sábado, 25 de janeiro de 2014

Cesta de piquenique vira mesa, banquinho e bagageiro de bicicleta

Projeto desenhado por holandeses é multifuncional e deve chegar ao mercado em maio


   Divulgação
Mais do que carregar salgadinhos, sanduíches e bebidas para uma tarde de domingo no parque, a tradicional cesta de piquenique pode ter outras utilidades. Desenvolvida por designers holandeses do escritório Bloon e com previsão de lançamento no mercado em maio, a Springtime é uma cesta desenhada para ter múltiplas funções.
Dividida em dois compartimentos, a cesta é flexível e pode ser acoplada ao suporte traseiro de uma bicicleta, facilitando seu transporte. No local de chegada, ela pode ser reconfigurada para se transformar em uma mesa. Como a parte superior da cesta é acolchoada, seus compartimentos podem ser utilizados como banquinhos – ideal para quem não quer sentar na grama.
   Divulgação

Capacete da bicicleta dobra e pode ser guardado na pasta

Morpher fornece proteção de um capacete comum e será vendido por US$ 79

O capacete é feito de materiais recicláveis (Foto: Divulgação)
Quem usa a bicicleta como transporte nas grandes cidades, não pode abrir mão de itens básicos de segurança, como o capacete. Mas este não é um acessório fácil de guardar ou carregar por aí. Ou pelo menos não era, até a invenção do Morpher.
Na cabeça do ciclista, o Morpher é um capacete comum, que oferece proteção igual aos seus similares. A diferença está na hora de guardar o acessório.  Dobrável, ele cabe até em uma pasta de carregar laptop. 
De acordo com estatísticas citadas pela startup inglesa, 92% dos usuários de bicicletas de Londres não usam capacete, mas 84% acreditam que estão arriscando a sua segurança com essa atitude. E mais: 83% citam a falta de portabilidade como uma razão para não usar um.
 
Depois de ter sido envolvido em um acidente de bicicleta, o empreendedor Jeff Woolf passou dois anos desenvolvendo o Morpher. O capacete é feito de materiais recicláveis e usa um mecanismo de dobra único. O projeto já cumpriu as normas de segurança europeias, ou seja, a sua flexibilidade não interfere negativamente em sua capacidade de proteger os ciclistas.
O projeto foi lançado no site de crowdfunding  Indiegogo e já arrecadou mais de US$ 68 mil, quando a meta era apenas US$ 35 mil. O preço do capacete será de US$ 79, e os fabricantes sugerem que também pode ser usado por skatistas, jogadores de hóquei e outros esportes radicais.

Empresa americana cria terno para ciclistas

Roupa oferece benefícios típicos das roupas esportivas e ainda permite a evaporação do suor

O terno resiste à umidade e ao suor (Foto: Divulgação)







A empresa americana Parker Dusseau, instalada em São Francisco, colocou no mercado um terno inteligente que oferece ao usuário benefícios típicos das roupas esportivas. A ideia é que os homens possam se manter alinhados e já prontos para o trabalho quando decidem ir ao escritório de bicicleta.
Confeccionado com uma lã australiana e com elastano, o terno oferece resistência à umidade e ao esticamento. O revestimento da roupa é de um material que contém ainda mais elastano e é feito com uma tecnologia que atrai o suor da pele e permite que ele evapore. Uma prega na parte de trás do casaco permite aos ciclistas estender completamente os braços sem a resistência oferecida por uma jaqueta comum. Além disso, em cada axila há um zíper discreto que pode ser aberto para uma maior ventilação.
Já as calças têm uma cintura que dá elasticidade ao mesmo tempo em que mantém a camisa presa. A virilha tem um reforço que garante flexibilidade e reduz os danos causados pelo atrito com o selim da bicicleta, enquanto que a perna direita tem uma bainha para evitar que a calça se prenda à correia da bike.
Além do terno, a empresa também oferece camisas sociais para os ciclistas com a mesma tecnologia que permite a evaporação do suor.
Disponíveis em cinza ou azul marinho, a calça do terno custa US$ 245 e o casaco, US$ 485. Já a camisa sai por US$ 145.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Nova blocagem revolucionária recebe aprovação da UCI

Speed Release é mais seguro e mais rápido nas trocas de roda

Marcos Adami / Do Bikemagazine
A Topolino Technologies, uma empresa norte-americana, desenvolveu uma nova maneira de fixar as rodas na bicicleta. A nova blocagem, chamada de Speed Release, tem tudo para revolucionar esse componente nas bikes de competição.
A nova blocagem, chamada de Speed Release
O funcionamento é muito simples. A blocagem, com a alavanca do aperto em forma de borboleta, fica junto ao cubo. Um adaptador (na prática, uma porca) vai presa na extremidade direita do garfo (ou da gancheira traseira). Basta um clique na blocagem e o eixo salta – impulsionado por uma mola – em direção à porca. Basta girar o botão borboleta e travar, da mesma forma como se trava uma blocagem comum.
O sistema é tão prático e seguro que já ganhou a aprovação da UCI para ser usado em competições de pista e de estrada. O peso da blocagem para a roda dianteira é de apenas 140 gramas, já com o adaptador. Uma versão em titânio vai chegar ao mercado posteriormente.
O inventor e presidente da Topolino Technologies Rafa Schlanger está em busca de parceiros para a fabricação em linha do produto. A empresa foi fundada em 1999 na cidade de Bethel, no estado de Connecticut, e tem 30 patentes registradas, todas no segmento ciclístico, e fabrica também rodas de bike em fibra de carbono e kevlar, além de rodas para cadeiras de roda de alta performance.
Mais informações no site da Topolino.
Veja o vídeo

Novo uniforme transparente da Sky provoca queimaduras de sol em Chris Froome

O skinsuit produzido pela marca Rapha, apesar da tecnologia que garante resfriamento e evaporação total do suor, não tem nenhum tipo de proteção solar, conforme constatou, dolorosamente, o campeão do Tour de France do ano passado

Do Bikemagazine
Fotos: Reprodução
Há poucas semanas Chris Froome (Sky) postou uma foto com um novo uniforme Rapha, tipo uma segunda pele, de tecido muito fino. Pois dias depois, uma nova imagem tem provocado muita polêmica e comentários nas redes sociais.
Froome, depois de uma pedalada sob sol forte, queimou-se pra valer. Pelo jeito, apesar das qualidades que permitem um resfriamento e a evaporação total do suor, além da ação anti- bacteriana, a skinsuit não tem nenhum tipo de proteção solar.
Quem tirou a foto e postou no Twitter foi sua companheira, Michelle Cound, que escreveu: “The danger with wearing mesh jerseys”.
Froome, pelo jeito, vai começar a temporada “descascado”. A Sky, por sua vez, terá de repensar o uso desse skinsuit e a Rapha, prontamente, já anunciou que vai trabalhar para melhorar a segunda pele.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Retrovisor garante ao motorista visão das bikes no rack de teto

Roofscope vai fixado no capô de qualquer veículo e deixa o monitoramento mais fácil

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Uma empresa britânica desenvolveu um retrovisor que dá ao motorista uma visão perfeita das bicicletas no rack de teto no carro.
O nome do equipamento é Roofscope. Trata-se de um espelho que fica em um suporte que por sua vez se prende ao capô do carro por meio de ventosas. Com ele, o motorista pode monitorar se as bicicletas estão firmes e também evita acidentes ao passar em lugares com limitação de altura.
O Roofscope pode ser instalado em qualquer veículo e garante uma visão perfeito das bikes.
O produto já está à venda no Reino Unido pelo equivalente a US$ 32 e tem garantia vitalícia
Saiba mais em www.roofscope.co.uk

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Schwinn lança nos EUA navegador GPS de US$ 60

Aparelho se comunica com o smartphone e mostra o caminho por luzes e voz

O CycleNav é um aparelho que vai fixado no guidão e conversa com o smarthphone via Bluethoot
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A norte-americana Schwinn, uma das mais antigas fabricantes de bicicleta no mundo, apresentou no início de janeiro um aplicativo para smartphones que vai facilitar a vida dos ciclistas.
O CycleNav é um aparelho que vai fixado no guidão e que conversa com o smarthphone via Bluethooth.
O ciclista digita o endereço onde quer ir, o telefone mostra na tela algumas opções de roteiro e, após feita a escolha, o telefone pode ser guardado no bolso da camisa ou na mochila.
A navegação até o destino final será feita pelo CycleNav que vai apontar o caminho por meio de luzes (frente, direita ou esquerda) e também por voz. O aparelho tem também uma luz branca que serve de lanterna.
O CycleNav tem bateria recarregável com duração de até 10 horas. Por enquanto o aparelho está disponível para usuários do sistema iOS (iPhone) e Android e faz a navegação em qualquer lugar (somente) dos Estados Unidos.
O preço é de US$ nos EUA e inclui o suporte para fixação no guidão.
VEJA VÍDEO
Saiba mais aqui