantes. Veja seu resultado, analise seu desempenho, faça amigos mais experientes e procure sempre melhorar para a próxima disputa. Após a prova, anote seu tempo e a quilometragem da prova para comparar com seus resultados futuros.
Tenha em mente que nas primeiras vezes você irá mais como observador que como competidor.
Não desanime se tiver um mau resultado no início. Continue com a motivação de treinar sempre. Todo mundo começou assim.

Fizik apresenta dois modelos de sapatilhas no Brasil

Trata-se dos modelos R1 e R3, voltados para o ciclismo de estrada e triathlon
Publicado em 21 de dezembro de 2011 às 22:00
Fotos de divulgação
A Fizik anunciou a comercialização de dois modelos de sapatilha no mercado brasileiro. Trata-se dos modelos R1 e R3, voltados para o ciclismo de estrada e triathlon.
Sapatilha Fizik
       O modelo R1 é feito de couro legítimo e possuem um reforço de termoplástico na região do calcanhar. As tiras são feitas do mesmo material com que são feitas as velas de embarcações. O preço no Brasil é de R$ 1.600.
       Já o modelo R3 é feito de microfibra, com pequenos painéis de couro no dedo do pé e no calcanhar. O material promete respirabilidade, durabilidade e conforto  semelhantes aos do couro.     O modelo é oferecido nas cores branco e preto ou vermelho e custa R$ 1.180 para o consumidor.

Teste dos cinco quilômetros

Preparador ensina teste para avaliar desempenho de ciclistas
Publicado em 21 de dezembro de 2011 às 09:12


Não é incomum você ver destacado nos meus artigos a importância de monitorar as cargas e de avaliar periodicamente o rendimento.
Como já citei anteriormente, na minha concepção, a manha do treinamento está no controle, uma vez que organismos diferentes respondem de maneira diferente a cargas iguais. Cada um é cada um.
Foto: Fabio Piva
Portanto, o que uma carga de treinamento ocasiona em um atleta não necessariamente ocasionará a mesma coisa em outro. Diante disto, verificar as alterações de desempenho é crucial para o sucesso do processo de treinamento.
Você pode ir a um laboratório ou centro desportivo e fazer um teste incremental ou testes de contrarrelógio. Lá você conseguirá seus limiares, parâmetros máximos e, se for avaliado por um bom profissional de educação física, conseguirá saber quais seus pontos fortes e fracos, encontrando resposta de como intervir para solucionar as deficiências. Essa seria a configuração ideal para monitorar e controlar o treinamento, mas todos nós sabemos que nem sempre isto é possível.

TESTE DOS 5 KM
Muitas vezes não há condição financeira ou logística para se deslocar a um centro de avaliação. Reafirmo que isto seria o ideal, pois lá você teria os melhores parâmetros e a assessoria ideal para proporcionar o melhor desempenho. Mas diante das impossibilidades, o que fazer? Deixar para lá ou treinar ao “Deus dará”? Hoje apresento uma solução alternativa neste texto: um teste de 5 quilômetros.
O teste de 5 mil metros não é novo. Na verdade, pesquisas na década de 90 já apontavam que ele poderia estimar de uma forma global as melhoras nas capacidades anaeróbias e aeróbias durante o processo de treinamento.
Por ser uma distância relativamente curta, não causa um grande desgaste, e pequenas mudanças no tempo demonstram uma melhora nas capacidades físicas e sistemas metabólicos.
A execução do teste consiste na escolha de um trecho, preferencialmente plano, e que deverá ser sempre o mesmo a ser usado nas reavaliações.
 
