terça-feira, 16 de outubro de 2012

CICLISMO DE ESTRADA OU MOUTAIN BIKE: O QUE É MELHOR?


Algumas vezes me vi diante das seguintes perguntas: Ciclismo de estrada é melhor que o mountain bike? Mountain bike é melhor que o ciclismo de estrada? Ao responder que o melhor é pedalar algumas pessoas me consideraram "politicamente correto" ou "em cima do muro". A verdade é que eu não consigo enxergar essas duas vertentes do ciclismo como melhor ou pior. Acredito que as pessoas têm as suas preferências e isso as faz escolher entre uma ou outra modalidade, sendo as suas características, vivências, gostos e experiências alguns dos caminhos as direcionam para estas escolhas.
Pedalo desde criança e nesta fase da vida, pelo menos na minha, a alegria estava nas descobertas, no aprendizado, na diversão, independente do tipo de bicicleta ou local que eu estava. Com as devidas proporções acredito que a criança traz a essência do que é pedalar. O fato de eu ser um apaixonado pela modalidade e fazer dela parte do meu trabalho ainda reforçam a ideia de que o binômio melhor x pior é algo impraticável para quem pedala.
Imaginem se esta discussão fosse ampliada e incluída o BMX, o Dirt, o Downhill e outras vertentes do ciclismo? Cada pessoa com a sua preferência, mas é uma perda de tempo ficar disputando ou tentando descobrir o que é melhor ou pior. Além disso, eu não consigo imaginar qual o benefício de tal discussão.
Quanto mais defendermos a cultura da bicicleta, seja ela qual for, melhor será o alcance, o respeito, o entendimento das pessoas. O conceito é somar e não dividir, pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário