sábado, 5 de outubro de 2019

BRASIL PODERÁ SEDIAR ETAPAS DA COPA DO MUNDO DE MTB A PARTIR DE 2021

O Mountain Bike brasileiro poderá dar mais um passo importante no cenário internacional a partir de 2021 com a realização de grandes eventos do calendário internacional.
Na última semana, durante o congresso anual da UCI, realizado em Yorkshire, na Inglaterra, o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, Jose Luiz Vasconcellos, se reuniu com o presidente da União Ciclística Internacional (UCI), David Lappartient, para tratar de diversos assuntos, entre eles a apresentação oficial da candidatura do Brasil como sede de etapas da Copa do Mundo de MTB em 2021 e 2022.
“A reunião serviu para discutirmos a importância de aproveitar o bom momento que atravessa o MTB brasileiro com a realização de um evento dessa magnitude. A solicitação foi vista com bons olhos pela UCI, agora é aguardar os próximos passos”, destacou Vasconcellos.

NUTRIÇÃO – A IMPORTÂNCIA DA PROTEÍNA NO CICLISMO

As proteínas sempre estiveram em evidencia nas salas de musculação, mas além da sua participação no processo de hipertrofia, enxergamos no ciclismo a sua importância no fornecimento de energia, produção hormonal e enzimática, fortalecimento do sistema imunológico, formação de estruturas do corpo (músculos, órgãos, ossos, ligamentos, tendões e pele), equilíbrio ácido-basico e função transportadora.
Esse nutriente está em constante reciclagem e as mudanças que ocorrem na massa muscular, vão refletir na porcentagem de síntese e degradação proteica. Se a ingestão de aminoácidos livres estiver adequada, a síntese é ativada. No entanto, a medida que essa disponibilidade cai, o catabolismo (quebra) muscular acontece. Isso justifica o porquê distribuir proteínas com qualidade ao longo do dia. Essas proteínas devem oferecer aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina, valina, histidina, fenilalanina, metionina, treonina e triptofano) e os condicionalmente essenciais (glutamina, arginina, prolina, glicina, tirosina e cisteína). Alguns alimentos como aves, carne bovina magra, peixe e ovos, atendem todas as nossas necessidades quando o assunto é qualidade proteica.
A dificuldade em atingir as necessidades proteicas, pode vir pelo hábito que a maior parte da população tem, em não incluir proteínas em lanches intermediários ou pela falta de tempo para preparar essa fonte. Nesse caso, shakes proteicos (albumina, caseína e whey protein) ou barras de proteína, podem ajudar a distribuir melhor esse nutriente.
Há alguns anos, a proteína em esportes de resistência não era muito valorizada. Era destacada a importância do consumo de carboidratos e atuação da proteína associada a um carboidrato no momento do pós-treino.
Como acabamos de ver, o cuidado deve existir em todas as refeições, pois uma refeição pode não compensar o déficit desse nutriente.
Existe muita discussão sobre como encontrar a quantidade correta para ingestão de proteínas. No ciclismo por exemplo, podemos ver que alguns autores destacam 1,7 a 2g/kg de peso.
Resumindo, deve-se considerar intensidade, variação de estímulos, recuperação do treinamento e necessidade calórica para encontrar a quantidade de ingestão perfeita.
 
 
Colaborador : Vitor Nunes (Nutricionista Esportivo – CRN:32693)
Pós graduado em: Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva – UNICAMP

SHIMANO FEST 2019 – CALOI APRESENTA NOVIDADES EM SUA LINHA DE BICICLETAS


Caloi Aspen Way 1
A Caloi Aspen Way é uma bicicleta de alta performance que chegou para reviver o modelo Aspen lançado em 1989. O grafismo com cor neon remete ao passado, mas as semelhanças param por aí. Com quadro de carbono, a Aspen Way 1 tem suspensão frontal Fox Factory de 100mm e Grupo Sram XX1 Eagle AXS com transmissão eletrônica wireless, diferenciais que proporcionam ao ciclista um pedalar mais seguro e leve para encarar todos os tipos de trilhas. Além disso, o modelo é equipado ainda com Pneus Maxxis Ikon 29×2.2, freios Sram Level Ultimate e Cassete Sram 12v, componentes que a tornam uma verdadeira máquina. Não poderia faltar o selim Fabric Scoop Flat com trilhos  de carbono. O preço sugerido é R$ 29.999,00.

ALGUMAS “FRESCURAS” DOS CICLISTAS


Este texto é direcionado às ciclistas que estão em fase de transição, saindo do ciclismo recreativo e entrando no ciclismo de performance. As dúvidas são muitas. A ciclista que está na transição não entende a razão de muitas das “frescuras” das ciclistas de performance, e estas, por sua vez, percebem de longe se a ciclista é iniciante ou não.
Nas aulas da LuluFive orientamos muito às ciclistas em relação à vestimenta, capacete, bicicleta, entre outros temas que geram muitas dúvidas entre elas. Partindo daí,escrevi este texto com informações e dicas sobre como se iniciar no ciclismo de performance e facilitar a sua adaptação.

DEPILAR OU NÃO DEPILAR?

Esse assunto é muito polêmico, especialmente para os homens. Muitos não entendem a razão e acham que depilar é coisa de “metrossexual”. Uma das razões da depilação é facilitar a limpeza dos ralados caso haja uma queda. Outro motivo é ajudar na hora de fazer massagem. Pernas com muitos pelos não espalham bem o óleo ou creme de massagem, e isso dificulta a vida do fisioterapeuta ou massagista. Com relação à performance, não existe nenhum tipo de comprovação de que depilar as pernas ajuda no desempenho.

ROUPAS ÍNTIMAS X BRETELLE OU BERMUDA DE CICLISMO

Meninas… NÃO use roupa íntima por baixo do bretelle ou bermuda de ciclismo. Primeiro porque esteticamente não é bonito porque a roupa íntima marca o bretelle. Mas o principal motivo é o conforto. Não dá para pedalar horas e horas com o elástico de uma roupa íntima em atrito direto com a pele. Vai machucar!

Uso Correto Do Capacete

O capacete foi criado para proteger toda a cabeça, inclusive a testa. Não esqueça que a testa faz parte da cabeça. Portanto, ajuste o capacete de modo que ele fique reto na cabeça! Nem acima da testa, nem muito para baixo. Além disso, é legal experimentar o capacete antes de comprar, para saber se ele está do tamanho correto da sua cabeça. E muito importante: não apertem demasiadamente o ajuste atrás do capacete, pois enquanto se pedala é natural sua cabeça dar uma inchada e, se estiver muito apertado, vai marcar a sua testa e dificultar a circulação de sangue no local.
Uso de mochilas, “camelback”, pochetes e similares
Gente… Estamos falando de ciclismo de performance, certo? Isso quer dizer que você vai pedalar por três, quatro horas, numa velocidade moderada. Para isso servem as camisas de ciclismo com bolsos. Para você colocar câmaras, alimentos, documentos, suplementos, sem carregar peso demasiado nas costas e sobrecarregar sua coluna. Quanto mais livre e leve você estiver, melhor será seu desempenho, e sua cervical agradece. Se for caso, use aquelas bolsinhas pequenas que podem ser presas no canote da bicicleta para colocar ferramentas, câmaras, entre outros itens básicos.
Tamanho da camisa de ciclismo
A camisa de ciclismo deve ficar justa ao corpo, por duas razões principais. A primeira é diminuir o atrito do vento. Uma camisa muito larga forma uma espécie de “paraquedas” que acaba prejudicando a performance em alta velocidade. Outra razão é que, quando você encher os bolsos com alimentos, documentos etc., a camisa larga irá pesar a ponto de parar no meio dos glúteos. Além de ser estaticamente feio, vai te atrapalhar na hora de pegar qualquer coisa do bolso — sem contar que você pode perder muitas coisas no caminho.
Existe um glamour no ciclismo de performance, sim, mas também, algumas “frescuras” tem uma explicação.
Texto: Gisele Gasparotto