
Correntes lubrificadas com óleos próprios para correntes (tipo Finish Line, Pedro’s e semelhantes) são mais fáceis de limpar e, desde que não esteja suja de lama, basta passar um pano seco para tirar o excesso de sujeira e reaplicar o óleo para que fique limpa e lubrificada.

No caso de extrema sujeira a saída é lavar com um pincel molhado no desengraxante, seguido de uma boa enxaguada com água corrente. Espere secar e lubrifique.
Às vezes, dependendo da extensão do trajeto que o ciclista vai pedalar, é aconselhável uma parada e lubrificação, para isso tenha sempre a mão um vidrinho (de uns 10-20ml) com lubrificante de boa qualidade.
NA HORA CERTA
Para saber quando é hora de fazer a lubrificação, sente-se no selim e observe a corrente. Se a parte interior dos elos apresentar um brilho metálico forte (como de metal polido) é hora de lubrificar. Barulhos e rangidos na corrente ao pedalar também indicam que a corrente está seca.

Mesmo com todo o cuidado, será necessário trocar a corrente após um certo número de quilômetros de uso, que vai variar de acordo com a qualidade da corrente, a manutenção e o terreno percorrido. Ciclistas que pedalam a mountain bike a maior parte do tempo em trilhas, devem trocar a corrente a cada 800-1000km e para ciclistas de estrada ou de lazer, essa distância é de mais ou menos 2000-2200 km. Na dúvida, procure uma boa oficina e peça para o mecânico medir o desgaste com a ferramenta especial.
Vale a pena financeiramente trocar freqüentemente a corrente e poupar os outros componentes da transmissão, principalmente as coroas, que são os itens mais caros no conjunto.
VERIFICAÇÃO DE DESGASTE
Lave bem e verifique como está o estado geral da corrente. Anéis internos muito folgados, barulhos durante a pedalada, e folgas nos elos, indicam que a corrente está gasta;
Outra indicação que mostra ser necessário aposentar a corrente é quando, na coroa maior, ao se fazer força com as mãos, a corrente tende a saltar e expõe uma parte do dente da coroa.
APRENDA A TROCAR
Uma corrente nova tem em geral 118 elos, sendo necessário cortar alguns deles para instalar em uma bike. Proceda da seguinte forma:
Passe a corrente nova na coroa maior e na catraca maior (sem passar pelas roldanas do câmbio). No ponto onde as extremidades da corrente se encontram, acrescente mais dois elos completos (conte quatro rebites) e corte nesse ponto;
Passe a corrente pelas roldanas;

Atenção: Jamais deixe uma corrente menor que isso, pois ela pode danificar o câmbio.
DICAS DE LIMPEZA
Não se esqueça também de lavar as catracas e a coroa. Se você mora em apartamento e quer evitar sujeira, passe um pano embebido em diesel, seque com jornal ou pano e lubrifique;
Após fazer uma trilha ou pegar uma chuva na cidade ou estrada, não deixe de fazer a manutenção correta da corrente.
Após montada a corrente, aplique um bom lubrificante para corrente de bicicleta. Uma gotinha por elo é o suficiente.
Lubrifique também outras partes móveis do câmbio como pivots e toda articulação que tenha movimento. Se necessário use um pano ou toalha de papel para retirar o excesso de óleo da corrente e do câmbio.

Dicas de Daniel Aliperti, um dos fundadores da bike shop Pedal Power de São Paulo:
Procure instalar um elo mestre na corrente para poder desmontar e montar sempre no mesmo lugar para não ter que usar pinos especiais toda vez que fizer isto e evitar com que a mesma fique com uma série de pontos fracos espalhados e prontos para estourar;
Procure usar correntes de preço intermediário, pois a economia gerada ao comprá-la reverterá em dinheiro para uma troca mais breve e uma durabilidade maior dos componentes da transmissão.
A corrente é sempre muito mais barata que os outros componentes da transmissão. Andar com corrente velha deteriora a performance das trocas de marcha e estraga de maneira irreversível a coroa e o cassete.
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