Há uma forma de selim para cada corpo. Não é o formato do selim que
dá mais conforto, mas como ele acomoda os ísquios e a musculatura das nádegas.
· Homens e mulheres têm ossatura de bacia e nádegas diferentes, portanto
precisam selins específicos. Isto não descarta que um selim masculino não funcione
bem para uma mulher ou vice versa.
· Experimente vários selins diferentes antes de optar pelo seu. Não há
uma fórmula para chegar ao formato correto do selim a não ser por tentativa. Não descarte
experimentar qualquer selim, mesmo aquele que é fino e parece desconfortável.
As aparências enganam.
PEDIVELA
· Selins mais largos são mais apropriados para pequenos percursos e
pouco tempo de pedal, mas são desconfortáveis para um pedalar mais agressivo e
muito tempo sobre a bicicleta.
Formato do selim:
O tipo de uso e o tempo que o ciclista fica sentado no selim determinam o
Formato do selim:
O tipo de uso e o tempo que o ciclista fica sentado no selim determinam o
formato deste.
É importante que o desenho da parte de cima do selim dê apoio mais para os
É importante que o desenho da parte de cima do selim dê apoio mais para os
ísquios, o que evita problemas de pressão e conseqüente dormência na genitália.
É conveniente haver um sistema de amortecimento de impactos como
É conveniente haver um sistema de amortecimento de impactos como
espuma, gel, elastômeros, molas ou outros. Profissionais usam selim duro
essencialmente porque estes são mais leves.
Tipo de selim e uso:
Tipo de selim e uso:
· selim largo: uso urbano - distâncias curtas; pouco tempo sentado; ruas pavimentadas
· selim muito largo: mulheres, gordos, bacia larga; distâncias curtas; pouco tempo sentado
· selim médio: médias distâncias, mulheres, bacia larga
· selim fino: condução esportiva
Amortecimento do selim:
Amortecimento do selim:
· espuma: amortecimento básico, apropriado para esporte porque mantém
boa sensibilidade das reações da bicicleta e é leve
· gel: bom para iniciantes; podem ser muito moles e gelatinosos o que
rouba a sensibilidade das reações da bicicleta
· molas: podem emprestar muito conforto, mas o ciclista fica meio solto no
ar, sambando sobre o selim; é pesado
· elastômeros: suavizam impactos sem roubar muito da
sensibilidade; é bem mais leve que mola
· estrutura deformante: oferece pequena diferença, mas ajuda bem; é leve
· outros: há vários outros sistemas de absorção de choques, mas os bons
costumam ser muito caros. PEDIVELA
O comprimento da pedivela é mensurado a partir do centro do local de
encaixe do eixo do pedal até o centro do eixo do movimento central da bicicleta.
Existem no mercado pedivelas de várias medidas. A escolha da pedivela
Existem no mercado pedivelas de várias medidas. A escolha da pedivela
correta dependerá do comprimento da perna do ciclista e da modalidade
de esporte envolvido:
· Nos pedivelas para ciclismo (speed) as medidas encontradas são:
165 / 167.5 / 170 / 172.5 /175 /177.5 / 180 mm
· Na maioria das Mountain Bikes as medidas são 170 ou 175 mm
Sugerimos a seguinte tabela básica para a escolha da pedivela mais adequada,
Sugerimos a seguinte tabela básica para a escolha da pedivela mais adequada,
lembrando
que a melhor escolha será sempre a busca de ajuda profissional: Medida do cavalo Pedivela de (speed) Mountain Bike
centímetros (cm) Milímetros (mm) Milímetros (mm)
menor que 74 165 ou 167,5 170
74 a 81 170 175menor que 74 165 ou 167,5 170
82 a 86 172,2 175
maior que 86 175 180
As diferentes medidas de comprimento e ângulo de mesas existentes no mercado permitem "afinar" o ajuste do ciclista na bicicleta. Por exemplo, uma mesa mais longa, com ângulo próximo a 0º projeta o corpo do ciclista mais à frente e mais para baixo, melhorando a aerodinâmica. Uma mesa mais curta, com ângulo em torno de 30º permite o uso da bicicleta com o tronco mais ereto.
A medida da mesa é feita do centro do diâmetro onde se caixa o guidão (a) até o centro do diâmetro onde se encaixa o garfo da bicicleta (b). GIDÃO
Guidão muito largo, maior que a largura dos ombros do ciclista:
· Aumentam a área da superfície frontal do ciclista e leva à perda de vantagem aerodinâmica
· Pode provocar dores nos ombros e/ou pescoço em passeios mais longos ou corridas
· Contrariamente a crença comum, guidão muito largo não resulta em mais entrada de oxigênio
· Guidão largo muitas vezes leva à uma pilotagem mais nervosa que um guidão curto e consequentemente, à perda de conforto.
Quanto a altura do guidão: A correta posição aerodinâmica e a posição confortável do tronco nem sempre andam lado a lado. A disciplina em que o ciclista está engajado e a velocidade que ele desenvolve decidirá sua posição correspondente.
Quanto a altura do guidão: A correta posição aerodinâmica e a posição confortável do tronco nem sempre andam lado a lado. A disciplina em que o ciclista está engajado e a velocidade que ele desenvolve decidirá sua posição correspondente.
· Mountain Bike profissional em provas de resistência: Guidão reto (mais leve)
· Mountain Bike profissional em provas 4x ou Down Hill: Guidão curvo e mais resistente (mais pesado)
· Mountain Bike Cross Country: Guidão curvo e menos resistente (mais leve)
· Bicicletas de lazer: Guidão curvo mais ou menos alto, conforme o medelo da bicicleta
· Bicicletas de corrida (speed): Guidão curvo para baixo
Existem vários tipos de guidões, expecíficos para cada modalidade de esporte ou lazer:
Existem vários tipos de guidões, expecíficos para cada modalidade de esporte ou lazer:
RODA
Regras básicas: Qualquer que seja a rodagem da bicicleta, quanto mais leve a roda melhor.
Diminuir peso custa caro, mas até um determinado ponto vale a pena.
Quanto maior o diâmetro da roda:
Diminuir peso custa caro, mas até um determinado ponto vale a pena.
Quanto maior o diâmetro da roda:
· mais fácil passar por um obstáculo · absorve melhor os impactos · estrutura mais frágil
· mais lenta nas mudanças de direção · pesa mais · acelera com menos rapidez.
Quanto menor o diâmetro da roda: · mais dificuldade para passar obstáculos · absorve pior os impactos · estrutura mais forte · mais rápida nas mudanças de direção · acelera com mais rapidez
Medidas nominais mais comuns de rodas de bicicletas:
20 polegadas (20") utilizadas nas BMX, infantis, dobráveis etc
· mais lenta nas mudanças de direção · pesa mais · acelera com menos rapidez.
Quanto menor o diâmetro da roda: · mais dificuldade para passar obstáculos · absorve pior os impactos · estrutura mais forte · mais rápida nas mudanças de direção · acelera com mais rapidez
Medidas nominais mais comuns de rodas de bicicletas:
20 polegadas (20") utilizadas nas BMX, infantis, dobráveis etc
24 polegadas (24") utilizadas nas bicicletas para adolescentes
26 polegadas (26") utilidadas na maioria das Mountain Bikes e são as mais comuns no mercado de bicicletas brasileiras para adultos. A medida é tirada exatamente como na foto acima. Com um pneu 2.0 (altura do pneu) a medida 26" é exata.
29 polegadas (29") utilizadas atualmente em algumas Mountain bikes
700C utilizadas na maioria das bicicletas de corrida (speed), nas híbridas e estradeiras
26 polegadas (26") utilidadas na maioria das Mountain Bikes e são as mais comuns no mercado de bicicletas brasileiras para adultos. A medida é tirada exatamente como na foto acima. Com um pneu 2.0 (altura do pneu) a medida 26" é exata.
29 polegadas (29") utilizadas atualmente em algumas Mountain bikes
700C utilizadas na maioria das bicicletas de corrida (speed), nas híbridas e estradeiras
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