sábado, 15 de setembro de 2012

MALTODEXTRINA É TUDO IGUAL?


Na nutrição esportiva há muitas dúvidas quanto à alguns suplementos. Porém, não há dúvidas de que a suplementação com carboidratos melhora o rendimento e, por conta disso, suplementos à base de maltodextrina são amplamente consumidos por atletas de diferentes modalidades. Importante lembrar que nem sempre os atletas preparam as bebidas com a quantidade que é recomendada  (6-8 gramas por 100 ml de água), há quem tolere maior concentração sem nenhum prejuízo para o sistema digestório.  Mas, será que é só a concentração de maltodextrina que interfere no rendimento? Maltodextrina é tudo igual?

Eu diria que não, maltodextrina não é tudo igual, e não é só a quantidade em gramas por 100 ml que faz diferença durante treinos e provas. Quem tiver curiosidade vale a pena investigar o que tem no suplemento que está acostumado a ingerir e compara-lo com outras opções disponíveis no mercado. Por que eu falo isso? Porque há suplementos que são maltodextrina pura e há outros com adição de sódio e potássio (e algumas vezes de outros micronutrientes). E ter os micronutrientes faz diferença? Sim, faz diferença porque durante provas e treinos temos perda de sais minerais (sódio em especial) e não repor tais sais pode, em casos extremos, gerar hiponatremia. Além disso, a presença de sódio no suplemento facilita a absorção da glicose, o que é fundamental para o rendimento esportivo. Repor micronutrientes é essencial também para prevenir cãibras e a melhor forma de se obtê-los é através desse tipo de suplemento. Um bom exemplo desse tipo de produto são os isotônicos, eles contém maltodextrina, sacarose e alguns micronutrientes, até por esta razão tem um leve sabor salgado.
Portanto, vale pesquisar na hora de comprar a sua maltodextrina. Há ótimas opções por preços bastante acessíveis. Para quem faz uso apenas desse suplemento (sem isotônicos ou saches de gel) durante treinos ou provas, a dica é ainda mais importante. Mas, para quem ingere também isotônicos e saches de gel a preocupação com os micronutrientes é menor, porque ambos os produtos possuem os chamados “sais minerais”. Em todo caso, olhar as informações nutricionais é sempre bom para conhecer aquilo que você está consumindo.
Milena M Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário