quinta-feira, 26 de julho de 2012

TREINAMENTO DE FORÇA PARA CICLISTAS DE ESTRADA

TREINAMENTO DE FORÇA PARA CICLISTAS DE ESTRADA

O ciclista de estrada que pretende iniciar um programa de treinamento de força tem como um dos principais objetivos aumentar a velocidade de deslocamento durante a pedalada, que pode ser alcançada através da melhoria da mecânica do movimento e/ou da capacidade condicional. Por isso, para se desenvolver um bom trabalho, é importante, primeiramente, estruturá-lo pensando no fortalecimento e no equilíbrio muscular, o que significa dizer que não há lógica em se trabalhar somente os membros inferiores. Os grupamentos que dão suporte ao ato de pedalar, como os músculos do tronco e dos braços, que possuem maior solicitação durante as acelerações e ou nos trechos de subida, não devem ser negligenciados.
Somente após o preparador físico realizar uma análise das deficiências do atleta, dos objetivos e do tempo de trabalho para se atingir as metas (O GRANDE "PROBLEMA" DA PREPARAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA) é que ele terá subsídios para prescrever corretamente os exercícios, as séries, as repetições, o tipo de trabalho, o local, o número de sessões, a duração... Por isso existe uma grande discussão em relação à eficácia do treinamento de força no desempenho do atleta. Vejo muitas pessoas tratarem esta questão de maneira totalmente simplista, questionando apenas se é ou não importante realizar treinos de força, algo totalmente errado. Em algumas situações é comum abdicar dos treinos de força devido ao pouco tempo de preparação para uma competição, pois há de se considerar o tempo de adaptação e o conjunto Treino de força/Treinos na bicicleta. É indiscutível que a resistência aeróbia é base de todo o trabalho de um ciclista de estrada, pois não adianta um atleta forte e veloz, mas pouco resistente para suportar 5-6 horas pedalando.
Há muito tempo diversos pesquisadores têm demonstrado que é possível "ir além" quando o atleta agrega um bom trabalho de força em sua rotina de treino. Se você também quiser ser um adepto deste tipo de trabalho deve considerar os aspectos citados anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário