Ulisses Dupas ensina a montar 3 opções de kit de acordo com preferências e necessidades. Dupas é mecânico de bikes há 26 anos e um dos poucos especialistas em suspensões e amortecedores de bicicletas no Brasil
O Bikemagazine conversou com Ulisses Dupas (foto abaixo) e elaborou sugestões de kits de ferramentas para ciclistas. Dupas é mecânico de bikes há 26 anos e um dos poucos especialistas em suspensões e amortecedores de bicicletas no Brasil.
Montamos três kits de ferramentas de acordo com o nível de aptidão mecânica do ciclista. O primeiro kit é bem básico e traz os itens necessários para uma pedalada tranquila e suficiente para sobreviver a pneus furados e imprevistos mais simples.
Para quem gosta de mexer na bike em casa, Dupas sugere um kit intermediário, com ferramentas mais específicas. Já para os bikers com talento de mecânico, o profissional indica algumas ferramentas que não podem faltar para os mais habilidosos.
Quem é apaixonado por mecânica e tem disponibilidade de espaço, vale a pena investir numa bancada com morsa, ferramentas elétricas como esmeril e furadeira, arco de serra, compressor e até numa máquina de solda.
“Procure sempre adquirir ferramentas de boa qualidade. O investimento vale a pena, pois elas vão durar bastante”, afirma Dupas.
Muitas ferramentas e produtos indicados por Dupas podem ser adquiridos nas boas bike shops. Muita coisa pode ser comprada em comércios de máquinas e ferramentas.
Existem fabricantes de ferramentas específicas para bicicletas. Uma das mais famosas é a marca norte-americana Park Tool, que pode ser encontrada no Brasil no sitewww.globalesporte.com.
Ulisses Dupas ensina: “Procure manter sua oficina sempre limpa, bem organizada e iluminada”.
BÁSICO
- Bolsa de selim – Escolha o tamanho que comporte pelo menos duas câmaras de ar. Quem usa pneus tubeless deve levar pelo menos uma câmara de ar.
- Canivete de chaves Allen – Também conhecida como Multitool ou Multiferramenta, essa ferramenta é obrigatória para todo ciclista. Além de várias chaves Allen, algumas trazem também Philips, fenda e chave Torqx. Outras mais completas trazem também chave de raios e chave de corrente. Escolha uma de boa qualidade, que não quebre. Dê preferência às feitas de inox, pois não enferrujam.
- Espátula resistente – É interessante fazer um teste em casa para ver se ela aguenta o tranco na desmontagem e montagem dos pneus que você usa.
- Kit de cola, remendo, lixa – Existem kits prontos, ou pode-se comprar separadamente. Dica: verifique periodicamente o estado da cola, pois com o tempo elas evaporam e ressecam.
INTERMEDIÁRIO
- Chave de pedal – Quanto maior o cabo, mais fácil será a remoção dos pedais
- Limpador de corrente – Perfeito para limpar a corrente sem fazer sujeira. Basta adicionar o desengraxante e girar o pedal.
- Jogo completo de chaves Allen – Pode ser adquirido em lojas de ferramentas profissionais. Procure comprar de boa qualidade
- Chave de corrente – As profissionais têm o cabo longo para facilitar. Os modelos compactos podem ser levados na bolsa de selim
- Chave de raios – Existem dos mais variados modelos e formatos
- Chave inglesa – Tamanho médio. Pode ser comprada em lojas de ferramentas
- Bomba de suspensão – Facilita a vida do biker na hora de fazer o ajuste da suspensão e amortecedor traseiro. São encontradas em boas bike shops e variam de preço conforme a qualidade.
- Torquímetro – Indispensável na hora de apertar componentes delicados de carbono. São vendidos nas boas bike shops e lojas de ferramentas. Variam de preço conforme a qualidade.
- Extrator de cassete – Fundamental para quem gosta de uma limpeza completa na bike.
- Medidor de desgaste da corrente – Perfeito para acompanhar o estado da corrente.
- Selante – Quem usa pneus tubeless precisa estar de olho no estado do selante, pois ele evapora.
- Kit de remendo para tubeless – Quando o selante não tapa um furo, a saída é usar esse kit e fazer o reparo do pneu.
AVANÇADO
- Chaves para cone (a porca interna) dos cubos de 13 a 19mm – Para desmontar apertar e desmontar o eixo das rodas
- Cavalete – Indispensável para fazer a manutenção com conforto e segurança. Existem modelos com pedestal (tripé) ou para fixação na parede.
- Sangrador de Freio – Custam relativamente caro. Tem que adquirir o modelo certo para os freios de sua bike
- Extrator de pedivela – Para fazer a limpeza e lubrificação dos eixos
- Jogos de chaves fixa – De 8 a 17mm .Para uso geral
- Chave Allen de 8mm com cabo longo – Serve para soltar o parafuso de alguns modelos de pedivela, que deve ser retirado posteriormente com o extrator.
- Chave inglesa grande – Para trabalhar em conjunto com o extrator do cassete ou do movimento central.
- Sacador de movimento central – Veja qual é o correto para sua bike. Existe o Hollowtech II da Shimano, GXP da Truvativ e o de cartucho selado (mais antigo).
- Chave para caixa de direção Head Set – Usado nas bikes mais antigas
- Chaves de boca de tamanhos diversos, podem ser com cabeça fixa ou combinada
LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO
Além das ferramentas, a lista avançada deve incluir também alguns produtos para limpeza e lubrificação. Ulisses Dupas sugere:
- Graxa de teflon Finish Line – Para usar em rolamentos, caixa de direção, caixa de centro, rodas, esferas, contato do canote de alumínio, rosca do pedal etc.
- Silicone em aerosol – Lubrifica e protege componentes externos, molas externas, partes internas do Rapid Fire, sob o canote, tirar barulhos, lubrificar os parafusos da mesa, parafusos de suspensão traseira, links etc
- Desengraxante – Prefira os cítricos e biodegradáveis que não contaminam o solo como o Muc Off, Finish Line e Pedro´s.
- Desengripante – Serve para soltar parafusos travados e oxidados. Existe o nacional UltraLube e o importado da Finish Line. Importante: esse tipo de óleo não deve ser usado para lubrificar a corrente.
- Lubrificante de corrente – O mercado oferece várias marcas. As mais comuns são Finish Line, Squirt, Muc Off e Pedro’s.
- Graxa tipo Slick Honey – Feita à base de cera de abelhas, essa graxa repele a água e é imbatível na lubrificação de cabos e também nos retentores (O’Rings) de suspensão e amortecedores.
- Óleo de freio – Verificar qual é o tipo utilizado em seu freio. A Magura usa fluido mineral da própria marca e não é compatível com o mineral da Shimano. Nos freios com fluidos do tipo DOT, observar o tipo de DOT recomendado e seguir rigidamente a indicação do fabricante.
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