sábado, 15 de setembro de 2012

CICLISTAS MAIS EXPERIENTES PRECISAM DA "CADÊNCIA IDEAL"?


Há inúmeras publicações indicando a “cadencia ideal” para os ciclistas obterem o melhor desempenho. São números que oscilam entre 90-100 rpm em percursos planos e 70-80 rpm em subidas. Apesar disso, um grupo de pesquisadores Suíços resolveu investigar este assunto questionando se esta recomendação corresponde ao que os atletas mais experientes possuem como padrão. Será que existem divergências destes números para este grupo de atletas? Eles realizam algo muito diferente do que é recomendado? 
Para isso tiveram como ponto de partida que a “cadencia ideal”seria aquela em que os ciclistas tivessem a melhor eficiencia durante os testes. Os pesquisadores analisaram os atletas pedalando com as mesmas sobrecargas externas em subidas e em trechos planos, mudando apenas a cadência. 
Em cada teste foram coletadas amostras sanguineas de lactato, considerado um indicador fisiológico, pois eles imaginaram existir uma relação de causa-efeito. A hipótese era que se as concentrações de lactato sanguineo aumentassem significativamente numa situação em que a única mudança seria a cadencia o “custo fisiológico” seria maior e a eficiência menor. 
O principal objetivo do estudo foi comparar os ciclistas pedalando com a cadência que eles estavam habituados com o que é prescrito por diversos estudos como "ideal”. Sete ciclistas que pedalavam há pelo menos 8-10 anos participaram deste estudo, uma amostra pequena, porém o suficiente para uma primeira análise. Os resultados mostraram que este grupo de atletas mais experientes possuem um padrão muito semelhante ao que já é recomendado. Quando pedalaram "livremente", podendo escolher a cadencia que eles estavam habituados, os valores médios mensurados ficaram entre 82,1 ± 11,1 rpme 89,3 ± 10,6 rpm, respectivamente durante a pedalada em subida e nos trechos planos. Também não existiu diferença significativa quando foram analisados os valores de lactato sanquíneo nas diferentes situações.
Como conclusão os pesquisadores indicam que estes resultados podem ser transferridos para a maioria dos ciclistas. Há a tendencia, com o passar dos anos e a maior experiencia, que o próprio atleta reequilibre a sua maneira de pedalar buscando maior eficiencia e desempenho.
I AM SPECIALIZED

MALTODEXTRINA É TUDO IGUAL?


Na nutrição esportiva há muitas dúvidas quanto à alguns suplementos. Porém, não há dúvidas de que a suplementação com carboidratos melhora o rendimento e, por conta disso, suplementos à base de maltodextrina são amplamente consumidos por atletas de diferentes modalidades. Importante lembrar que nem sempre os atletas preparam as bebidas com a quantidade que é recomendada  (6-8 gramas por 100 ml de água), há quem tolere maior concentração sem nenhum prejuízo para o sistema digestório.  Mas, será que é só a concentração de maltodextrina que interfere no rendimento? Maltodextrina é tudo igual?

Eu diria que não, maltodextrina não é tudo igual, e não é só a quantidade em gramas por 100 ml que faz diferença durante treinos e provas. Quem tiver curiosidade vale a pena investigar o que tem no suplemento que está acostumado a ingerir e compara-lo com outras opções disponíveis no mercado. Por que eu falo isso? Porque há suplementos que são maltodextrina pura e há outros com adição de sódio e potássio (e algumas vezes de outros micronutrientes). E ter os micronutrientes faz diferença? Sim, faz diferença porque durante provas e treinos temos perda de sais minerais (sódio em especial) e não repor tais sais pode, em casos extremos, gerar hiponatremia. Além disso, a presença de sódio no suplemento facilita a absorção da glicose, o que é fundamental para o rendimento esportivo. Repor micronutrientes é essencial também para prevenir cãibras e a melhor forma de se obtê-los é através desse tipo de suplemento. Um bom exemplo desse tipo de produto são os isotônicos, eles contém maltodextrina, sacarose e alguns micronutrientes, até por esta razão tem um leve sabor salgado.
Portanto, vale pesquisar na hora de comprar a sua maltodextrina. Há ótimas opções por preços bastante acessíveis. Para quem faz uso apenas desse suplemento (sem isotônicos ou saches de gel) durante treinos ou provas, a dica é ainda mais importante. Mas, para quem ingere também isotônicos e saches de gel a preocupação com os micronutrientes é menor, porque ambos os produtos possuem os chamados “sais minerais”. Em todo caso, olhar as informações nutricionais é sempre bom para conhecer aquilo que você está consumindo.
Milena M Pires

Aro 29 da Califórnia vence Eurobike Award na categoria mountain bike


Niner Air 29 RDO “anda como um sonho”, segundo júri especializado da feira realizada na Alemanha

A bike da empresa Niner, especializada em aro 29
Uma aro 29 fabricada na Califórnia (EUA) venceu a edição 2012 Eurobike Award. A Niner Air 9 RDO, segundo o júri especializado, “anda como um sonho”.
A bike da empresa Niner, especializada em aro 29, tem como destaque o peso do quadro de carbono, de 1.125 gramas, cerca de 500 gramas mais leve do que sua antecessora.

Para reduzir o peso, a fabricante optou por diminuir o diâmetro dos tubos e utilizar movimento central PF BB30. Os cabos são embutidos no quadro, assim como o suporte do freio a disco traseiro.
A feira Eurobike foi realizada entre os dias 29 de agosto a 1 de setembro em Friedrichshafen, na Alemanha.
Saiba mais sobre a bike em www.ninerbikes.com/air9rdo

CamOne Tec grava em Full HD e é capaz de transmitir pedaladas ao vivo


Lançamento de empresa alemã vai contar com módulo wi-fi que permitirá controlar a câmera pelo smartphone

A empresa alemã CamOneTec acaba de colocar no mercado uma câmera ideal para quem pratica esportes e deseja registrar todos os seus movimentos. A CamOne Tec grava 30 frames por segundo em Full HD 1080p, além de contar com funções que permitem que a gravação seja acompanhada ao vivo.
Entre as novidades está o menu intuitivo multilingue, o sistema easy button, que garante simplificar ações como tirar uma foto ou começar uma gravação e a fácil troca de lentes.
Um módulo wi-fi, que deverá ser lançado em breve, vai permitir controlar a câmera pelo smartphone. O módulo também vai funcionar como um ponto de acesso e será possível utilizá-lo mesmo nos mais remotos lugares.
Dados técnicos
Tamanho: 49 x 42 x 34 mm
Peso: 77g
Resolução: 1920 x vídeo pixels 1080; Foto 5MPix
FPS: 30 / 60fps
Tela: 1,5 “/ 38,1 mm TFT
Memória: 2x <= 32GB SDHC Micro SD Card
Bateria: LiPo 800mAh
Remoto: 2.4GHz Bi-Direcional (opcional, Wi-Fi))
AV-Out: sim / live
HDMI: sim / live
USB: 2.0 Mini USB
Funções: Vídeo, Photo Time Lapse, Foto, Serial
Veja vídeo promocional