quarta-feira, 3 de julho de 2013

Velodroon, a luz de LED inteligente para ciclistas

Lanterna tem como inovação o fato de acender sozinha; luz traseira funciona como luz de freio

       
Projeto Velodroom, do inventor Indrek Rebane
O inventor Indrek Rebane, da Estônia, projetou uma lanterna traseira inteligente que tem tudo para fazer sucesso entre os ciclistas. Chamada de Velodroom, a lanterna tem como inovação o fato de acender sozinha (nem tem botão de ligar), ter uma luz forte de LED de 3W que alcança até 300 metros de distância, é a prova d’água, facilmente removível e tem bateria recarregável via USB com duração de até 100 horas.
Outro ponto a favor do invento de Rebane é que a luz traseira vai funcionar também como uma luz de freio que é acionada automaticamente por um acelerômetro que identifica quando a bike está sendo freada.
No momento a Velodroom está na fase de arrecadar fundos para obter financiamento e ser produzida pelo site de crowdfunding KickStarter.com
Se vingar, ela deve chegar ao mercado por US$ 54 – ou 41 Euros.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Shimano apresenta o grupo Ultegra com freio a disco

Gigante japonês entra no mercado dos grupos de ciclismo com freios a disco hidráulicos

       
Demorou um pouco, mas chegou a vez do gigante japonês finalmente mostrar ao mundo seu grupo de ciclismo equipado com freios a discos hidráulicos. Na realidade a nova série Ultegra R785 Di2 é voltado para o ciclocross, mas obviamente é questão de tempo até equipar as bikes de ciclismo de estrada.
Os rotores do tipo Center Lock são equipados com a tecnologia ICE – já utilizada nos grupos de mountain bike – que tem um dissipador de calor de alumínio que promete baixar a temperatura de funcionamento do conjunto pinça/rotores em até 200 graus Celsius.
O lançamento oficial do novo grupo foi em Irvine, na Califórnia, e na ocasião a Shimano mostrou também o novo Shimano Ultegra Eletrônico 6870 Di2 de 11 velocidades. O lançamento está previsto para chegar ao mercado em 2014.
O sistema de freio a disco pesa 1.066 gramas conforme abaixo:
Trocadores ST-R785 STI e manetes: 515 gramas
Pinças BR-R785: 263 gramas
Mangueiras (BH59): 61.5 gramas
Óleo mineral Oil: 21.5 gramas
Rotores RT99 com Ice Tech (140mm): 205 gramas

Conheça a caixa de câmbio de 18 marchas da Pinion

Empresa alemã produz câmbio com engrenagens que funcionam em banho de óleo numa caixa selada

        

Uma nova forma de trocar marchas vem da Alemanha. A Pinion, empresa com sede na cidade de Denkendorf, produz uma caixa de câmbio que vai instalada junto ao pedivela. O sistema lembra bastante o que foi usado pela bike de downhill da Honda e que foi abandonado anos atrás.

Chamado de Pinion P1.18, o sistema tem 18 marchas bastante escalonadas comandadas por um trocador do tipo Grip Shift no punho direito. Segundo as avaliações feitas pelas revistas internacionais, as trocas são bem rápidas e o ciclista pode trocar várias marchas de uma só vez.

As engrenagens funcionam em banho de óleo dentro de uma caixa selada e, segundo o fabricante, o sistema é capaz de rodar até 60 mil quilômetros sem nenhum tipo de manutenção.
O Pinion P1.18 já está em uso por 24 marcas européias e equipam bicicletas de várias modalidades, desde mountain bikes, bikes urbanas e para cicloturismo como a Silkroad XPlorer.
Um dos grandes incovenientes entretanto é o alto peso do conjunto. Para se ter uma ideia, só a caixa de câmbio pesa 2.7kg, fora os trocadores e o pedivela. Só para efeito de comparação, um kit de câmbios XT (dianteiro e traseiro) pesa apenas 384 gramas.
Para usar o Pinion, o quadro da bike deve ser feito fabricado especificamente para essa finalidade.
O produto é oferecido nas cores azul, preto e prata.