sábado, 14 de janeiro de 2012

Motorizados largam do Centro Dragão do Mar e Bikes da praia do Cumbuco



A organização redefiniu o ponto da largada oficial dos carros 4x4, motos e quadriciclos, que será no Centro Cultural Dragão do Mar, na praia de Iracema, Fortaleza, Ceará, na manhã da próxima terça-feira, dia 24 de janeiro. O rally de Bike terá largada oficial na manhã do mesmo dia do restaurante Velas do Cumbuco, na praia do Cumbuco, Caucaia, a 30 Km de Fortaleza. A concentração para todas as modalidades com vistorias técnica e médica, além da entrega de kits acontecem nos dias 22 e 23 de janeiro. No segunda-feira (23), também estão marcados os briefings, a partir das 16 horas, e a largada promocional, a partir das 21 horas, do Centro Dragão do Mar.
O diretor geral do Rally Cerapió, Ehrlich Cordão, informou que no 1º dia de prova para carros motos e quadriciclos, todos deixam o Centro Dragão do Mar rumo ao povoado onde está situada a praia do Cumbuco, passando pelas dunas e pela Lagoa da Banana, a uns três quilômetros da praiaseguindo para o pernoite em Trairi, local também de pernoite para a prova de bike.


São mais de 900 Km de percurso para carros, motos e quadriciclos e 327 Km para as bikes.  O Cerapió é pura agitação, afinal acontece numa das regiões mais visitadas por turistas de vários países. De 22 a 27 de janeiro de 2012, a gente se encontra no Ceará e faremos a despedida em Teresina, capital do Piauí, com chegada e premiação na ponte estaiada Mestre João Isidoro França. As inscrições continuam abertas pelo site www.cerapio.com.br. Outras informações pelo telefone (86) 3231-0910.

Tour de San Luis traz Alberto Contador à Argentina

Prova vai de 23 a 29 de janeiro e reúne 24 grandes equipes. DataRo e Pinda representam o Brasil

Fotos de divulgação
Tour de San Luis 2012Começa no dia 23 de janeiro a sexta edição do Tour de San Luis, a mais importante competição de ciclismo por etapas da América do Sul. A prova tem o apoio do governo da província de San Luis, no centro da Argentina. Organizada com abundantes recursos financeiros vindos da exploração de minérios, a competição oferece uma ótima infraestrutura para as equipes e atletas.
A prova terá 1.051 quilômetros divididos em sete etapas, e vai reunir 24 equipes, sendo duas argentinas.
Equipe DataRo Tour de San Luis 2012Esse ano, estão confirmadas as presenças de fortes times europeus do ranking World Tour, como o AG2R, Liquigas-Cannondale, Movistar, Omega Pharma/Quick Step e Saxo Bank. O Brasil estará representado pela equipe paranaense DataRo (foto acima) e pelos paulistas da Funvic-Pindamonhangaba.
Entre os atletas de destaque estão nomes como Alberto Contador, Vincenzo Nibali, Tom Boonen, Levi Leipheimer, Sylvain Chavanel, Rinaldo Nocentini, Michael Rasmussen, José Serpa e Filipo Pozatto. Sem dúvida, o destaque maior é de Contador. O atleta da Saxo Bank traz no currículo o tricampeonato na Volta da França (2007, 2009 e 2010), bicampeonato no Giro de Italia (2008 e 2011) e uma vitória na Volta a Espanha em 2008.
No dia 22, a organização promove uma pedalada cicloturística de 70km com ciclistas locais e atletas profissionais.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PASSEIO DO SÁBADO.14?01/2012

Amanhã iremos fazer um passeio com destino a Tibau, o trajeto será feito pela Estrada da Raiz, estrada de barro que exige preferencialmente usar pneus grossos, iremos só girando sem preça quem quiser fazer parte é só comparecer no posto Maranata que fica na BR 304 onde corta a Av. Rio Branco, estejam lá as 15:00Hs e boa pedalada.


CONCENTRAÇÃO: POSTO MARANATA.
DESTINO: TIBAU.
DISTÂNCIA: 45Km.
SAÍDA: 15:00Hs.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

AGENDA PARA HOJE 12/01/2012

Pessoal como coloquei uma enquete e dos 50 visitantes apenas 13 votaram , ficou da seguinte maneira:

1% Para Juremal
30% Para Tibau
15% Para Volta do Melão
46% Para Riacho Grande

Local de encontro: Praça do Rotary
Horário: 19:00 (Tolerância de 10 minutos)
Destino: Riacho Grande
Distância : 20KM
Iniciante

TIBAU A FORTALEZA PELA PRAIA 3 DIAS 2 CASAIS.

      É com grande prazer que postamos aqui belas imagens de um pedal  vivenciado por Porfirio sua esposa Veronica e Cia, é um show de cenário o que eles escolheram pra repetir mais uma vez essa aventura, saindo de Tibau na última sexta e chegando em Fortaleza no domingo, três dias de puro contato com a natureza. Vocês estão de Parabéns.
Por: Emanuel Menezes.

Tibau fortaleza, 3 dias, 2 casais, 1º noite Canoa, 2ª noite Beberibe, 3º dia chegando no Beach Park, um show de pedal, um show de Natureza, um show de companheirismo, um passeio fantástico; repetindo passeio de abril 2011.
Abraços.

Porfirio.











quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pressão dos pneus

Os segredos para uma calibragem perfeita dos pneus

Uma dúvida frequente entre ciclistas e mountain bikers é a pressão correta a usar nos pneus.
A pressão correta não é um número fixo,imutável. A calibragem depende muito de alguns fatores que devem ser levados em consideração.
Em geral os pneus de speed são calibrados entre 80 libras psi e 130 libras. Pneus tubulares podem chegar até 160 libras psi.
No caso das mountain bikes, a calibragem pode variar de 30 a 60 libras psi, dependendo de vários fatores. A pressão correta varia muito em função do peso do ciclista, do tipo de pneu, das condições atmosféricas, do piso e do uso que se vai fazer.
O pneu dianteiro pode ser calibrado de 10-20% mais murcho que o traseiro para ajudar a amortecer as imperfeições do terreno e poupar os braços de impactos, especialmente no caso das speed e das mountain bikes sem suspensão dianteira.
CONSIDERE NA HORA DE CALIBRAR:
  • Quanto mais leve o ciclista menos pressão é necessária nos pneus
  • Quanto mais liso e perfeito o piso, maior pode ser a calibragem
  • Menos pressão nos pneus significa mais atrito com o chão, portanto maior aderência
  • Maior pressão significa menos contato com o chão, portanto menos aderência, e em contrapartida, maior velocidade
  • Quanto mais fino o pneu, mais pressão ele admite
  • Em terrenos escorregadios (barro, areia, asfalto molhado) um pneu mais murcho terá maior aderência
A calibragem correta para os pneus de sua bike vem da combinação dos fatores acima.O melhor é cada ciclista fazer testes com várias calibragens e ver a que melhor se adapta a seu estilo e à necessidade do momento. Aumente ou diminua a pressão de seu pneu de 5 em 5 libras para ter parâmetros de comparação.
LEMBRE-SE:
Pneus excessivamente murchos são mais propensos a furos e se desgastam mais, e pneus mais cheios transmitem mais impacto ao ciclista, são mais lisos na chuva, mas em contrapartida tornam a bike mais rápida.

Evite encher seu pneu com bombas manuais elas foram criadas para consertos de emergência. O ideal para calibrar é usar bombas de pé, pois o movimento de vaivém das bombas manuais fazem a válvula balançar e com o tempo vai ocasionar o rompimento na junção da válvula com a câmara. Evite calibrar em postos de gasolina, pois o ar comprimido normalmente está contaminado com água e vai diminuir a vida útil da câmara de ar.

A escolha certa do selim

Na hora de escolher o modelo, a primeira coisa é pensar se ele atende as nossas necessidades.
        
Qual o selim eu devo comprar? qual o ideal para mim? Estas são perguntas que muitas pessoas se fazem.
Em primeiro lugar esta é uma escolha que vai além do gosto pessoal. Escolher um selim não pode ser somente por beleza ou peso. Nem sempre devemos pensar o quanto ele pesa, mas sim se ele atende as nossas necessidades. Claro que um selim leve e fino, somente de carbono, pode ser mais adequado do que um com mais de 5 cm de espuma, desde que ele atinja o objetivo e expectativa de quem o usará.
Vou dar algumas dicas e detalhes técnicos importantes nessa importante escolha.
Modalidade
Primeiro defina qual a modalidade: mountain bike, estrada, triathlon, cicloturismo, passeio etc. Cada uma dessas modalidades possuem necessidades específicas.
As bicicletas de mountain bike (Marathon) devem ter um selim confortável, com uma boa base de apoio onde devem se apoiar os ísquios (leia abaixo), afinal pedalar por mais de 30-40km com um selim pode ajudar com o conforto assim como a suspensão faz muita diferença na trilha.
Já para as bikes de cross country nem sempre precisam ter um selim superconfortável, mas um que permita uma boa mobilidade das pernas e facilite a operação de montar e desmontar da bike. Afinal, numa prova de cross country, pedala-se tanto em pé quanto sentado.
Nas bikes de estrada, as speed, o selim pode ser um pouco mais estreito do que os de mountain bikes, uma vez que a cadência (rpm) das pernas é bem maior que nas mountain bikes, o que evita o atrito exagerado com a face interior das coxas. Outro aspecto, é que nas estradeiras, pedala-se quase que 100% do tempo no selim.
Algumas marcas oferecem selim com quase 300 mm de comprimento permitindo que o ciclista deslize para trás aumentando a amplitude de movimento e fazendo mais força no selim. Pode-se ainda variar a posição, trabalhando os músculos de maneira diferente.
As bikes de triathlon, devido à posição mais agressiva e ao tubo de selim com ângulo perto dos 80 graus, ou seja, mais perto do guidão, levam o ciclista a pedalar mais na ponta do selim, sendo assim o apoio, que neste caso é maior no períneo do que nos ísquios, faz com que os selins de triathlon tenham um amortecimento maior na ponteira.
Já as bikes de cicloviagem (cicloturismo) e passeio priorizam mais o lado do conforto, uma vez que os praticantes se interessam em percorrer grandes distâncias sem necessidade de muita velocidade por exemplo.
Sendo assim esta linha de selins deve ter mais material de apoio como espuma ou gel, ou ate a presença de molas ou elastômeros na sua base permitindo um maior conforto.
Flexibilidade:
Em todas as linhas de selins, esta é uma relação a ser lembrada: quando maior a flexibilade
mais o ciclista consegue movimentar-se no selim.
Algumas marcas – como os italianos Fizik – classificam seus modelos com um interessante sistema de nomenclatura de animais, por exemplo: Cobra (muita flexibilidade), Camaleão (pouca flexibilidade) e Touro (flexibilidade reduzida).
Homens e Mulheres
São diferentes em tudo. Não poderia ser diferente com a escolha dos selins. Nesse caso, devemos seguir a anatomia humana, em que as mulheres possuem uma distância entre os
ísquios (tuberosidades ósseas) maior devido à bacia ginecóide, para permitir a dilatação no momento de dar a luz. Sendo assim, o público feminino precisa de um selim com uma base maior e mais curta.
Já nos homens, esta distância entre os ísquios é menor e a região do períneo maior. Assim, o selim pode ser mais longo.
Desta maneira temos selins com medidas que variam de 250 a 300mm de comprimento e larguras que variam de 125mm a 170mm.
Muitas vezes olhamos uma pessoa super magra e temos a impressão que ela poderia usar um selim mais estreito, mas devemos saber se a distância entre ísquios é proporcional ou não.
Como medir esta distância?
Através de uma plataforma de espuma com uma marcação métrica onde pode-se sentar aguardar alguns segundos e ao sair verificar onde estão as marcas (depressões na espuma) evidenciadas pelos ísquios (método não tão fiel), com um Raio X podemos medir esta distância, ou então pelo método prático, sentando no selim e realmente sentir se o selim esta apoiado corretamente ou não.
Selim vazado – sim ou não?
Mais uma vez falamos em individualidade e algumas marcas fazem o selim seguindo estudos médicos, enquanto que outras somente fazem uma parte vazada e saem vendendo, por isso cuidado, pois cada um tem uma anatomia e pode ser que esta parte vazada comprima ainda mais a região do períneo em vez de aliviar a tensão. Por isso um selim de plataforma lisa pode ser menos arriscado na hora da escolha.
A importância da altura correta
Você pode ter o melhor selim e este ser o mais adequado às suas proporções anatômicas, objetivos e modalidade, mas se ele estiver alto demais você irá mexer demasiadamente sobre o selim e gerar um desconforto gigante na região dos ísquios. Já um selim baixo gera uma tensão muito grande no períneo, que pode incomodar demais e causar formigamento.
A altura influencia exatamente no encaixe e posicionamento dos ísquios na base mais ampla do selim, sem falar na posição correta das pernas durante a pedalada evitando dores no joelho e aumentando a potencia sobre os pedais.
É comprovado através de estudos de eletromiografia que um bom posicionamento do selim pode aumentar em até 30% de performance nos pedais.
Formigamento no períneo
Muitas vezes numa prova de mountain bike após trechos e trechos e de pedras eou muita irregularidade pode haver uma maior sensibilidade no períneo devido à trepidação, algo parecido com formigamento e que acontece também com ciclistas de estrada em trechos de
subida, pois acabam pedalando com mais força causando maior pressão.
Sim, isso é mais normal do que se imagina, mas se após uma mudança no posicionamento ou uma levantada do selim isto já melhora, você não deve se preocupar, mas se após o pedal esta sensibilidade ainda permanece, procure um bike fitter e, se persistir os sintomas, procure um médico.
O selim deve estar sempre nivelado, paralelo ao solo na horizontal. Selins bons na maioria das vezes exigem um maior gasto financeiro. Selim é uma coisa pessoal, não é porque seu amigo se deu bem com um que você também vai, por isso se a loja em que você leva sua bike deixa você testar o selim, é bem legal.
Trocou o selim? Ajuste novamente a altura total do seu selim em relação ao eixo do pedivela.
Nem sempre o mais leve é o melhor, o conforto vale mais na performance do que o próprio peso total da bike.
Estas são as principais dicas para um início do casamento ideal com sua bike, pois é no selim que passamos a maior parte do nosso tempo enquanto pedalamos.

  • Taquinho: Como instalar

    Os modernos pedais de encaixe das bicicletas nasceram são derivados dos encaixes utilizados em esquis de neve e são excelentes para quem gosta de tirar o máximo proveito de sua pedalada. No caso de ciclistas de competição, esse acessório é indispensável. O uso de pedais de encaixe pode melhorar o aproveitamento da pedalada em até 30%, já que o ciclista usa o pé para puxar o pedal para cima.
    O taquinho (também chamado de tacos ou taquilhos), parte de metal que fica preso na sapatilha e se encaixa no pedal, é fácil de ser fixado mas exige alguns cuidados e há alguns macetes que devem ser seguidos.
    Taquinho é fixado no rumo da "bola do pé"
    Quando mal posicionados ou instalados de forma incorreta, os taquinhos ocasionar dores em partes como joelhos e panturrilhas.
    O componente pode ser facilmente encontrado nas boas bike shops e os preços variam de acordo com a marca.
    FAÇA VOCÊ MESMO:
    Você vai precisar de:
    • Marque na sola a posiçäo da "bola do pé"
      Chave allen 4 mm (3mm dependendo do modelo do pedal);
    • Régua;
    • Lápis;
    • Fita crepe.
    Veja abaixo como instalar ou substituir o taquinho em sua sapatilha:
    • Com os pés descalços encontre o osso da “bola do pé”;
    • Com uma régua, encontre o centro da sapatilha e marque com lápis na fita
      Vista uma meia, calce a sapatilha e apalpe por fora até encontrar o osso da bola do pé;
    • Marque com lápis na sapatilha a posição encontrada. Se não quiser riscar na sapatilha utilize uma fita adesiva e marque sobre ela;
    • Com uma régua, encontre o centro da sapatilha no sentido longitudinal (ponta dos dedos até o calcanhar). A idéia é fixar o taquinho bem no centro dessa linha, e deixando o taquinho centralizado em relação à marca feita da bola do pé;
    • O taquinho deve ficar centralizado
      Em seguida coloque a chapinha, o taquinho, e os parafusos allen (com um pouquinho de graxa). Posicione o taquinho bem no meio do cruzamento das linhas da bola do pé e da posiçao longitudinal; Observação: O ajuste final será realizado posteriormente. Em geral o taquinho deve ficar alguns milímetros para trás da “linha da bola do pé”. Para pés de números acima de 43 poderá ser necessário colocar o taquinho no máximo de recuo.
    • Aperte bem os parafusos allen e encaixe a sapatilha no pedal da bike para verificar se a posição está perfeita;
    A sapatilha deve ficar paralela à bike quando encaixada
    A sapatilha tem que ficar bem paralela ao quadro da bike. Pedale para trás várias vezes e observe se a sapatilha não vai tocar no quadro e no pedivela em nenhum momento da pedalada. Se isso ocorrer, será necessário soltar os allen e fazer a correção necessária. Quando fizer esta verificação, mexa um pouco a sapatilha para os lados (os sistemas de fixação atuais têm uma flutuação entre 5 – 12º) para checar se a sapatilha não toca em nenhum ponto.
    Os procedimentos acima são também válidos para pedais usados em bikes de ciclismo
    DICAS
    • Ciclistas iniciantes devem usar a regulagem de pressão do pedal no mínimo, para evitar quedas
    • Coloque uma gotinha de óleo no pedal, nas garras que prendem o taquinho, para facilitar o encaixe e desencaixe do pé
    • Substitua os taquinhos quando eles apresentarem sinais visíveis de desgaste e quando estiverem escapando do encaixe. O desgaste pode também ser verificado manualmente mexendo a sapatilha encaixada no pedal. Se houver folga e não for retirada aumentando-se a pressão da mola, é sinal que deve ser substituído
    • Dores na panturrilha podem ser sinal que o taquinho está muito para frente ou para trás. Dores na lateral do joelho podem ser sinal que o taquinho está virado muito para dentro ou para fora. Na dúvida peça ajuda a um mecânico experiente

    terça-feira, 10 de janeiro de 2012

    PEDAL DO DIA 10/012012.

    CONCENTRAÇÃO: PRAÇA DO ROTARY
    SAÍDA : 19:00Hs
    DESTINO: A DECIDIR.

    OBS: Não esquecer do capacete, luvas, refletores, vestes adequadas e kit para remendo.

    segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

    FOTOS MOSSORÓ A SANTUÁRIO DO LIMA (PATU).

    COM SAÍDA DO POSTO BH AS 02h20min, 67 CICLISTAS SAÍRAM COM DESTINO AO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU-RN, FIZEMOS PARA EM GOVERNADOR DIX SEPT-ROSADO, CARAÚBAS E OLHO D'AGUÁ, FOI UM BOA PEDALADA, POUCOS QUE NÃO ESTAVAM BEM PREPARADO NÃO CONSEGUIRAM CHEGAR PEDALANDO, MAIS A MAIORIA COMPLETARAM TODO O TRAJETO INCLUINDO A SUBIDA DA SERRA DO LIMA.
                                                           MOSSORÓ A GOVERNADOR.
    GOVERNADOR A CARAÚBAS.
    CARAÚBAS A OLHO D'ÁGUA.
     
    OLHO D'ÁGUA A PATU.
    IGREJA DO SANTUÁRIO DO LIMA.