quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Repouso X Rendimento

Preparador dá dicas para chegar bem no dia da prova importante
Publicado em 21 de dezembro de 2011 às 22:17
Por Emanuel Menezes.
Na semana das competições importantes é comum nos preocuparmos em diminuir a carga de treinamento para que o corpo chegue descansado e recuperado, ou seja, o tradicional “cheio de gás” no dia da prova.
Se você não faz isto, pode passar a fazer, pois é assim que deveria ser durante um período de uma a duas semanas antes das principais provas (provas-alvo), o que nós treinadores chamamos de semanas de polimento ou pré-competitivas.
Porém, além de cuidar do descanso do seu corpo do pescoço para baixo, por causa dos recentes estudos que procuram entender a relação entre a mente (cérebro) e o corpo, é melhor atentar-se também para o cuidado com o descanso mental.
Pesquisadores da Universidade de Bangor, no país de Gales, fizeram um estudo para ver o efeito da fadiga mental sobre o rendimento em exercício, onde os voluntários faziam o mesmo teste de ciclismo em duas condições, sendo uma com e outra sem fadiga mental.
Na condição de fadiga mental eles faziam 90 minutos de tarefas cognitivas que exigiam de sua atenção e inteligência, e depois destas tarefas, pedalavam a 80% da sua capacidade máxima até a exaustão. A diferença da condição sem fadiga mental foi que os voluntários assistiam um documentário neutro e que não causava fadiga mental.
Os voluntários tinham um tempo menor para atingir a exaustão, ou seja, conseguiam pedalar menos tempo do que quando pedalavam sem a fadiga mental e, além disto, sentiam que estavam se esforçando mais para fazer o mesmo exercício.
Em outro estudo desta universidade, com o auxílio de mais outras duas também localizadas no Reino Unido, os pesquisadores buscaram ver o efeito de uma noite sem dormir sobre a capacidade de exercício. Também encontraram que uma noite mal dormida diminuiu a capacidade de exercício, pois nesta condição os voluntários da pesquisa percorreram uma menor distância em 30 minutos de exercício do que quando tinham dormido normalmente, como por exemplo, em torno de oito horas por noite.
Outros estudos demonstram que para recuperar totalmente a noite de sono perdida são necessários em torno de dois dias de bom e longo repouso, mesmo que depois de uma noite bem dormida posterior a noite sem repouso, pareça que nós estejamos recuperados pela sensação de diminuição da sonolência.
Também é interessante apontar que em todas as pesquisas citadas acima não houve mudanças fisiológicas, ou seja, as fontes de energia, a hidratação e a função muscular eram as mesmas em todas as condições e não sofriam alteração na maneira de como se comportavam durante os testes em nenhuma condição. Isto é uma informação importante porque demonstra que a causa da queda de rendimento no exercício teve origem no sistema nervoso central, ou seja, de origem mental.
Frente a todas essas informações, o que na prática devemos levar em consideração é o seguinte:
1º) Nada de fazer aquela “baladinha” na noite de sexta se a competição vai ser no domingo, pois a noite de sábado para domingo não vai recuperar completamente as suas funções cognitivas e a capacidade de rendimento;
2º) Não fique estudando intensamente, como por exemplo, para o vestibular, ou faça trabalho que use sua inteligência, memória e atenção nos dias que precedem, e principalmente no dia anterior, à sua principal corrida no ano. Tente se programar para fazer isto antes, para ter os dias anteriores a prova para descansar. Traçar estratégias de corrida com seu técnico ou companheiros de equipe até tarde no dia anterior a competição também não é uma boa conduta;
3°) Se por acaso você esquecer estas dicas ou por qualquer outro motivo você cansar sua mente por tarefa cognitiva ou privação de sono, uma alternativa é tirar uma soneca de 30 minutos algumas horas antes da corrida, em um lugar tranquilo e confortável. Isto não vai trazer de volta a sua capacidade de rendimento, porém segundo alguns estudos, essa estratégia vai ajudar a melhorar sua capacidade mental e diminuir a sonolência, possibilitando que você fique mais atento na corrida e ao que acontece nela, o que é extremamente importante quando se está dentro de um pelotão ou em uma trilha mais agressiva.
Seguindo estas dicas, principalmente as duas primeiras, você tem grande probabilidade de conseguir um bom rendimento obtendo o melhor do que você conquistou com o seu treinamento físico.
Agradecimento ao professor Dr. Fábio Yuzo Nakamura, docente de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina pela elaboração conjunta da idéia e sugestões ao texto.
José Luiz Dantas
Mestrando em educação Física, Bacharel em Treinamento em Esportes e Preparador Físico de Ciclistas amadores e profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário