sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SAÚDE.



HIDRATAÇÃO DURANTE O EXERCÍCIO
A maioria dos praticantes de atividade física e/ou atletas não consome líquidos em quantidades suficientes durante o exercício e se desidratam. A desidratação severa pode ser risco de vida para o atleta e mesmo uma pequena desidratação pode diminuir o seu desempenho. Isso pode ser ainda mais grave no verão, quando as temperaturas estão bem elevadas e a sudorese é maior, contribuindo para uma grande perda de peso durante o exercício.
Porque se preocupar com a hidratação durante o exercício?
A desidratação pode acarretar em algumas conseqüências fisiológicas em nosso organismo, entre elas:
1. Aumento dos batimentos cardíacos;
2. Diminuição do fluxo sanguíneo – comprometendo assim o fornecimento de oxigênio e substrato energético para os músculos em trabalho;
3. Aumenta a temperatura corporal – maior risco de se desenvolver o quadro de hipertermia;
4. E, logicamente, diminui o desempenho.
Para que isso não aconteça, aqui estão algumas dicas para você se manter bem hidratado durante o exercício:
1. Conheça a sua perda de líquidos durante o exercício. Se pese antes e após o exercício e verifique o seu consumo de líquidos. Para cada quilo de peso perdido durante o exercício você deve consumir cerca de 1,5 litros de líquidos após o término do mesmo!
2. O seu organismo pode se adaptar a ingerir um volume maior de líquidos. Portanto durante os seus treinos, procure aumentar o seu consumo de líquidos mesmo que você não esteja com sede!!
3. Use um alarme ou peça para o seu treinador ou equipe te lembrar que está na hora de ingerir líquidos!
4. Tenha sempre os líquidos em lugares estratégicos que sejam de fácil acesso para você!
5. Experimente vários sabores de bebidas esportivas durante os seus treinos para saber qual delas você melhor se adapta!
6. Beba pequenos volumes (150 – 300 ml) em intervalos freqüentes (a cada 15/20 minutos) para minimizar eventuais desconfortos gastrointestinais;
7. Escolha a bebida esportiva porque ela contém carboidrato (ajuda no seu desempenho) e sódio (para ajudar a manter o balanço hídrico do organismo).
IMPORTANTE
Passe a ter a preocupação de se pesar antes e após os seus treinos para observar o quanto de líquidos foi perdido durante o treinamento. Faça isso em diferentes condições climáticas. Desse modo você consegue programar sua hidratação de forma mais precisa.
Lembre-se de que para cada 1 kg perdido durante o exercício é necessário repor 1,5 L após o término da atividade, em um período de até 6 horas.
ALGUNS TIPOS DE BEBIDAS E A SUA RELAÇÃO COM A HIDRATAÇÃO
Refrigerantes

Os refrigerantes são considerados alimentos de “calorias vazias”, pois possuem apenas calorias e água na sua composição, não fornecendo nenhum nutriente a mais para o corpo. Além disso, são bebidas gaseificadas, o que pode causar desconfortos intestinais e tem uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação.
Bebidas energéticas

São bebidas que contém cafeína, uma substância estimulante, grande quantidade de açúcar, por isso, o nome energético, devido a energia proveniente do açúcar, além de aminoácidos e vitaminas, entre outras substâncias. Devem ser consumidas com moderação e não com a finalidade de hidratação, pois a combinação açúcar e cafeína auxiliam na eliminação de água devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede.
Bebidas isotônicas

São soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo. São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon etc. Podem ser consumidos por praticantes de atividade física, mas gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto industrializado.
Água de coco

Líquido riquíssimo porque contém muitos nutrientes. É considerado um isotônico natural já que apresenta vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e eletrólitos, perdidos em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário