sábado, 30 de novembro de 2019

SAIBA O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ DEIXA SUA BICICLETA PARA FORA

Por Caitlin Giddings, Bicycling US - Adaptado por Fernanda Rosa

Há muitas razões para alguém deixar a bicicleta para fora. O ideal é que todos tenham espaço interno para guardar a magrela em um ambiente fechado, longe das intempéries. Mas todo mundo sabe como escadas de apartamentos são duras, e volta e meia dá uma vontade de largar a bike lá fora mesmo.
Por quanto tempo você pode deixar uma bicicleta para fora antes que seus componentes comecem a se degradar? Isso depende de vários fatores, diz Daniel Slusser, que trabalha na fábrica de SRAM.
Em primeiro lugar, quantos anos têm a bicicleta? Uma bicicleta seminova – que tenha entre 5 a 10 anos – tem mais chances de possuir melhores vedações nos cubos, caixa de direção e em outros componentes que bloqueiam a corrosão pela umidade. Principalmente se a bicicleta for de alta qualidade.

Também depende de onde você mora. As bicicletas que ficam em locais com muita chuva ou umidade têm maior probabilidade de corroer mais rapidamente (verdade, né, cariocas?).
Daniel diz que deixar a bicicleta para fora por alguns dias não é o fim do mundo, mesmo que seja embaixo de chuva. Mas, depois de uma semana, os danos vão começar a aparecer.
“A corrente começará a enferrujar – especialmente se você mora em um lugar úmido”, diz Daniel. “É um processo lento e varia um pouco com base no nível da corrente que você usa.
Logo depois disso, todas as suas peças tendem a se degradar.
Quando exposta ao calor os danos são outros. Os componentes de plástico e borracha começarão a ressecar e apresentar pequenas rachaduras. Além disso, as cores passam a desbotar.
A linha do tempo dos danos depende se sua bicicleta está sob luz solar direta ou umidade direta. Na pior das hipóteses, pode levar cerca de um mês para que toda a corrosão seja eliminada.
Em um lugar como o sul da Califórnia, onde o tempo é quase sempre firme, você pode levar de três a quatro meses para começar a ver partes danificadas em uma bicicleta protegida do sol e da chuva. Isso se você tiver componentes de nível intermediário na bike.
Dito isto, podemos dizer que há como prevenir danos apenas até certo ponto. Ter uma lona sobre sua bicicleta quando ela estiver do lado de fora pode pelo menos protegê-la da chuva e do sol.
“Se eu decidisse utilizar uma lona, não a colocaria diretamente na bicicleta, pois pode ajudar a reter a umidade”, diz Daniel. “Se a lona fosse suspensa acima dela, como um toldo, seria melhor.”
Você também pode atrasar a corrosão com uma pequena camada extra de graxa ao redor das vedações. Ela pode atuar como uma segunda barreira para impedir a entrada de água.
“Tente lubrificar preventivamente seus cabos e cabeças de parafusos – mesmo as roscas dos parafusos onde eles interagem com outras peças”, diz Daniel. “Você pode colocar graxa nelas e isso impedirá que elas enferrujem.”
Depois que a ferrugem se instala, ainda dá tempo de ressuscitar suas peças se você agir com rapidez.
“Na maioria das vezes, a ferrugem não é tão ruim, e você geralmente pode cuidar disso colocando um pouco de óleo”, explica Daniel. “Eu não me incomodo em raspar a ferrugem. Se você tem uma bike cruiser de praia com pára-lamas de cromo enferrujado, um truque que você pode fazer é pegar uma folha de alumínio embolada e esfregar nela, e isso ajudará a remover a ferrugem. Use papel alumínio fino, não o material super pesado. ”
Conclusão
Deixar a bicicleta para fora por um dia ou dois não causará grandes danos. Você só vai ver sinais de ferrugem após uma semana de negligência. Depois de um mês deixada em más condições, as amadas peças da bicicleta começarão a se degradar.
O dinheiro que você irá gastar na substituição de peças corroídas poderia ter sido gasto em uma solução de armazenamento fácil, como um rack para espaço pequeno ou um sistema de suspensão vertical.
Se não tiver mesmo onde guardar, faça um “telhado” de lona para abrigar sua magrela e evitar a deterioração.

