quarta-feira, 31 de julho de 2013

Como o “escocês voador” Graeme Obree planeja quebrar novo recorde

Campeão olímpico e inventor, o ciclista cuja história virou filme, quer voar novamente. Desta vez, vai tentar superar marca de velocidade de canandense durante evento em setembro, nos Estados Unidos

Fotos de divulgação
Graeme Obree vai pilotar seu projeto, chamado de Beastie, para quebrar recorde
Graeme Obree, o “escocês voador”, campeão olímpico que ganhou, inclusive, um filme sobre a sua trajetória, lançado em 2006, quer voltar a chamar a atenção do mundo. Seu objetivo, agora, é quebrar o recorde de velocidade terrestre de tração humana. Obree, de 47 anos, vai tentar o feito durante o World Human Powered Speed Challenge, entre 9 e 14 de setembro, em Nevada, nos EUA.
Invenção é estrutura de aço e fibra de vidro feita a partir de material reciclado
O ciclista inventor vai pilotar seu projeto, chamado de Beastie, uma estrutura de aço e fibra de vidro feita a partir de material reciclado de sua cozinha com a frente arredondada. O corpo fica de bruços, com os pés posicionados a 6 centímetros do chão. O recorde atual para a modalidade é do canandense Sam Whittingham, de 133 km/h, de 2009. Obree garante que poderá chegar aos 167 km/h com sua invenção, testada em junho no aeroporto de Prestwick.
Veja vídeo do teste
Essa não é a primeira vez que Obree inventa uma máquina para entrar no livro dos recordes. Em 1993, quando quebrou o recorde mundial de velocidade por hora em um velódromo na Noruega, pedalou uma bicicleta montada por ele na qual os braços iam dobrados ao lado do corpo, chamada de Old Faithful. Mas, na época, a UCI proibiu tal postura aerodinâmica e ele acabou perdendo o recorde.
Apesar de ter chamado atenção e conquistado várias vitórias no ciclismo amador, a carreira profissional de Obree não decolou. O ex-ciclista alega que, por causa de sua recusa em usar doping, perdeu muitas chances. Ele lutou contra a depressão e o transtorno bipolar e tentou o suicídio várias vezes, segundo conta em sua autobiografia, intitulada “The Flying Scotsman”, que serviu de base para o filme de mesmo nome sobre sua vida, estrelado por Johnny Lee Miller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário