terça-feira, 31 de julho de 2012

Pedal Peças Informa.


Diminua o atrito e corra mais


Pneu fino para asfaltoPneu fino para asfalto
Se você só tem uma MTB e gosta de um asfalto, afine os pneus para render mais.

A afirmação é óbvia, mas muita gente não quer ter dois jogos de rodas e opta por um pneu misto achando que conseguirá as duas coisas: estabilidade na terra e melhor desempenho no asfalto.
Resolvi fazer um teste pra sentir pra valer o quanto podemos ganhar de verdade em uma mountain bike com pneus finos. Troquei um misto de 2,10 da Kenda por outro da mesma marca, mas com 1,5 cm de largura. Queria ter usado o 1,25 que existe, mas lojas de interior são sempre complicadas.
Bom, o teste foi simples. Numa rota de cerca de 50 km que faço em torno de 3 horas com o misto (incluindo paradas e duas balsas), eu reduzi a viagem em meia hora. Se contarmos que as travessias e paradas tiveram o mesmo tempo de antes, dá pra afirmar que a redução de cerca de 25% no pneu também reduziu o tempo na mesma proporção.
Em termos de marchas usadas, deu pra perceber que estive sempre duas coroas mais pesadas do que anteriormente.
Com isso tudo dá pra se formar uma idéia de o quanto desperdiçamos energia e dinheiro arrastando borracha onde não precisa. Usar o conjunto certo para cada situação é o melhor. E se a situação for mista, terra e asfalto, o melhor é o semi-slick larguinho, mas se for só asfalto, afine o contato da bike com o solo para render mais.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Pneu fino samba na areia. É preciso estar alerta e mudar a forma de pilotar ao passar por cantinhos contaminados com aquele saibro que sai de um terreno baldio. Ao ver algo assim à frente, basta passar reto, não faça curvas em cima da areia que o tombo é certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário