terça-feira, 21 de maio de 2013

Revolights chega ao mercado e promete mais luz para o ciclista urbano

Invento de engenheiros americanos usa LEDs instalados nas rodas         

Já chegou ao mercado dos EUA e do Canadá o Revolight, um farol que promete revolucionar o sistema de iluminação das bicicletas urbanas. O diferencial do Revolight em relação aos farois tradicionais é sua instalação nos aros das roda dianteira e traseira. A luz é gerada por 12 LEDs que vão instalados em cada roda.
A iluminação produzida pelos LEDs de 35 Lumen cada produz um efeito de arco, que além de iluminar o caminho garante ampla visibilidade da bicicleta num raio de 360º e aumenta consideravelmente a segurança do ciclista no trânsito.

O produto foi desenvolvido pelos estudantes de engenharia Kent Frankovich e Adam Pettler, que lançaram a ideia no fim de 2010 e resolveram ir atrás de financiamento para desenvolver o projeto.
Com a ajuda do site KickStarter a dupla arrecadou junto a 1.500 parceiros-doadores pouco mais de US$ 215 mil em menos de um ano. O produto já está à venda na América do Norte por US$ 250,00 e deverá chegar a outros mercados a partir de 2013.
O produto está disponível apenas para bikes de aro 700 e 27, em geral usadas em bikes híbridas e urbanas.
A bateria recarregável vai fixada junto ao cubo
O Revolights utiliza 12 LEDs que ficam em dois aros de alumínio que são presos um ao outro por meio de encaixes nos raios da roda. Uma bateria de íons de lítio vai presa ao redor do cubo de cada roda com fitas do tipo zip tie. A bateria é recarrecável via USB ou na tomada residencial e, uma vez carregada, dura 4 horas em funcionamento. Ímãs instalados na roda e um acelerômetro comandam o acendimento e a sincronia dos LEDs.
Os aros do sistema Revolight vão instalados paralelamente e presos nos raios da roda original
O peso total do conjunto é de 700 gramas. A instalação é um pouco complexa e exige cerca de uma hora e meia de dedicação uma boa dose de paciência e talento mecânico.
VÍDEO

Site: www.revolights.com

Rastreador vai disfarçado no suporte da caramanhola


Conheça o produto lançado pela BikeSpike


A empresa BikeSpike, baseada em Chicago, nos EUA, lançou no mercado um rastreador GPS para ser levado no suporte da caramanhola e, assim, aumentar as chances de recuperar uma bike roubada.
O GPS funciona conectado a um smartphone, o que facilita o usuário a rastrear sua bicicleta. O rastreador vai disfarçado no suporte e pode ser conectado a partir da internet ou via iOs ou app Android.
A empresa lançou um vídeo em que apresenta o sistema. Confira: