sábado, 30 de julho de 2011

fortaleza- mossoro dia 08/setembro/12 no sabado

FORTALEZA  A  MOSSORO   

   VISANDO QUE MUITOS CICLISTAS IRAM VIAJAR NO FINAL DE SEMANA QUE ANTECEDE O 7 DE SETEMBRO, DECIDIMOS ADIAR NOSSA PEDALADA PARA O FIM DE SEMANA SEGUINTE QUE SERÁ NO SÁBADO 08 DE SETEMBRO DE 2011.

         VEM AI UMA DAS PEDALAS MAIS ESPERADAS DO ANO, O TRECHO MOSSORÓ/FORTALEZA NO SÁBADO DIA 08 DE SETEMBRO
ESSA É UMA PEDALADA QUE REÚNE UMA QUANTIDADE GRANDE DE CICLISTAS, QUE JÁ COMEÇAM A SE PREPARAREM NÓS MESES QUE ANTECEDE, MUITOS IRÃO POR PURO PRAZER DE PEDALAR OUTROS EM BUSCA DE SUPERAR SEUS PRÓPRIOS LIMITES, E ASSIM A PEDALADA JÁ SE TORNOU TRADICIONAL, DESDE JÁ ESTÃO TODOS CONVIDADOS, ATÉ OS INICIANTES, NÃO CUSTA NADA TENTAR E FAZ UM BEM DANADO RSRSRS.... ALÉM DO MAIS IRAM VÁRIOS CARROS DE APOIO ATÉ ARACATI-CE, CONVITE FEITO. ENTÃO VAMOS AOS TREINOS.

SAÚDE E BEM ESTAR.

Como evitar a câimbra na hora do exercício


Se você pedala com frequência, é quase impossível que não tenha nenhum episódio de câimbra para contar. Ela chega sem avisar e, por causa da dor, nos deixa prostrados, muitas vezes no meio da estrada! Foi o que aconteceu comigo num treino da tradicional “Estrada dos Romeiros”, que fica no interior de São Paulo, e que me deixou sem condições inclusive de caminhar até o carro de apoio que nos acompanhava. Tiver que ir carregado! Um vexame que só quem passou sabe do que estou falando…
A sensação de dor que a câimbra traz é semelhante a um choque de 220 volts, e se o ciclista não estiver bem alimentado, bem hidratado e com o condicionamento físico equilibrado, fatalmente será vítima desta dor. Câimbras são contrações musculares intensas e momentâneas, que podem atingir um grupo muscular ou um músculo isolado. Elas normalmente ocorrem após esforços físicos extenuantes, e suas causas não são tão simples de serem identificadas, pois um ou mais fatores podem estar envolvidos neste processo.
As câimbras são um dos problemas mais “mal explicados” da medicina. Atualmente, a teoria mais bem aceita (de Tim Noakes) é que elas são “um reflexo anormal do fusomuscular, ou seja, uma alteração da atividade neural do músculo”. Outra teoria atual sugere que as câimbras são causadas principalmente por desidratação. Durante o exercício, perdemos sódio e potássio, assim como cálcio e magnésio, levando a alterações químicas que causam estas contrações involuntárias. Por isto que, ao realizarmos exercícios mais longos, o uso de isotônicos é indispensável, para repormos o sódio e o potássio através dos eletrólitos contidos nestas bebidas.

Banana, rica em potássio, pedal pode ajudar a prevenir câimbra
O ideal é sempre se hidratar sem sentir sede. Para os pedais mais rápidos, um gole generoso de água a cada 20 minutos é o suficiente. Se for treino, procure alternar água com o uso de isotônicos, a cada 20 minutos. Um outro ponto de atenção é saber diferenciar as câimbras das contraturas musculares. A contratura é causada por estresse e ou fadiga muscular, e, ao contrário da câimbra, a dor demora muito a passar e permance no local, causando inclusive lesão nos tecidos musculares. Neste caso, o ideal é procurar o médico para evitar lesões permanentes.
De uma maneira geral, para prevenir as câimbras, além do cuidado com a hidratação, devemos evitar pedalar com roupas muito pequenas, que possam atrapalhar nossa circulação; devemos evitar ainda ir além de nossa capacidade nos treinamentos; na véspera dos treinos devemos evitar utilizar alimentos com muitos conservantes e edulcorantes, bem como evitar a utilização de diuréticos com o objetivo de emagrecer, sem orientação médica.
Ainda sobre a prevenção, o ideal é aquecer pedalando de modo progressivo. Eu, por exemplo, quando inicio um treino, procuro colocar uma marcha bem leve e girar numa cadência alta, entre 100 a 120 rpms, por 5 a 10 minutos, dependendo do treino, realizando um aquecimento progressivo. O ideal também é mudar de posição de tempos em tempos na bicicleta, e principalmente, ter a bicicleta muito bem ajustada. Sobre isto já tratamos em outros posts, como este aqui.
E quando a câimbra aparecer durante uma pedalada, o ideal é agir o mais rapidamente possível. O primeiro de tudo é procurar localizar a dor: se ela for na panturrilha, alongue-a esticando como se houvesse um grande peso no seu calcanhar. Você pode fazer isto em cima da bike. Porém, se a dor for muito intensa, pare a bicicleta em um local seguro, apoie o calcanhar no chão e tente segurar o dedão do pé. Se a dor for no quadríceps, a parte da frente da coxa, se você tiver bom equilíbrio, pode permanecer em cima da bike, tirando o pé do pedal (da perna atingida) e, com o auxílio da mão, coloque o calcanhar o mais próximo possível da região do glúteo.
Mas se você for vítima constante de câimbras, ou ainda se, mesmo após o desaparecimento das mesmas, você ainda sentir dores no local, não deixe de consultar um médico!

Passeio do Domingo.

         Iremos amanhã fazer nosso passeio para Serra do Mel, é um trecho bom, tranquilo e dá pra todos irem, que tiver iteresse esta no posto 30 de Setembro saída para Areia Branca até as 5:00hs hora essa que deremos inicio ao passeio.

Trecho: Mossoró/Serra do Mel/Mossoró.
Distância: 54 km 
Nível: intermediário/Alto.
Saída: do Posto 30 de Setembro.
Hora: 05h00min.
Data: Domingo 31/07/11.
  
Levar para esse passeio:

ü  Capacete. (Obrigatório).
ü  Luvas. (Essenciais).
ü  Óculos de Proteção. (Obrigatório)
ü  Tênis ou Sapatilhas. (Obrigatório).
ü  Manguitos e Pernitos (Opcionais).
ü  Blusa e Bermuda ou Calça Ciclista. (Essenciais).
ü  Farol Dianteiro e Luz Traseira. (Obrigatório).
ü  Pneus p/ Asfalto de Preferência Finos e Bem Calibrados, confira a no seu pneu a calibragem máxima de PSI, caso não saiba coloque no máximo 50 PSI. (Opcional).
ü  Kit p/ Remendo e Câmara de Ar Reserva. (Obrigatório)
ü  Fazer Alongamento. (Essencial).
ü  A Bike Bem Regulada. (Principal).
ü  Mochila de Hidratação ou Garrafa de Água.
ü  Alimentos como: Barras de Cereais e Frutas.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Conheça as medalhas de Londres 2012

 


As medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 foram apresentadas no dia 27 de julho para a imprensa do mundo todo. Criadas pelo designer David Watkins, as medalhas têm 85mm de diâmetro e 7mm de espessura, com pesos que variam entre 375 e 400 gramas.

Ao todo, o evento vai distribuir cerca de 2.100 medalhas em 302 cerimônias de premiação em mais de 30 modalidades.

Troféu Brasil de Triathlon será na USP no dia 21 de agosto

 

Fotos de João Pires/Jump
Santiago Ascenço na primeira etapa
O Troféu Brasil de Triathlon tem sequência no mês de agosto, mais precisamente no dia 21, com a realização da segunda etapa da temporada 2011. Após mais de quase quatro meses desde a primeira prova, o principal circuito da modalidade volta a ser atração em São Paulo.
A etapa paulista será na Cidade Universitária de São Paulo, USP, com largada a partir das 8 horas. Santiago Ascenço e Vanessa Gianinni, vencedores da primeira etapa, defendem a liderança da competição entre os profissionais.
As inscrições seguem abertas no site oficial http://www.trofeubrasil.com.br/ atté o dia 14 de agosto.

