sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Novo EP8 da Shimano para e-bikes é mais leve e mais potente



Motor ganhou mais força (85 Nm) e ficou 300 gramas mais leve e silencioso que o Steps E7000

Gabriel Vargas/Especial para o Bikemagazine
Fotos de divulgação

Com cinco anos no mercado de sistemas para e-bikes, a Shimano deu um novo passo na evolução de seus produtos com o lançamento do novo Steps EP8. A novidade é formada por hardware e software, ou seja, novo motor, novos componentes, novo software e atualizações nos aplicativos de configuração e interação com o usuário.

O EP8 é voltado para ampla gama de aplicações, desde o uso urbano e treking até trilhas pesadas no mountain bike extremo, e torna-se a opção topo de linha da Shimano.

Em relação ao motor anterior, Steps E7000, o novo EP8 é mais potente, com torque de 85 Nm (contra 70 do E7000) e também é 300 gramas mais leve, com 2,6 kg. O menor peso foi alcançado graças à nova carcaça de magnésio, que também ajuda a dissipar melhor o calor e permite melhor manutenção da potência em subidas longas.

O EP8 deve chegar ao mercado em setembro

O novo motor também tem design mais integrado e limpo, com 10% menos volume em seu corpo e com maior vão livre em relação ao solo, se comparado ao anterior E7000. Também é um pouco mais silencioso (2 decibéis, segundo a Shimano) e o sistema pode ser ligado mesmo com a bike já em movimento – antes era necessário parar a bike caso o sistema estivesse desativado.

Um avanço significativo divulgado pela Shimano é a capacidade de entregar mais potência com a mesma autonomia. O arrastado do sistema desligado foi reduzido em 36%, alcançado por meio de um melhor revestimento da superfície das engrenagens e da vedação. Isso, além de tornar a pedalada mais leve e natural mesmo com o motor inativo, também contribui significativamente para a autonomia.

O novo motor também tem design mais integrado e limpo, com 10% menos volume

Há também mudanças nos cabos de conexões, no algoritmo de funcionamento do sistema e nos aplicativos E-tube Project e E-tube Ride, utilizados para configurar todas as opções e acertos do funcionamento do motor, que pode ser amplamente personalizado. Os novos apps estarão disponíveis a partir de 1 de setembro.

Assim, a Shimano volta a estar alinhada com alguns de seus principais concorrentes no segmento de sistemas de alto nível para e-bikes, como Fazua, Bosch e Specialized, que já possuem motores mais compactos, leves e de funcionamento mais refinado.

A nova carcaça é feita em magnésio

O novo EP8 utiliza o mesmo padrão de furação dos motores anteriores e, segundo informações, em breve veremos alguns dos principais fabricantes nacionais mostrando novas bikes já equipadas com o sistema.

Tour de France: Lutsenko conquista vitória solo na 6ª etapa

 


Lutsenko na vitória solo com 55 segundos de vantagem

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

Alexey Lutsenko (Astana Pro Team) venceu nesta quinta-feira (3 de setembro) a 6ª etapa do Tour de France em uma conquista solo no Mont Aigoual depois de se livrar dos escapados do dia na subida de categoria 1 do Col de la Lusette. O ciclista do Cazaquistão, em sua primeira vitória no Tour, foi perseguido por Jesus Herrada (Cofidis) nos últimos 13 km desde o topo do Lusette, mas Herrada perdeu o ritmo e acabou terminando 55 segundos atrás. Greg Van Avermaet (CCC) foi o 3º, a 2min15s.

“É uma vitória muito importante para mim. O Tour de France é a corrida mais importante do mundo e trabalhei muito para conseguir essa vitória. Estou muito feliz que tenha se concretizado e que o trabalho árduo valeu a pena”, disse Lutsenko. “Hoje no ônibus falamos sobre essa etapa, sabíamos que era uma etapa que poderíamos tentar vencer. Alexandre Vinokourov havia avisado sobre o trecho de 2 quilômetros, que seria a parte mais difícil, e dei meu máximo ali. Quando soube que Herrada estava a 25 segundos fiquei um pouco preocupado, mas sabia que, se desse tudo, poderia vencer”, completou.

Lutsenko no grupo que atacou no Col de la Lusette

O vencedor da etapa Lutsenko e Herrada, mais Van Avermaet, Nicolas Roche (Sunweb), Rémi Cavagna (Deceuninck-QuickStep), Neilson Powless (EF Pro Cycling), Edvald Boasson Hagen (NTT) e Daniel Oss (Bora -Hansgrohe) estavam no grupo escapado. Van Avermaet passou grande parte do dia na liderança geral virtual, mas a vantagem da fuga começou a diminuir quando a corrida atingiu o terreno mais acidentado de Cévennes e a equipe Ineos assumiu a liderança do pelotão.

A corrida ficou mais disputada a partir do Col de la Lusette, onde a equipe Ineos mantinha um ritmo acelerado. Powless e Lutsenko mostraram que estavam fortes conforme a inclinação aumentava. O vencedor atingiu o topo do Lusette com uma vantagem de 25 segundos sobre Herrada, que tinha ultrapassado Powless.

No percurso da 6ª etapa

Adam Yates manteve a camisa amarela

Não houve mudanças na classificação geral depois que os favoritos chegaram juntos. Adam Yates (Mitchelton-Scott) manteve a camisa amarela, com 3 segundos de vantagem sobre Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e 7 segundos à frente de Tadej Pogacar (UAE Emirates). “Rodamos bem hoje. Ainda quero vencer uma etapa, vim aqui para fazer isso, mas não se pode perder tempo quando você está na liderança. Vamos ver o que acontece”, disse Yates.

Na classificação por pontos, Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep) aumentou sua vantagem com a camisa verde, Benoit Cosnefroy (AG2R La Mondiale) manteve a liderança da classificação de montanha e Pogacar segue líder da classificação de melhor jovem.

TOP 10 DA ETAPA 6
1 Alexey Lutsenko (Caz) Astana Pro Team 4:32:34
2 Jesus Herrada (Esp) Cofidis 0:00:55
3 Greg Van Avermaet (Bel) CCC Team 0:02:15
4 Neilson Powless (EUA) EF Pro Cycling 0:02:17
5 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-Quickstep 0:02:52
6 Bauke Mollema (Hol) Trek-Segafredo 0:02:53
7 Michal Kwiatkowski (Pol) Ineos Grenadiers m.t.
8 Egan Arley Bernal Gomez (Col) Ineos Grenadiers m.t.
9 Richard Carapaz (Ecu) Ineos Grenadiers m.t.
10 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott m.t.

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 27:03:57
2 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 0:00:03
3 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 0:00:07
4 Martin Guillaume (Fra) Cofidis 0:00:09
5 Egan Arley Bernal Gomez (Col) Ineos Grenadiers 0:00:13
6 Tom Dumoulin (Hol) Team Jumbo-Visma m.t.
7 Esteban Chaves (Col) Mitchelton-Scott m.t.
8 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic m.t.
9 Romain Bardet (Fra) AG2R la Mondiale m.t.
10 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team m.t.