VENDEDORES DE PRODUTOS PIRATAS DE BIKE TERÃO DE PAGAR MILHÕES À SPECIALIZED

Por Dan Roe, Bicycling US - Adaptado por Fernanda Rosa


Produtos piratas de bike podem ser encontrados em muitos sites, aqui e lá fora. E, mesmo lutando contra a pirataria, muitas marcas não conseguem acabar com as fraudes online.
Porém houve um avanço. Em junho deste ano, a norte-americana Specialized entrou com ação cível contra 43 vendedores anônimos de e-commerce que comercializavam produtos falsos com o logo da empresa. A maioria deles operava no AliExpress, gigante chinês do comércio eletrônico.
“Essas não são lojas de bicicletas ou negócios legítimos”, afirma Andrew Love, chefe do departamento de segurança e contra-pirataria da marca. “Tratam-se de falsificadores de comércio eletrônico, simples assim”, completou.
No mês passado, um tribunal do sul da Flórida expediu uma sentença em favor da Specialized. No documento, foi declarado que a empresa deve receber até US$ 1 milhão de cada vendedor por danos. De acordo com documentos judiciais obtidos pela Bicycling USA, a marca receberá no total algo em torno de US$ 43 milhões.
A decisão incluiu liminares que impedem os vendedores de continuar a comercializar mercadorias com o logo da Specialized, e ainda exige a transferência de nomes de domínio do vendedor para a fabricante de bikes. Além disso, obrigou processadores de pagamento e instituições financeiras como Paypal a passar os lucros dessas vendas para a Specialized.
Das 38 lojas do AliExpress e duas do Wish.com nomeadas no julgamento de outubro, 19 foram fechadas. Entretanto outras 19 permanecem abertas e operando normalmente.
Apesar da ordem de restrição temporária, os vendedores continuam a comercializar equipamentos falsos não autorizados da Specialized.
O mercado produtos piratas de bike prospera

Foto Divulgação

Você pode encontrar quase tudo em sites como o AliExpress (parte do grupo chinês de comércio eletrônico Alibaba Group), Wish.com e DHGate.
A maioria desses produtos não tem marca e possui um grau variável de semelhança com produtos fabricados por empresas legítimas de bicicletas.
Os vendedores envolvidos no processo da Specialized que ainda operam têm jerseys parecidas com modelos das marcas Santa Cruz, Liv e Mavic — só que vendidos por por apenas US$ 10. Também vendem componentes como capacetes e selins que se parecem com produtos Specialized, mas que não exibem o famoso logo “S.”
Por exemplo, este selim parece com o Romin Evo Comp Gel e carrega a marca Body Geometry da Specialized, um item de US$ 130. A imitação, por sua vez, custa apenas U$ 24 (foto).
Compare esta lanterna traseira de U$$ 9 com o modelo Flashback de US$ 20 da Specialized. Uma jersey Deceuninck Quick-Step original custa cerca de U$$ 130 lá fora, entretanto essa versão falsificada – que apresenta os principais logotipos do patrocinador, mas omite notavelmente o “S” Specialized – sai por apenas US$ 10 (foto).

Lanterna Original
Lanterna Fake
Jersey Original
Jersey Fake


Financeiramente, as vendas de produtos piratas prejudicam a Specialized e o restante da indústria de bicicletas, mas Andrew também observa o grave problema de segurança na compra de capacetes e bikes pirateadas.
Enquanto uma jersey falsa não consegue dissipar muito bem o suor, um capacete pirata pode não salvar uma vida. “Não podemos ser responsabilizados por falhas de capacetes e quadros de fibra de carbono que não produzimos”, disse um porta-voz da Specialized.
Em seu site a Specialized comparou um capacete original S-Works Evade com uma imitação. O produto pirata, que não possui uma estrutura interna para reforçar a espuma EPS, é esmagado com facilidade (foto).
O que pode ser feito sobre os produtos piratas de bike?
O julgamento de outubro não é o primeiro processo contra produtos pirata que a Specialized move. A empresa, que tem reputação de defender sua marca com unhas e dentes, processou 69 vendedores anônimos em 2018, acusando-os de falsificação e concorrência desleal.
Muitas vezes, os próprios vendedores são identificados apenas como contas Paypal ou números de loja AliExpress. Este último, por sua vez, tem cooperado com Specialized e com as autoridades norte-americanas no fechamento de perfis criminosos, diz Andrew.
Mas a maioria abre outra loja assim que tem uma fechada. Além disso, os vendedores podem usar redes sociais como o Facebook para promover suas vendas, e apenas concluem as transações no AliExpress ou DHGate. Dessa forma não precisam anunciar produtos falsificados.
Andrew diz que a Specialized trabalhou com a polícia chinesa para identificar um vendedor de quadros de fibra de carbono com a logo da marca. O suspeito estava administrando uma loja direta ao consumidor, uma abordagem mais arriscada, porém que gera margens maiores de lucro. E foi nessa falha que o pegaram.
Em seu estoque as autoridades descobriram lotes inteiros de quadros empilhados aguardando envio aos compradores. O responsável foi preso.
Cuidado com os compradores
A Specialized mantém uma página na web dedicada a ajudar os consumidores a identificar falsificações. A empresa orienta que você examine os produtos em busca de etiquetas mal impressas, materiais de aparência barata e preços bons demais para ser verdade, entre outras coisas.
Além disso, como regra geral, considere o local onde a empresa comercializa seus produtos. A maioria das marcas de ciclismo não é direta ao consumidor e não opera em mercados como o AliExpress.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Lançamento Trek 2020

 Trek Farley 5 - 2020 - Tamanho 17,5

A Farley 5 é a nossa bicicleta de melhor valor e a porta perfeita para a liberdade em todas as estações. Ela rola sobre a neve, areia, raízes e pedras com a estabilidade e tração de um monster truck em pneus largos de 27,5x4,5 pol. A transmissão Shimano 1x, o levíssimo quadro de alumínio e o garfo de carbono fazem dela uma ótima opção para quem quer pedalar uma mountain bike o ano todo, sem ligar para o clima.


Será a certa para você se...

É provável que você pedale o ano todo, mesmo quando está nevando, e queira uma bicicleta com pneus superdimensionados de fat bike que ofereçam uma extraordinária capacidade e tração por um grande valor.

A tecnologia que você obtém

Um levíssimo quadro de Alumínio Alpha Platinum com gancheiras Stranglehold, um garfo de carbono Bontrager Haru, uma transmissão Shimano Deore 1x10 de ampla faixa e rodas prontas para pneus sem câmara SUNringlé Mulefüt acopladas a pneus TLR extra-aderentes de 27,5x4,5 pol. Bontrager Gnarwhal.

A palavra final

As fat-bikes são ridiculamente divertidas. Elas são resistentes e estáveis, mas o melhor é que elas te levam para fora de casa por mais temporadas. Se está buscando uma alternativa divertida para pedalar pelas estradas ou treinar durante o inverno, você não vai encontrar uma bike melhor do que a Farley 5.

Por que você amará

  1. 1 - A Farley 5 é a bike perfeita para invadir a cena dos esportes de inverno sem estourar o orçamento
  2. 2 - É um modelo introdutório, mas totalmente capaz de enfrentar pedaladas diárias durante o inverno, corridas de fat bikes e até mesmo as trilhas de verão
  3. 3 - É uma máquina de liberdade para as quatro estações que permite que você pedale ao ar livre o ano todo
  4.  4 - Os pneus de 27,5x4,5 pol oferecem maior velocidade e tração do que suas concorrentes de 26 pol.

Nova bicicleta com motor escondido levanta questão do doping mecânico


A Specialized, empresa focada em ciclismo, lançou a Turbo Creo SL, sua linha de bicicletas de estrada com motor embutido. A novidade traz à tona a discussão do doping mecânico, que consiste no uso de motores escondidos em bikes para competições profissionais e que são detectáveis apenas com equipamentos de raio X.
O lançamento promete um produto leve, potente e com grande alcance. Entre os 4 modelos oferecidos, o mais barato custa R$ 69 mil, mas nenhum deles poderá ser usado em concursos.
É possível monitorar o nível de funcionamento do motor a partir de um aplicativo. Dessa forma, o ciclista pode controlar pelo celular a quantidade de energia utilizada e fazer ajustes no próprio veículo.

O motor conta com 128 km de autonomia e 64 km de extensor. (Fonte: Specialized/Divulgação)Apesar das especulações, o produto parece ser focado em lazer. De qualquer forma, a União Ciclística Internacional (UCI) continuará realizando fiscalizações em competições por todo o mundo.