JUREMAL 26/07/2011.


 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Soul Cycles premiará vencedores do Short Track com quadros.

Os vencedores das seguintes categorias serão premiados com quadros da Soul Cycles:
Soul SL Branco:  1.5 kg – Amadora Master
Soul SL Grafite: 1.5 kg – Amadora Open
Soul SL 300: 1.8 kg – Junior
Soul SL 500: 1.8 kg – Super Master

Regulamento 2011

Briefing virtual sobre a 4ª edição da prova de mountain bike mais dinâmica e charmosa do Brasil

Todos os Campeões

Conheça todos os vencedores das edições anteriores do SR Suntour Short Track

Venha assistir os melhores mountain bikers do Brasil em ação no melhor evento de bicicleta do país, a 4ª edição do SR Suntour Short Track 2011, que acontece no dia 31 de julho, no Bike Park by Officina, na Fazenda São Silvano, em Morungaba (SP). A competição promete pegar fogo entre os mais de 150 atletas oriundos de todos os cantos do Brasil, distribuídos nas 6 categorias: Amador Open; Amador Máster; Junior, Elite Feminino e Elite Masculino e Super Máster. Conheça os resultados de 2010 e todos os campeões da história. O SR Suntour Short Track 2011 tem o patrocínio da SR Suntour, Apoios: CatEye, Prowell e Intac. Mais informações: www.officinabikes.com

Novo Circuito do Short Track 2011

Tour do Rio começa nessa quarta-feira na Barra da Tijuca

O Tour do Rio começa nessa quarta-feira, dia 27 de julho, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ao todo serão cinco etapas com um total de 813km, com término no domingo na Quinta da Boa Vista, na capital fluminense. A prova vai passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras.

Participam da prova, 11 equipes brasileiras e oito estrangeiras que disputam uma premiação de R$ 200 mil.
Atualmente o Brasil ocupa a terceira posição no ranking Pan-Americano o que garante ao país o número máximo permitido de três integrantes na equipe para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Se o Brasil cair para a quarta colocação terá apenas duas vagas.
  Nesta quinta teremos 2 destinos Serra Mossró pra quem quizer encarar uma trilha e Juremal para os que gostam de pedalar no asfalto, faça a sua escolha é pé no pedal.

Destino: _______Serra Mossró.
Distancia: _____  35km.
Saída as: ______ 19:30Hs.
Nível: _________Iniciante/Intermediário.
Data: _________28/07/2011quinta-feira.
Concentração: __ Praça do Rotary.
Chegada as: ___ 22:00hs a 22:30Hs.


Destino: _______Juremal.
Distancia: _____  50km.
Saída as: ______ 19:30Hs.
Nível: _________Iniciante/Intermediário.
Data: _________28/07/2011quinta-feira.
Concentração: __ Praça do Rotary.
Chegada as: ___ 22:00hs a 22:30Hs.




Levar para esse passeio:
ü  Capacete. (Obrigatório).
ü  Luvas. (obrigatorio).
ü  Óculos de Proteção. (Obrigatório)
ü  Tênis ou Sapatilhas. (Obrigatório).
ü  Manguitos e Pernitos (Opcionais).
ü  Blusa e Bermuda ou Calça Ciclista. (obrigatorio).
ü  Farol Dianteiro e Luz Traseira. (Obrigatório).
ü  Pneus p/ Asfalto de Preferência Finos e Bem Calibrados, confira a no seu pneu a calibragem máxima de PSI, caso não saiba coloque no máximo 50 PSI. (Opcional).
ü  Kit p/ Remendo e Câmara de Ar Reserva. (Obrigatório)
ü  Fazer Alongamento. (Essencial).
ü  A Bike Bem Regulada. (Principal).
ü  Mochila de Hidratação ou Garrafa de Água.
ü  Alimentos como: Barras de Cereais e Frutas.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CICLISMO

Caso Contador adiado para Novembro


Caso Contador adiado  - CICLISMO
AFP

O Tribunal Arbitral do Desporto anunciou esta terça-feira o adiamento da análise ao caso de Alberto Contador para Novembro, relativo à Volta a França 2010.

O processo estava marcado para arrancar no início de Agosto mas as partes envolvidas decidiram-se pelo adiamento.
Alberto Contador acusou positivo a Clembuterol na edição do ano passado do Tour, sendo posteriormente absolvido pela Federação Espanhola de Ciclismo, o que motivou a reacção da União Ciclista Internacional.
As datas exactas para a continuação do caso em Novembro vão ser reveladas em breve.
Caso seja condenado pelo TAS, Alberto Contador será suspenso e perde o título da Volta à França de 2010, na qual foi secundado pelo luxemburguês Andy Schleck.

INCLUSÃO

Deficiências físicas não impedem os amantes da bike.
Por Emanuel Menezes.

Duas mãos no guidão, dois pés nos pedais e olhar concentrado. Será que é apenas dessa maneira que a pedalada pode acontecer? Muitos são os que têm provado que não. Seja competindo, como meio de transporte, ou por puro lazer, a bicicleta tem feito parte da vida de muitos deficientes.
Um atleta famoso que sempre pedala forte em todas as trilhas e competições, mesmo com uma perna só, é Alarico Moura, o Alá. Depois de ter uma das pernas amputada há 30 anos é ele foi conhecer o prazer de pedalar e o próprio potencial. Descobriu também que ele poderia ser (e, de fato, é) um grande artista plástico.

As mãos mostraram seu valor e a perna se mostrou mais que suficiente. Alá pedala tão bem (ou até melhor) quanto um ciclista não deficiente. Nem mesmo o acidente que teve há dois anos conseguiu mantê-lo longe da bike por muito tempo. Recuperou-se de maneira surpreendente já participando de competições e mostrando resultados, como foi no caso do Big Biker 2011.
Outro ciclista que tem mostrado seu potencial é Daniel Auer. Devido a um medicamento que sua mãe ingeriu durante a gestação, Daniel nasceu sem as duas mãos, mas já com o amor por esporte e, principalmente, o ciclismo. Aos 12 anos, depois de ter achado uma bike jogada num terreno baldio, o sonho começou a se tornar realidade. Hoje, tem sua bicicleta adaptada às suas necessidades e ele leva sempre suas ferramentas para poder entrar em ação no caso de qualquer imprevisto, principalmente quando a pedalada é de longa distância.

Existem também projetos e produtos voltados para aqueles que querem saltar o obstáculo da deficiência e pedalar. Como é o caso das handbikes que inserem cadeirantes no mundo do ciclismo. A Handvikn é uma marca brasileira, com fábrica em São José dos Campos/ SP, e é uma boa opção pra quem opta pelo produto.
Um projeto fantástico de inclusão de deficientes visuais no mundo da bike é o DV na Trilha. No final de 2004, para comemorar o natal, os grupos Mountain Bike Brasília e Rebas do Cerrado se uniram para apresentar os prazeres da pedalada a um grupo de deficientes visuais. Um grupo de voluntários guiam as tandens (biciclestas duplas), algumas que o projeto conseguiu adquirir ao longo dos anos e outras emprestadas pelos próprios voluntários do DV na Trilha.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

      Neste domingo 24/07 com concentração na praça do mercado de Governador Dix Sept Rosado, uma grande turma loucos por trilhas saíram as 6:00hs com destino a cachoeira de Caripina situada em Felipe Guerra, foi uma grande aventura cortando mato, terra e água, sem falar que Railson Maniçoba nos preparou uma surpresa por novos caminhos e até um segundo banho pra relaxar em um rio, pois o primeiro banho foi de cachoeira e a parada para o almoço que também foi muito agradável, a trilha nesse trecho esta cada vez melhor, desde já fica o convite para os que ainda não conhecem, venha sentir essa emoção.  
 
Em breve o restante das fotos.