COMO FAZER
Faça um breve aquecimento, e depois tente desempenhar o máximo de seu rendimento nestes 5.000 metros de percurso. Marque o tempo para cumprir o percurso da forma mais precisa possível, para posteriores comparações.
Se você tiver um monitor cardíaco que arquive seu teste, melhor ainda. Você poderá ver tanto a dinâmica quanto a frequência média com que fez o teste. Quem tem medidores de potência também pode usar, pois será um ótimo parâmetro.
Esse teste já foi citado no livro escrito por Lance Armstrong e Carmichael, onde este cita o teste dentro do processo do programa de treinamento proposto. Porém, diferente do que muitos pensam ao lerem no livro, não é um teste baseado na experiência do treinador, e sim um protocolo já realizado em pesquisas e que demonstrou boa correlação com as capacidades aeróbias e anaeróbias dos avaliados.
No livro, Carmichael classifica os resultados da seguinte forma:
HOMENS
MULHERES
Mais de 10 minutos: iniciantes Mais de 12 minutos: iniciantes
Entre 8 e 10 minutos: intermediário Entre 10 e 12 minutos: intermediário
Menos de 8 minutos: avançado Menos de 10 minutos: avançado
Fazendo uma síntese de minhas pesquisas bibliográficas, resumi
os seguintes índices de ciclistas de categoria profissional internacional
do sexo masculino:
ÍNDICE
MÉDIA
FAIXA
Potência (Watts)
334,0
271,3 a 396,7
Potência Relativa (W/kg)
4,8
4,6 a 5,0
TEMPO
7min18s
7min6s a 7min30s
Quando o assunto é a elite internacional, ou seja, a nata dos profissionais internacionais, os tempos estão abaixo dos 7 minutos e muitas vezes podem passar dos 400 watts.
Estudos também demonstram que 90% da velocidade média obtida durante o teste equipara-se a velocidade de máximo estado estável, ou seja, a que você pode manter por cerca de uma hora sozinho, sem vácuo do pelotão, é claro.
Ressalto da importância de descansar no dia precedente ou treinar leve, usar sempre a mesma bicicleta e de semelhantes condições climáticas no dia do teste.
Porém tudo isto pode ser minimizado e muito mais preciso se você puder ir a um centro de avaliação e realizar o teste sempre nas mesmas condições. Se adicionar os resultados dele ao de um teste incremental, o seu treinador tem tudo que precisa para intervir em sua preparação.
Não adianta você ter em mãos os índices se não souber interpretar. Se você treinou e melhorou, ótimo. E se não melhorou? Sugiro que nesta condição, procure um profissional qualificado para que organize o seu treinamento, pois ele saberá como suprir as deficiências que impedem sua progressão.

José Luiz Dantas é mestrando em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bacharel em Treinamento em Esportes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Preparador Físico de Ciclistas amadores e profissionais.

AMANHÃ TRAREI REPOUSO X RENDIMENTO e EM SEGUIDA FORÇA X DESEMPENHO.

POR: Emanuel Menezes.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

                             Feliz Natal, Cliente!

     Pelo muito que você tem representado para nós, queremos dedicar a você os melhores votos de um Natal cheio de paz, que nós possamos continuar na emoção de levar emoção, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você.                                                           
      Desejamos que neste Natal, a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos, feliz Natal, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger, amparar nessa longa caminhada da vida, para que o caminho seja repleto de flores e frutos.                                                                                    
     Estamos felizes com o nosso trabalho, pois a cada dia fazemos novos amigos; a cada dia aparecem mais pessoas encantadoras como você.                                                                          
       Feliz Natal é o que nós da empresa, desejamos a você!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ô TRILHA MASSA 18/11/2011.

PRAÇA DO ROTARY.









COMENÇANDO A TRILHA.











PENSE NUM TAPETE.






PASSA BOI.
PASSA BOIADA.




CAJUZINHO EM!!!



PARADA PARA CAFÉ DA MANHÃ.




SEI NÃO, ACHO Q ESSE AI IA CAINDO.











NÃO PODIA FALTAR PNEU FURADO.



BURACO NA ROCHA.


ISSI É QUE É VIDA.

FORAM VER O BURACO.


TANGENDO O GADO.


SERRA MOSSORÓ.



CONCERTANDO O PASSADOR Q ENTROU NOS RAIOS.

ESPERANDO NA SOMBRA.




PULANDO A CERCA.









MAIS UM PENEU FURADO.




MANIÇOBA MUIDO DOIDO DANÇANDO.
NO VACO.






DEPOIS DA TRILHA.