sábado, 19 de abril de 2014

Evandro Portela atinge 124 km/h no vácuo de caminhão

Será um novo recorde? Gravado com uma GoPro, vídeo com ciclista brasileiro em manobra perigosa está fazendo sucesso na internet. Então, como se diz por aí, assista, mas “não tente fazer isso em casa”

O ciclista brasileiro Evandro Portela chamou a atenção de sites especializados em ciclismo mundo afora nos últimos dias ao protagonizar um vídeo no qual, ao pegar vácuo em um caminhão, atinge a velocidade de 124 km/h.
O ciclista gravou a prática – perigosa e não recomendada – com uma câmera GoPro. No vídeo, Portela, acompanhado de um colega, realiza a manobra na maior diversão.
Então, como se costuma dizer nos programas de TV de esportes radicais, assista, mas “não tente fazer isso em casa”.

Como Lance Armstrong troca uma câmera de ar?

Em vídeo, ciclista tira sarro de si mesmo ao lembrar seus 7 ex-títulos do Tour de France. No final de semana passado, jornal dos EUA revelou que Armstrong entregou nomes de envolvidos em doping a um tribunal federal

Dias depois de um jornal dos EUA divulgar que Lance Armstrong entregou alguns nomes do seu esquema de doping a um tribunal federal, o ciclista volta a ser notícia ao aparecer em um vídeo que começa com o próprio tirando sarro de sua condição de ex-7 vezes campeão do Tour do France.
E, então, Armstrong, diz a razão de estar ali: no vídeo, gravado pela revista Outside, o ciclista vai mostrar como trocar uma câmera de ar. Singelo?
No final de semana passado, o jornal USA Today mostrou reportagem sobre o depoimento de Lance Armstrong, sob juramento, em novembro passado. A reportagem teve acesso aos documentos e revelou que Armstrong mencionou o nome de quatro pessoas: o preparador físico Pepe Martí e os médicos Pedro Celaya, Luis García del Moral e Michele Ferrari.
Lance Armstrong teria admitido ainda que a massagista Emma O’Reilly, o mecânico Juliende Vriese e Philippe Maire eram os encarregados de levar os produtos usados no esquema de dopagem para as corridas.

Shimano Responde: Qual a maneira correta de medir a corrente?

Conheça o jeito certo de medir a corrente em pedivelas triplos e duplos

Como medir a correnteFoto de divulgação
Quem responde é o assistente técnico da Shimano Latin América Claudinei Souza.
Qual a maneira certa para fazer a medição da corrente? Seria a engrenagem dianteira na pequena (isso para coroa tripla) e pinhão traseiro, no cassete pequeno também? Enfim, qual a maneira correta de medição para engrenagem tripla e dupla?  Rogério Rocha – Campinas, SP
Olá, tudo certo Rogério?
Para medir a corrente em bicicletas com pedivela triplo ou duplo, faça o seguinte: Coloque na ‘maior com maior’ – coroa maior com pinhão maior, passando-se a corrente por fora do câmbio traseiro e acrescentando-se 2 elos.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Shimano entra na briga dos grupos de MTB de 11 velocidades com novo XTR M9000

Gigante japonesa apresenta novo grupo que pode ser usado com 11, 22 ou 33 velocidades

Grupo deve chegar ao mercado no 3º trimestre de 2014
Grupo deve chegar ao mercado no 3º trimestre de 2014
Marcos Adami/ Bikemagazine
Fotos de Leonel Castillo
O contra-ataque japonês aos grupos de mountain bike com 11 velocidades já começou. A Shimano apresentou oficialmente no dia 11 de abril o novo grupo Shimano XTR M9000 que deve chegar no fim de 2014 ao mercado. A inovação é a resposta da Shimano para combater os grupos SRAM de 11 velocidades que já estão no mercado há algum tempo.
Ao contrário do seu concorrente, que privilegia somente os competidores com pernas bem preparadas capazes de girar uma relação “engessada”, o novo XTR é bem mais abrangente e amigável e contempla todos os níveis de condicionamento físico com um grupo versátil e que pode ser usado com 11, 22 ou até 33 marchas com várias opções de set up.
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Cassete será oferecido somente na versão 11×40 dentes
O cassete HG-X11 pesa 330 gramas e tem a relação 11×40 dentes (no SRAM XX1 são 10×42 dentes), com a configuração 11-13-15-17-19-21-24-27-31-35-40, sendo 6 engrenagens feitas de titânio, uma de alumínio e quatro feitas de aço. O primeiro ponto positivo do novo grupo é que o ciclista não precisa investir em um novo freehub, pois os japoneses conseguiram a proeza de espremerem 11 engrenagens no mesmo espaço onde havia 10. O bolso do consumidor agradece.
Pedivela terá as opções de coroa 30, 32. 34 ou 36 dentes
Pedivela terá as opções de coroa 30, 32. 34 ou 36 dentes
Para os competidores fanáticos por leveza, o pedivela XTR M9000-1, com uma só coroa de titânio, pesa só 560 gramas e o ciclista pode optar por coroas de 30, 32, 34 ou 36 dentes. A versão para uma coroa é feita da combinação de alumínio, carbono e titânio. Os dentes foram redesenhados, estão mais largos e contam com um sistema de retenção que dispensa o uso do guia da corrente.
A versão M9000-1 do pedivela será vendida somente com os braços, as coroas devem ser adquiridas à parte e, assim como nos carros de Fórmula 1, o acerto da relação será fundamental no desempenho durante uma pedalada ou corrida.
O pedivela triplo M9020-3 de 655g traz a relação 22x30x40, a mais leve)já produzida
O pedivela triplo M9020-3 de 655g traz a relação 22x30x40, a mais leve)já produzida
Na concepção da Shimano, um ciclista que não conseguir girar uma relação com 40 dentes atrás deve optar pelo sistema com duas (ou mesmo três) coroas.  A versão do pedivela Trail (620 gramas com coroa dupla) terá as opções de relações 38×28, 36×26 e 34×24. Já o pedivela triplo (M9020-3, 655g) inova com a relação 22x30x40, a mais leve já produzida com 0,55 de desmultiplicação com a corrente na coroa de 22 dentes com o cassete maior.
Para movimentar o novo grupo, a Shimano apresentou a corrente Hollow Pin CN-HG900-11 de apenas 245 gramas. A corrente tem placas de desenho assimétricos e conta com a tecnologia de Sil Tec, que reduz o atrito metálico graças a um banho de carbono e flúor, ao mesmo tempo em que promove mais resistência a água e durabilidade.
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Câmbio traseiro RD-M-9000: mais compacto e com ajuste de esforço das trocas
O câmbio traseiro XTR RD-M-9000 com tecnologia Shadow+ é totalmente novo, mais compacto e 30mm mais estreito e com um mecanismo que permite o ajuste de “clutch”, esforço empregado na alavanca para trocar as marchas, por meio de um parafuso allen que fica protegido com uma tampa. O câmbio traseiro será vendido nas versões GS (mid cage) e SGS (long cage). A nova geometria do paralelograma garante trocas de marcha mais precisas e rápidas.
Câmbio traseiro tem novo design e nova rota do cabo para trocas mais leves
Câmbio traseiro tem novo design e nova rota do cabo para trocas mais leves
O câmbio dianteiro XTR FD-M9000 de apenas 100 gramas foi otimizado para garantir mais 15mm na distância até o pneu traseiro e permitir novos projetos de quadro com chain stays mais curtos. Na prática, o mecanismo foi “girado” lateralmente. O novo desenho do câmbio e a nova rota do cabo (agora mais direta que desce pelo Downtube) garantem trocas de coroa com menos esforço do ciclista. O novo câmbio tem quatro opções de fixação: D type, E type, abraçadeira alta e abraçadeira baixa. Outro ponto para a Shimano que pensou no bolso do consumidor.
Trocadores ganharam alavancas mais longas e com textura antiderrapante
Trocadores ganharam alavancas mais longas e com textura antiderrapante
Os trocadores Rapid Fire foram redesenhados e as alavancas de carbono têm textura antiderrapante e ficaram ligeiramente mais compridas para facilitarem as trocas. Com apenas 100 gramas cada, os shifters contam com a tecnologia Multi Instant e 2-Way Release, que permitem trocas de até 2 marchas por acionamento. Os novos cabos revestidos com polímeros prometem até 20% menos de esforço.
A Shimano se preocupou em desenvolver um novo conjunto de freios mais potentes e que dissipam o calor com mais eficiência. O novo freio Race tem pinça com tecnologia Ice Tech, pistão com isolamento térmico em fibra de vidro e as pastilhas têm uma camada termoisolante. O corpo dos manetes é em magnésio e as alavancas são de carbono para aliviar peso.
O grupo traz também um novo par de rodas com aros de carbono laminado que marcam a entrada Shimano no mercado de rodas de carbono para mountain bike. As novas rodas XTR têm 28 raios trefilados na frente e atrás e apenas para as medidas 27.5 e 29. O novo Shimano XTR revela sutilmente que o mercado de bikes com rodas de aro 26 não estão nos planos do mercado de alta performance.
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