quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cicloturismo pelas praias do Ceara.

Por: Porfirio e Veronica.

Realizamos agora em 15, 16 e 17 de Abril uma viagem de cicloturismo de Tibau a Fortaleza, Beach Park, pela areia das praias cearenses, sempre pedalando na baixa maré.

Bicicletas prontas, revisadas, paralama traseiro, bagageiro, alforges, ferramentas etc.

15 Abril, sexta feira, 05:30 - Fizemos Tibau a Canoa Quebrada, dias escolhidos em função da tabua de maré, no caso, maré seca pela manha, um percurso que já fizemos varias vezes, e que sempre é bom voltar esta famosa praia cearense, foram 80 km tranqüilo sempre parando para água de coco, fotos, praias que lembro: Melancia, Tremembé, Icapui, redonda, ponta grossa,  ritirinho, quixaba, Marjolandia;  chegamos a Canoa por volta de onze horas, nos instalamos na Pousada Canoa Quebrada, uma grande piscina, com trampolim e tudo, não é podia deixar de ser, proprietário é um gringo Italiano; tarde inteira para relaxar, retirar o sal das bikes, lubrificar etc. A noite, jantar na Broadway, muitas massas e dormir cedo.

16 Abri,l sábado, 06:30 - Fizemos Canoa a Praia das Fontes, percurso novo, seguimos para o grande rio do ceara, Jaguaribe, pedalamos pela estrada dos big catavento de energia eólica, maré ainda estava um pouco cheia; passamos pelo Jaguaribe num barquinho a motor, pequeno, chegamos a Cidade de Fortim, seguimos, 15 km asfalto ate a praia de Parajura para descermos para areia, uffa ate que enfim estávamos longe dos carros; praias que lembro: Parajuru, Prainha do canto verde, uruau, sucatinga; chegando a praia das fontes por volta do meio dia, como estávamos no período de chuvas, presenciamos o grande espetáculo desta praia, as fontes, foram mais de dez fontes jorrando água para praia, um show; chegamos ao restaurante do Pedro, pedimos um peixe inteiro na telha, literalmente, uma delicia... bicicleta limpa, seguimos para o hotel Coliseum, chegar ao hotel de bike é diferente, o atendente pergunta pelo carro, indaga da bicicleta, diz que não acredita, é uma comedia, divertido, instalado no hotel, ao ver o big piscina, 70 metros de comprimento, corremos para ela e ficamos de ‘’ molho’’ , uma hora na água, a noite jantamos regado a champanhe, brindamos ‘’ ene ‘’ vezes as praias, as bikes, a vida simples em cima uma bicicleta.

17 Abril, domingo, 07:00 - Fizemos Praia das fontes a Beach Park. Percurso com mais rios para atravessar, praias longínquas, praias que lembro: Barra nova, Águas Belas, Caponga, Batoque, Iguape, pedalar ao lado da Companheira é muito prazeroso, foi uma pedalada cadenciada, no nosso ritmo, com o sol encoberto, de Iguape para o Beach Park  pegamos um grande vento nos empurrando, aquele vento antes da chuva chegar, para terminar a empreitada, colocamos uma velocidade maior, 30 km/hora,’’ flutuando ‘’ na parte molhada da praia, chegamos ao meio dia, completamente coberto de areia fina da praia. É muito prazeroso, projetamos, estudamos nos mapas, perguntamos e realizamos, agradeço a Deus e minha companheira por estes bons momentos de turismo e pedaladas.