sábado, 3 de novembro de 2012

Creatina: uma explosão de energia!


A suplementação com creatina é capaz de melhorar a força e a potência muscular

A creatina é uma amina nitrogenada encontrada naturalmente em alimentos de origem animal. Consiste em um aminoácido, batizado com o nome de ácido metil guanidina – acético, cujo consumo foi recentemente liberado e legalizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Inúmeras pesquisas com a creatina têm sido realizadas, principalmente pela sua utilização como suplemento nutricional responsável por maximizar o desempenho durante o desporto.

Podemos obter a creatina, principalmente, através do consumo de suplemento, peixes e carnes vermelhas. Além disso, é possível produzi-la endogenamente através do consumo de alimentos fontes dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. Nos rins, a glicina e a arginina iniciam a primeira reação do ciclo de produção da creatina, que é completado no fígado, com a participação da metionina.

Uma vez formada, a creatina viaja pelo sangue para ser distribuída a diversos tecidos do organismo. Para a sorte dos amantes do esporte, o músculo esquelético é o seu local de armazenamento primário, cerca de 95%, ao passo que os 5% restantes, são divididos entre coração, cérebro, retina e testículos.

A suplementação com creatina fornece energia e favorece o aumento de massa corpórea (ganho de peso), que pode ser decorrente de uma hipertrofia muscular e/ou de uma retenção hídrica.

Fornecimento de energia e retardo da fadiga

Na célula muscular a creatina pode ser encontrada sob a forma livre e, em sua maior parte, sob a apresentação de creatina fosfato ou fosfocreatina (forma fosforilada, combinada a um grupamento fosfato), uma potente reserva energética consumida principalmente em exercícios de alta intensidade, curta duração e reduzidos intervalos entre as séries de recuperação. Com isso, durante um sprint de 100 m rasos ou em uma série de levantamento de peso por halterofilistas, por exemplo, a creatina fosfato é requisitada e favorece uma rápida regeneração de adenosina trifosfato (ATP), a moeda de energia do organismo. Dessa forma, é possível manter e sustentar a intensidade do exercício por um período maior de tempo.

A creatina também apresenta um efeito tampão, em outras palavras, ajuda a neutralizar o meio ácido intracelular ocasionado pelo acúmulo de lactato, o que também proporciona um maior tempo de resistência à fadiga.
Além de melhorar o desempenho esportivo (efeito ergogênico), a creatina também apresenta efeitos terapêuticos. Estudos apontam que a suplementação pode beneficiar indivíduos acometidos por distrofias musculares, doenças neuromusculares, crônico-degenerativas e até mesmo, intolerância à glicose. Há hipóteses que pode auxiliar no tratamento e prevenção de diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Além disso, a creatina possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, aquelas moléculas altamente reativas responsáveis por ocasionar danos às nossas células.

Ganho de massa muscular

A suplementação com creatina eleva a sua concentração intramuscular, potencializando a ressíntese de creatina fosfato no intervalo dos exercícios, o que acelera a formação de mais e mais ATP, favorecendo o aumento da capacidade de contração e recuperação muscular. Além disso, a creatina estimula a secreção de insulina, um hormônio de ação anabólica, que, por sua vez, estimula a síntese protéica, favorecendo o incremento de massa muscular. Dados da literatura reportam que a creatina melhora a captação de glicose pelas células musculares, o que, possivelmente, aumenta a concentração de glicogênio muscular (reserva muscular de glicose).

Dessa forma, a suplementação com creatina previne a depleção de ATP e glicogênio muscular, estimula a síntese de proteínas contráteis e apresenta ação anticatabólica (reduz a degradação protéica). Por isso, estudos demonstram que a creatina pode melhorar a força e a potência muscular, retardar a fadiga e, em associação com o treinamento de força, favorecer o ganho de massa magra.

Retenção Hídrica

A creatina possui elevado poder osmótico, ou seja, apresenta alta capacidade de “puxar” água para o interior das células. Dessa forma, as células musculares ficam “inchadas”, aparentando maior volume muscular. No entanto, o ganho de peso e o aumento do volume muscular, nesse caso, são decorrentes de um acúmulo de líquidos intracelular, que desaparece ao cessar o consumo da creatina. Todavia, é possível que esse aumento da concentração de água dentro da célula sinalize uma maior síntese protéica e/ou apresente um efeito anticatabólico. Mas, esses mecanismos necessitam de mais estudos para serem melhores explicados.

Posso consumir cafeína em associação com a creatina?

Ao contrário do que muitos imaginam a cafeína não aumenta a concentração de creatina intramuscular. A cafeína é supressora do efeito ergogênico da creatina, ou seja, é capaz de inibir a sua ação. Portanto, combinar cafeína com creatina não é uma boa pedida!

Creatina: quanto mais, melhor?

A suplementação oral com creatina aumenta os estoques musculares da substância. Porém, estes são saturáveis, ou seja, limitados. Um dos possíveis mecanismos reguladores do armazenamento intracelular de creatina pode ser explicado pelo fato de que a sua ingestão crônica diminua a atividade de seu transportador, para evitar o seu armazenamento excessivo no interior do músculo. Portanto, quando em excesso no organismo, a creatina não consegue mais ser estocada, sendo eliminada através da urina.

A título de curiosidade, estudos demonstram que vegetarianos e indivíduos não treinados, por apresentarem estoques reduzidos de creatina, obtêm melhores resultados com a suplementação quando comparados a indivíduos bem treinados e não-vegetarianos.

A creatina sobrecarrega a função renal?

Estudos reportam que, para pessoas saudáveis, a creatina é um suplemento seguro e em doses adequadas não causa dano renal, hepático e/ou gastrointestinal. Um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology realizado com portadores de diabetes mellitus tipo 2, demonstrou que a suplementação com creatina por 12 semanas não alterou a função renal neste grupo. Outro estudo, publicado na mesma revista, demonstrou que a suplementação por 3 meses com creatina também não alterou a capacidade renal do grupo estudado.

Recente pesquisa, publicada no American Journal of Kidney Diseases, constatou que a suplementação de creatina por 35 dias em um jovem de 20 anos que apresentava apenas um rim, cuja função já estava levemente diminuída, não alterou a sua capacidade renal, sugerindo que a suplementação em curto prazo não altera a função renal, mesmo em um indivíduo com um único rim.

Até o presente momento, não há estudos conclusivos que demonstrem, de forma clara e definida, os possíveis efeitos colaterais de sua suplementação crônica (longo prazo), principalmente em indivíduos portadores ou em risco de doença renal.

Mas, vamos pensar juntos: como produto final do metabolismo da creatina e da fosfocreatina obtém-se a creatinina, que é então filtrada pelos rins e eliminada na urina. Dessa forma, cogita-se a possibilidade de sobrecarga deste órgão, principalmente porque a creatinina é muito utilizada em exames bioquímicos para mensurar a capacidade funcional dos rins. Por isso, não é difícil pensar que, por ser um aminoácido, se consumido em excesso e de forma indiscriminada, a creatina pode vir a lesionar as células renais e hepáticas. No entanto, são necessárias mais pesquisas para elucidar se a creatina pode, de fato, ocasionar danos ao organismo.

É de extrema importância informar que a decisão de utilizar a suplementação de creatina deve ser orientada e acompanhada por um nutricionista e/ou médico em consultório para avaliar a possibilidade/ necessidade de utilização, adequar a quantidade para cada modalidade, além de realizar avaliações periódicas dos compartimentos corporais e verificar se está ocorrendo de fato ganho de massa muscular ou se o "inchaço" é decorrente apenas do acúmulo de água intramuscular, bem como verificar se houve aumento da performance.

Portanto, a maneira mais segura e criteriosa de consumir creatina é através da orientação de um profissional capacitado!

SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO

 
Em todas as nossas atividades diárias estamos constantemente recrutando as estruturas musculares do nosso corpo. Seja dormindo ou praticando esportes eles estão lá, sempre disponíveis para executar o seu trabalho. Alguns, como o músculo cardíaco, por exemplo, nunca param de trabalhar para manter o nosso organismo vivo.
Existem três tipos de tecido muscular no corpo humano, cada um deles com funções específicas:
Músculo Estriado Cardíaco – Também chamado de miocárdio, constitui a parede do coração e possui movimentos involuntários. São os responsáveis pelo bombeamento do sangue para o organismo.
Músculo Liso – Entra na constituição dos órgãos profundos como estômago, bexiga, vasos sanguíneos e intestino, dando-lhes determinados movimentos (contrações). Como o músculo cardíaco, funciona independente da nossa vontade, ou seja, é involuntário. Normalmente são longos e lentos.
Músculo Estriado Esquelético – Os músculos esqueléticos são os responsáveis pelos movimentos do corpo fazendo, portanto, parte do aparelho locomotor que é constituído também pelos ossos e junturas (articulações). Os músculos esqueléticos asseguram o movimento e mantém unidas as peças ósseas, determinando a posição e postura do esqueleto e representam cerca de 40 a 45% do peso total do corpo.

Sendo os órgãos ativos do movimento eles possuem a capacidade de contrair e relaxar, transmitindo os movimentos aos ossos sobre os quais se inserem unidos por tendões, oferecendo uma imensa variedade de movimentos.
O ser humano possui aproximadamente 639 músculos e cada um deles possui o seu nervo motor que controla as contrações, dividindo-se em vários ramos para poder controlar cada célula (ou fibra) muscular, sempre coordenadas pelo cérebro.
A contração muscular produz um trabalho mecânico, normalmente representado pelo deslocamento de um segmento do corpo, quando as fibras musculares reduzem o seu comprimento em cerca de um terço ou metade em relação ao seu estado de repouso durante a contração, realizando um trabalho proporcional a potência e a amplitude de contração, sendo que a potência (força) muscular está diretamente relacionada ao número de fibras do ventre muscular (parte central do músculo, comumente chamada de “carne”).
Os responsáveis pelas contrações da fibra muscular são quatro proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina.
A miosina forma os filamentos espessos da miofibrila (componentes da fibra muscular) e estão relacionados à velocidade de contração muscular.
A actina é
a proteína que constitui os filamentos finos da fibra muscular, formando junto com a miosina uma treliça de sobreposição com cada filamento fino sendo circundado por três filamentos espessos e seis finos circundando cada um dos filamentos espessos.
A tropomiosina é uma proteína longa e fina que se liga à actina durante a contração muscular e entre si pelas extremidades, formando longos filamentos que sustentam a forma helicoidal da actina.
A troponina é um complexo de três proteínas que participam da contração muscular no músculo esquelético e cardíaco, mas não no músculo liso.
As fibras musculares são basicamente de dois tipos: 1 e 2.
As fibras do tipo 1 são de contração lenta e difícil fadiga, podendo trabalhar por longos períodos, como no caso das maratonas. São ricas em mitocôndrias e em mioglobina, um pigmento semelhante à hemoglobina e que tem a função de armazenar e transportar o oxigênio para o interior da fibra muscular.
As fibras tipo 2 são de contração rápida e de fácil fadiga. São pobres em mitocôndrias e mioglobina. São as utilizadas quando digitamos, por exemplo.
Quando utilizados em excesso ou mal utilizados, provocando esforço além dos limites ou movimentações bruscas, os músculos podem sofrer lesões sendo as mais comuns as cãibras, fadigas e distensões que ocorrem, normalmente, durante a prática esportiva. Portanto, um programa de fortalecimento muscular geral prescrito por profissional qualificado, bem como evitar os excessos são condutas aconselháveis para mantermos a boa saúde da musculatura. O desenvolvimento muscular proporciona equilíbrio do esqueleto, diminuição da gordura corporal, aumento da resistência muscular, proteção das articulações, melhoria da estética corporal e favorece conforto para os afazeres diários.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Holandês cria a bicicleta "pedalável" mais pesada do mundo

Artista constrói bicicleta de 750 quilos e entra para o Guinness Book.

Holandês cria a bicicleta  
A monstruosidade acima, apropriadamente batizada de Monsterbike, consta no Guinness Book como a bicicleta “pedalável” mais pesada do mundo, contando com absurdos 750 quilos. Segundo o seu criador, o artista holandês Wouter van den Bosch, sua intenção nem era quebrar qualquer tipo de recorde, já que construiu a bicicleta como parte de seu projeto de conclusão de curso.
Segundo Bosch, que se formou em artes, a ideia de criar a Monsterbike surgiu a partir de uma roda de trator, que ele ganhou de alguém. Assim, ao contrário da maioria dos artistas, que começam seus trabalhos a partir de um conceito para depois buscar os meios necessários para expressá-lo, o holandês partiu de uma peça inicial para desenvolver um conceito.
Holandês cria a bicicleta  
E, apesar de ter se empenhado em criar uma bicicleta gigante que fosse funcional — diversos professores de Bosch duvidaram que algum dia a Monsterbike chegaria a sair do lugar —, o artista nunca imaginou que sua invenção ficaria famosa, muito menos que entraria para o livro dos recordes.

Artista transforma peças de bicicleta em lustres incríveis [galeria]

Jovem utiliza materiais reciclados para criar belíssimos objetos de decoração.

 
Os lustres acima, embora pareçam saídos do cenário de um desses filmes pós-apocalípticos, fazem parte do interessante trabalho desenvolvido pela artista Carolina Fontoura Alzaga, que utiliza peças velhas de bicicletas para criar belíssimos objetos de decoração.
De acordo com o site Etsy, Carolina encontra os materiais necessários — rodas, aros e correntes de bicicletas — em ferros-velhos e depósitos espalhados por Los Angeles, criando intrincados objetos feitos com peças recicladas. E a artista só utiliza objetos que foram descartados, como forma de reutilizar materiais que, invariavelmente, estariam amontoados em um lugar qualquer, acumulados na forma de lixo.
Você pode conhecer mais sobre o trabalho de Carolina e suas motivações assistindo a um vídeo (em inglês) que você pode acessar através deste link e conferir alguns dos lustres criados pela artista na galeria abaixo.
Galeria de Imagens

Uma bicicleta mutante é tudo o que você precisa para pedalar em uma subida

Protótipo traz guidão com altura regulável que se adapta a cada situação, facilitando a vida do ciclista.

    Uma bicicleta mutante é tudo o que você precisa para pedalar em uma subida 
Quem tentou comprar uma bicicleta já deve ter se deparado com as dezenas de opções disponíveis. São modelos voltados para áreas urbanas, passeios mais radicais, corridas, carregar galão de água e para mais uma série de outras finalidades. No entanto, e se você tivesse uma bike que fizesse o sentido inverso, ou seja, se adaptasse de acordo com a sua necessidade?
Pois é exatamente essa a proposta da Continuously Ergonomic Race Vehicle — ou CERV, para os íntimos. Com um design bem diferente das bicicletas que estamos acostumados a ver, ela abandona os conceitos de correntes e garfo para trazer uma estrutura que se altera em diferentes situações.
Como pôde ser visto no protótipo apresentado durante a EuroBike 2012, a altura do guidão é facilmente regulável, o que vai ajudar muita gente. Graças a uma estrutura ligada ao quadro, esse apoio se torna móvel, o que faz com que o ciclista adapte o design da bicicleta de acordo com o que o momento exige.
Uma bicicleta mutante é tudo o que você precisa para pedalar em uma subida 
Quem já tentou pedalar em uma ladeira deve ter imaginado como essa característica pode ser útil. No caso de uma subida, por exemplo, a pessoa pode trazer o guidão para mais perto de seu corpo, o que oferece mais estabilidade na hora de fazer força nas pernas. Já na descida, sua distância com roda diminui, criando a aerodinâmica ideal para aumentar a velocidade.
No entanto, o CERV ainda precisa de alguns ajustes antes de começar a ser comercializado. O principal desafio dos engenheiros está na remoção do garfo, que pode trazer alguns problemas de equilíbrio e controle para o ciclista. Ainda que a bicicleta traga um sistema de direção bem semelhante ao utilizado por carros, parece que o resultado não foi tão satisfatório, o que vai exigir mais algum tempo até que você tenha uma dessas na garagem de casa.

Cervélo P5: a bicicleta mais rápida do mundo tem aerodinâmica impecável

Um atleta-padrão economizaria cerca de 1 segundo por quilômetro pedalando com a máquina.




A aerodinâmica é levada muito a sério em veículos motorizados específicos para velocidade, como carros, aviões, motocicletas e outros. Um tratamento adequado da carcaça dessas máquinas pode significar um ganho de velocidade bastante significativo e ainda dar mais estabilidade em momentos críticos. No entanto, você acha que um trabalho meticuloso nesse sentido poderia realmente melhorar o desempenho de uma bicicleta? A Cervélo P5 é a prova que confirma a teoria.
A bicicleta fabricada pela companhia canadense Cervélo Cycles é a obra-prima da empresa, sendo considerada a mais aerodinâmica e, consequentemente, a mais rápida do mundo. Para construir tal projeto, a Cervélo precisou utilizar um software especializado em dinâmica de fluído computacional com definições aeroespaciais, o máximo de precisão que se pode ter hoje.
Com isso, a equipe da empresa pôde realizar inúmeros testes com dezenas de protótipos em um túnel de vento. Assim, analisando cada variação do ar em torno do ciclista e da bicicleta, o pessoal da Cervélo conseguiu neutralizar ao máximo a resistência implicada. O resultado foi a criação de um guidão projetado mais para frente, um quadro com canos achatados, pneus especiais, rodas estabilizadoras e até um banco que diminui a “vibração” do ciclista.
Cervélo P5: a bicicleta mais rápida do mundo tem aerodinâmica impecávelCabos de freio passam por dentro da estrutura.

Detalhes contra o vento

O produto é tão detalhado, que até a forma como o atleta se freia a bicicleta foi pensada, deixando o processo menos danoso ao desempenho. Fora isso, os cabos para os freios foram acoplados dentro da estrutura da bicicleta, percorrendo o interior do quadro sem estarem na parte externa em momento algum.
Os esforços e investimentos da companhia canadense não foram movidos apenas pela vontade de criar uma bicicleta aerodinamicamente incrível. Especula-se que isso tenha acontecido pelo fato de a concorrência ter ofuscado o brilho do modelo anterior ao atual P5.
Cervélo P5: a bicicleta mais rápida do mundo tem aerodinâmica impecávelTodos os detalhes foram calculados. (Fonte da imagem: )
Como resultado final do projeto, a P5 teve um ganho de 75 gramas a menos de arrasto em relação à P4, sua antecessora. Dessa forma, a cada quilômetro, um ciclista pode economizar 1 segundo inteiro se compararmos o produto com os modelos similares, o que pode representar uma vitória bastante folgada em provas longas e muito disputadas.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Bike italiana comemora 70 anos do ciclista Felice Gimondi


Modelo especial terá apenas 70 unidades e componentes customizados

A italiana Bianchi anunciou a produção de 70 bicicletas de um modelo especial que vai comemorar os 70 anos do aniversário de nascimento do ciclista Felice Gimondi.
A bike é uma versão especial do modelo Oltre XR que será customizada pela fábrica em Treviglio e pintada na tradicional azul Celeste Bianchi. A bike terá aplicação de faixas coloridas no tubo horizontal que representam os títulos conquistados por Gimondi no Giro D’Italia, Volta da França, Volta a Espanha, Mundial e Campeonato Italiano.
A bike é montada com o grupo Campagnolo Super Record EPS, rodas de carbono Campagnolo Bora com aros de perfil alto, selim Selle San Marco Concor FX de carbono, suportes de caramanhola Elite Corsa, fita de guidão La Spirale. Todos os componentes são customizados com o nome Gimondi.
A bike deverá chegar ao mercado por US$ 15 mil.

ERW: o pneu que não usa câmara


Conheça o revolucionário pneu ERW que não usa ar

Pneus que nunca furam são um antigo sonho dos ciclistas. Fabricantes consagrados como Hutchinson, Michelin, Goodyear, Amerityre e Bridgestone mantém pesquisas na busca de um pneu que elimine de uma vez por todas esse fantasma.
Muito além dos já popularizados pneus tubeless, a última palavra em pneu antifuro vem dos Estados Unidos. A empresa Britek Tire and Rubber, com sede no Colorado, desenvolveu um revolucionário pneu que dispensa o uso de câmara. Chamado de ERW (Energy Return Wheel – http://www.energyreturnwheel.com), o produto, na prática, não pode nem ser chamado de pneumático, pois não usa ar.
O ERW foi originalmente desenvolvido para o mercado automobilístico (carros, caminhonetes e até tratores) e já está em teste em veículos militares da OTAN, como o Humvee, a versão militar do Hammer.
O pneu ERW utiliza uma banda de rodagem de borracha, como se fosse um pneu normal. O pneu é aberto nas laterais, e grande diferença é que a banda de rodagem vai montada sobre hastes de borracha que preenchem o espaço onde nos pneus comuns fica a camada de ar.
De acordo com o inventor do pneu e fundador da empresa, Brian Russel, quando o pneu passa sobre um obstáculo, a bike é impulsionada para frente pela energia gerada pelo retorno do elástico, daí o nome do produto ser Energy Return Wheel. A calibragem da maciez do pneu é feita por meio do ajuste de tensão nas hastes que sustentam a banda de rodagem.
O projeto é financiado pelo sistema de crowd funding (doações via internet) e ainda está na fase de testes e de melhorias. Está previsto o lançamento do produto também para bikes de aro 29.
VÍDEOS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

TRILHA DO MELÃO.


    SAINDO DA PRAÇA DO ROTARY PONTUALMENTE AS 5:00HS,  ONDE PASSAREMOS POR VARIAS FAZENDAS DE MELÕES. : TRILHA CRUZANDO A BR 304 PRÓXIMO A MAISA PASSANDO POR 4 BOCAS, ARISCO, TRILHA DO CIGANO, FINALIZANDO EM TIBAU, A VOLTA SERÁ EM CARRO PRÓPRIO.

Concentração: Praça do Rotary.
Distancia: _____90km.
Saída as: ______ 05:00Hs.
Nível: _________Intermediário/Alto
Data: _________ /04/2012.



O QUE USAR:
  • CAPACETE.
  • LUVAS.
  • TÊNIS OU SAPATILHAS.
  • VESTES DE CICLISTA.
  • MANGUITOS.
  • ÓCULOS DE ESCURO COM PROTEÇÃO UV.
  • PROTETOR SOLAR.
O QUE LEVAR:
  • KIT DE REMENDO.
  • 2 CAMARÁ DE AR RESERVA.
  • BOMBA P/ ENCHER PNEU.
  • ÓLEO PARA CORRENTE.
  • CANIVETE SUÍÇO, CHAVE DE RAIO E DE CORRENTE.
  • ÁGUA A VONTADE.
  • BARRA DE CEREAIS.
  • FRUTAS.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

1º MTB CUP - POR BICI SPORT.


Nota do blog: O Blog Ciclismo Mossoró gostaria de agradecer a organização do evento pela prova de mountain bike que ocorreu ontem organizado pela loja de bicicletas BICI SPORT, ponto positivo é que deu pra identificar claramente que Mossoró também tem adeptos do MTB e não só de speed, esse campeonato contará com 4 etapas e poderá corrigir o erro mais grave da organização que foi não ter um único ponto de apoio para hidratação  dos ciclistas e principalmente para as categorias NOVATOS e TURISMO, mas temos certeza que esse ponto negativo será corrigido tranquilamente pelos organizadores Pierre e Paulinho, sucesso e que venha mas provas e outros campeonatos.
    
     O TRILHEIROS MOSSORÓ tem apenas a acrescentar sobre a hidratação, pois eu (Nadja Frederico) e (Amanda Assunção) passamos mal por conta da falta de hidratação e não tinha ninguém da organização vendo os retardatarios, tendo o risco de passar mal como passamos e ninguém para socorrer.Mas o restante adorei, faria tudo de novo.. e agradecemos ao pessoal da BICI SPORT pela iniciativa, lógico que sempre o primeiro evento temos algum defeito, mas beleza adorei, falo por mim e pelos Trilheiros que participaram. Valeu e vamos para a segunda etapa. E qualquer ajuda na organização pode contarem com agente.
     
       O PEDAL MOSSORÓ Parabeniza a iniciativa da BICI SPORT de organizar um evento dessa categoria e grandeza, nos que fazemos o MTB ficamos muito grato é o que estava faltando para alavancar nossa categoria que há muito tempo estava esquecida e sempre sendo "café com leite" nas corridas de Speed. Esperamos que a partir desse ponta pédal inicial o leque seja aberto para eventos como esse, e aos demais lojistas desse ramo que nos prestigiem também assim todos nós ganhamos com isso.

Segue a Classificação :
PREMIAÇÃO HOJE DIA 29/10/2012 na loja BICI SPORT 18hs
ELITE                                                        

1° Maicon Leite '' Maikinho'' 
2° Arthur Maxwell 
3° Laercio Nunes 
4° Kelvin '' Mudinho''
5° Marcos Antonio 

MASTER A 

1° Vagno Jesus 
2° Cleidson Barros 
3° Mario Ítalo 
4° Jean Gomes  '' Carreteiro '' 
5° Carlos de Saboia '' Carlão ''

MASTER B

1° Samuel Ferreira 
2° Reginaldo Viturino ''Padre'' 
3° Renato Magalhães 
4° Jose Wilson ''Nenem''
5° Isnaais Gomes '' BORÓ BIKES'' 

NOVATOS  

1° Mateus Silva 
2° Herlon Cesar 
3° Diogo ''espingarda''
4° Sunay Vieira 
5° Telles Soares 

TURISMO 

1° Gendlê Bezerra 
2° Luzimar Gomes 
3° Franklin Deweskley 
4° Leoberg de Barbosa 
5° Alex Douglas